04 de dezembro é o "Dia de Iansã" sincretizada com "Santa Bárbara" (com oração)

Dia do "Acarajé de Iansã"

No dia 4 de dezembro homenageamos a orixá rainha dos raios e tempestades, senhora que controla os espíritos dos mortos e guerreira destemida Iansã. Epahei Oyá!

 

Iansã, ou Oyá, é um orixá sincretizada com Santa Bárbara, pela igreja católica.

Oyá, a deusa do Rio Niger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.

Na mitologia iorubá, Xangô casou-se com três de suas irmãs, deusas de rios: OyáOxum, deusa do rio Osun e Obá, deusa do rio Obá.

Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.

O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou a “mãe do entardecer“. Ao contrário do que muitos pensam Iansã não quer dizer “a mãe dos nove“. Xangô a  chamava de Iansã pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado e é por isso que o rosa é sua cor por excelência.

Oração a Santa Bárbara

Iansã é sincretizada com Santa Bárbara

Santa Bábara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abale a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e de rosto sereno todas as tempestades e as batalhas de minha vida, para que vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra, da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós!

Características dos filhos de Iansã

filho de Iansã é conhecidos por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar.

São fortemente influenciados pelo arquétipo da deusa aquelas figuras que repentinamente mudam todo o rumo da sua vida por um amor ou por um ideal. Talvez uma súbita conversão religiosa, fazendo com que a pessoa mude completamente de código de valores morais e até de eixo base de sua vida, pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida.

Homenagens especiais para Iansã

Saiba mais sobre as características deste orixá e sobre o culto a Iansã visitando nossa página dedicada a ela clicando aqui.

Trabalhos  especiais para Iansã podem ser agendados com antecedência sob consulta prévia com a mãe de santo. Participe das nossas comemorações na “Obrigação Anual para Iansã” realizada em 04 de dezembro! Aguardo seu contato!

Últimos posts no blog

Bom dia !

Setembro vai trazer a alegria das flores da primavera

Bom dia! Que Setembro 2015 traga a alegria das flores da primavera e; para combater o mal, procure progredir na direção do bem, do afeto e da harmonia.

LER

Setembro de 2015 tem a bênção de Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 com Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 chega com o axé dos orixás Ogum e Oxumaré sob a lua cheia, trazendo benefícios a todos no mês da entrada da primavera no hemisfério sul.

LER

Encontro do Brasil e África

Capoeira – o encontro do Brasil e Africa

Um dos tesouros da cultura africana que foi trazido para o Brasil na época da escravidão e que sobrevive a duras penas no mundo moderno é a capoeira.

LER

Trabalhos espirituais para ganhar dinheiro

7 de Setembro com Independência Financeira

Neste 07 de setembro, você que precisa ganhar dinheiro rápido ou conquistar sua a independência financeira deve trabalhar suas entidades Exús e Pombagiras .

LER

O mês de agosto termina na segunda-feira, dia de domínio de Obaluaê

Obaluaê fecha o mês de agosto

Obaluaê, o senhor das doenças fecha o mês de Agosto de 2015 dando passagem a Ogum e Oxumaré que abrem Setembro, o mês do início da primavera.

LER

Bom dia!

Gentileza

Bom dia! A gentileza conduz você inevitavelmente ao sucesso.

LER

Bom domingo!

Axé de Nanã

Bom domingo para você com o axé de Nanã!

LER

Bom final de semana!

Salve as orixás das águas

Protetoras do final de semana! Salve as orixás das águas! Ora Yê Yê Ô Oxum! Odoyá Iemanjá! Saluba Nanã!

LER

Oxum deixa sua bênção

Oxum e o último sábado de agosto 2015

No último sábado do mês de agosto de 2015 Oxum vem deixar sua bênção. Ora Yê Yê Ô Oxum! Um sábado cheio de boas realizações para você!

LER

Bom dia!

Obstáculos

Bom Dia! Os obstáculos iniciais podem trazer hesitação. Não convêm desistir, mas sim refletir sobre eles!

LER

Oração ao orixá Tempo

Oração a Irôko (Orixá Tempo)

Faça sua oração a Irôko (Orixá Tempo) na lua cheia e receba deste orixá proteção e axé.

LER

Ponto de concentração de energias de Iemanjá

Ponto de irradiação da energia de Iemanjá

Aqueles que são filhos de Iemanjá ou tem simpatia pela “Rainha do Mar” podem criar em sua casa um ponto de irradiação da energia dessa orixá. Saiba como.

LER

Prisão no Reino de Oyó

Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó

Nesse itan (lenda) vemos Xangô atirar Oxalá por engano na prisão, trazendo sérias consequências ao reino, quando descobre através do oráculo que era seu pai.

LER

Quiromancia na Umbanda

Leitura das mãos pela Pombagira Cigana – Quiromancia na Umbanda

A leitura das mãos feita por Pombagira Cigana é a arte refinada da “Quiromancia na Umbanda” e só terreiros tradicionais da “Linha do Oriente” desenvolvem.

LER

Oxóssi é homenageado as quintas-feiras

Oração de proteção a casa para Oxóssi

Nesta oração a Oxóssi pedimos pela proteção do grande caçador do plano espiritual para que a fome e as ofensas não atravessem nossos caminhos. Peça com fé!

LER