02 de fevereiro é o “Dia de Iemanjá”

Dia 02 de fevereiro é comemorado no Brasil o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar e mãe de todas as cabeças.

Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja “Iemanjá” ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” (“Mãe cujos filhos são peixes”), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.

Rosas e flores são as principais oferendas para Yemanjá

Rosas e flores são as principais oferendas para Yemanjá

No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.

Caracteristicas dos filhos, oferendas e curiosidades sobre Iemanjá

Sensualidade é uma das caracteristicas dos filhos de Iemanjá

Sensualidade é uma das caracteristicas dos filhos de Iemanjá

Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Seu dia à sábado.

Nas grandes “obrigações“, as oferendas são cabra branca, pata ou galinha branca.

Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.

Sua cor é a branca com azul. A saudação é Odoyá! Usa um adé com franjas de miçangas que esconde o rosto. Leva na mão o bébê – leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro.

0 tipo psicológico dos filhos de IEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).

As filhas de IEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU).

Oferendas de comidas para Iemanjá

Oferendas de comidas para Iemanjá, mas rosas, perfumes e espelhos são indispensáveis

A deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar. Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.

Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Barco de Yemanjá levando os pedidos dos filhos

Barco de Yemanjá levando os pedidos das filhas que querem engravidar

Embora se mostrem tranquilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência. Mais do que isso, não perdoam ofensas com facilidade. Intrometem-se tanto na vida dos familiares que chegam a sufocar. Mas a intenção é sempre das melhores.

IEMANJÁ, por presidir a formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em todos os rituais, especialmente o bori, por isso é considerada a mãe de todo as as cabeças independente do seu primeiro orixá.

02 de fevereiro é o "Dia de Yemanjá"

02 de fevereiro é o “Dia de Yemanjá”

Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, a maior festa do país em homenagem à “Rainha do Mar“. A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas preferidas pela orixá como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados e muitas rosas brancas.

Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional “Banho de pipoca” e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.

Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.

Para saber mais sobre Iemanjá visite nossa página dedicada a esta orixá.

Cquote1.svg Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta Cquote2.svg
Jorge Amado

Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões. A alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de “sincretismo” encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadimissíveis tais “manifestações pagãs” em suas propriedades. Embora tal invocação tenha caído em desuso, várias composições de autoria popular foram realizadas de forma a saudar a “Janaína do Mar” e como canções litúrgicas.

Yemanjá, rainha do mar

Yemanjá, rainha do mar e mãe de todas as cabeças

Participe das Comemorações do “Dia de Iemanjá”

Participe das homenagens a Iemanjá

Participe das homenagens a Iemanjá

Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na “Oferenda da Casa” no “Barco de Iemanjá”.

Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz anualmente a Iemanjá. Os e-mails devem ser enviados até dia 01 de fevereiro.

Mas se você desejar fazer sua própria oferenda a Iemanjá; oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças dessa orixá tão queridas por todos nós.

Neste dia realizamos também trabalhos especiais a Iemanjá! Neste caso você deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas próprias que não são gratuitas.

As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.

Os rituais e oferendas a Iemanjá começam às 21:oo h do dia 02 de Fevereiro.

Entre em contato para participar!

 

 

Fonte : Wikipédia

Últimos posts no blog

Quinta-feira é dia de saudar Oxóssi

Saudação a Pai Oxóssi

Quinta-feira é dia de saudar o “Senhor das Matas”, o grande caçador que sustenta com boas vibrações energéticas a nossa “tribo”. Receba o axé de Oxóssi, Okê! Saudação a Pai Oxóssi Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas, inundai os nossos organismos com a […]

LER

Promoção especial para trabalhos espirituais para o amor em Julho

Julho – Mês de férias e amor

O mês de julho é um período de férias para muitos e também de amor. Para quem tem um amor é tempo de renovar a paixão e quem não tem vai achar o seu par. Aproveite a energia do sétimo mês do ano para aquecer o coração de quem você ama e se você ainda não tem um amor, Julho […]

LER

promoção especial de amarração de amor em Julho

Julho vai aquecer os corações

O mês de Julho chega aquecendo os corações com promoção especial de amarração de amor, pois Julho, o 7º mês, está ligado a força dos Exús e Pombagiras.   O sétimo mês do ano tem a melhor vibração das entidades mensageiras Exús e Pombagiras, sendo este um excelente mês para realizar uma amarração de amor, visando aquecer os corações, aprofundar ou […]

LER

Dia 24 de Junho é o dia de São João sincretizado com Xangô

As cantigas de São João

No dia 24 de junho comemoramos o santo católico São João, sincretizado com Xangô na Umbanda. Hoje, vamos homenagea-lo com algumas cantigas tradicionais. Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não ! Acordai, acordai, acordai, João! O balão vai subindo Vai caindo a garoa O […]

LER

Dia 29 de junho é Dia de São Pedro

Oração de São Pedro

Dia 29 de junho é o “Dia de São Pedro”, faça sua oração pedindo graças a esse grande santo católico, sincretizado na Umbanda com o orixá Xangô. Oração de São Pedro Pela manhã, quando se levantar, antes de pôr o pé no chão e em jejum, faça esta oração para São Pedro, o apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo “Glorioso apóstolo […]

LER

Participe das comemorações para Xangô em Junho

Oração a Xangô

Entre os dias 24 e 29 de junho homenageamos Xangô, orixá da justiça ligado a a forças da natureza como os raios e trovões e convidamos a fazer uma oração. Oração a Xangô Kaô kabiesilé Xangô! Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos. E […]

LER

Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você

Simpatia de Xangô para vencer uma injustiça

No mês das as comemorações dos santos católicos “São João” e “São Pedro” indicamos uma Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você. Dia 24 e 29 de junho são os dias de homenagem a Xangô, sincretizado com os santos católicos “São João” e “São Pedro”, respectivamente. Nestes dias prestamos nossas homenagens ao orixá Xangô sendo o dia mais […]

LER

Homenageado em Junho, Xangô é o orixá da justiça

Culto a Xangô

O culto a Xangô está ligado a justiça, a virilidade e ao poder sobre os raios, trovões e o fogo. Comemorado em 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro. O culto de Xangô Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Saudação é a forma com que os Orixas são reverenciados) Cores: Vermelho e Branco ou Vermelho e Marrom ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho. As cores […]

LER

Ponto cantado para homenagem a Xangô em Junho no sie "Raízes Espirituais"

Xangô – Ponto cantado ao senhor da justiça

Xangô é o orixá comemorado em junho, e aquele que tem problemas na justiça ou foi injustiçado em qualquer causa pode agora clamar pela ajuda de Xangô. Comemorado em junho em nossa casa e convidamos você a participar gratuitamente de nossa festa a este querido orixá. Pontos cantados de Xangô Xangô mora na pedreira Onde canta o rouxinol Sua pedreira é tão […]

LER

Segunda-feira é dia de fazer seus pedidos a Pombagira

Pedido a Pombagira

Segunda-feira é dia de fazer seu pedido a Pombagira para resolver questões amorosas e financeiras. Peça com fé e sua Pombagira irá atender suas preces. Pedido a Pombagira Faço meu pedido a Pombagira (Fazer Pedido) pois Ela atende a tudo que peço! Ouve minha prece, Minha Rainha da Encruzilhada! Vem quebrar qualquer feitiço E afastar meus inimigos para longe de […]

LER

Dia 24 de junho homenageamos São João

Oração a São João

Dia 24 de junho é o “Dia de São João”, faça sua oração pedindo graças a esse grande santo católico, sincretizado na Umbanda com o orixá Xangô. Oração a São João São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor … fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual […]

LER

Orixá da virilidade, e das forças da natureza como trovão e raios.

Os filhos do orixá Xangô

Os filhos do orixá Xangô são dotados de grande capacidade de liderança, costumam ser muito justos possuindo grande senso estético e são ativos sexualmente. Os filhos do orixá Xangô Xangô exerce grande influência em seus filhos na terra, sendo assim, os filhos de Xangô não medirão, como ele próprio, esforços para alcançar seus objetivos, mesmo que isto signifique combater quem […]

LER

Xangô sincretizado no catolicismo com São João e São Pedro

Homenagem a Xangô em Junho

Xangô trás em si a marca da justiça, prudência, equilíbrio, equidade de outros sentimentos que devem imperar em nós, sendo homenageado nas festas juninas. Xangô se caracteriza principalmente por ser um orixá viril, atrevido, violento e justiceiro. senhor dos raios, trovões e do fogo, caracterizado como orixá implacável e castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores em geral. Homenagem a Xangô […]

LER

Escreva essa nova página em sua estória de amor

Trazer o amor de volta

Trazer o amor de volta é lutar por nosso amor e por nossa felicidade, nunca se entregue ao sofrimento nem desista de algo tão importante! Trazer o amor de volta é um empenho que às vezes parece ser impossível. No momento em que alguém sente esta necessidade é porque algo já aconteceu, seja um desentendimento, uma demanda por  inveja, uma briga elevada […]

LER

Orixá da guerra ligada ao culto dos mortos

Oração para Iansã proteger seus filhos

Nessa oração a Iansã, a “Rainha dos Raios e Tempestades”, pedimos a nossa grande mãe para nos proteger das demandas diárias que atravessam nossos caminhos. Oyá é a orixá relacionada pelo sincretismo católico com Santa Bárbara. O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, que pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” […]

LER