06 de janeiro é o “Dia dos Santos Reis” (com oração)

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do oriente.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar.

Os Santos Reis trazem ouro, incenso e mirra ao menino Jesus

A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.

A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

Fim dos festejos do Natal

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

A Folia de Reis em 06 de janeiro

No dia 06 de janeiro desmonta-se a árvore de natal e o presépio

A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, “Dia de Reis”, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Oração aos Reis Magos

Oração para alcançar graças dos Reis Magos

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!

Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.

Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.

E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.

Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.

Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.

Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.

Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.  (Em silêncio fazer o pedido).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias,  colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.

Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

Últimos posts no blog

Quem é o Orixá Oxumaré

Quem é o Orixá Oxumaré?

Quem é o Orixá Oxumaré? Oxumaré a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o príncipio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.

LER

Oração Oxum e Iemanjá

Oração Oxum e Iemanjá

Oração Oxum e Iemanjá Aproveite seu sábado para rezar para as mães d’água, faça uma oração a Oxum e Iemanjá pedindo que abençoe seu dia e seu final de semana.  

LER

Defumação sexta feira

Defumação na sexta

Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc. Que tal aproveitar a sexta-feira para fazer uma oração para Oxalá e defumar a sua casa?   Fique em dia com os orixás, descubra o que pode ser […]

LER

O culto a Omulú

O culto a Omulú

Omulú-Obaluaiê é o orixá da faixa vibratória de cura, sendo responsável tanto pelas doenças como por sua cura, o que o torna um dos orixás mais temidos.

LER

Itan do amor de Omulú por Ewá

Itan do amor de Omulú por Ewá

Itan do amor de Omulú por Ewá – Os Itans recolhidos sobre Ewá são contraditórios ao narrarem ora que Ewá é uma divindade solitária, ora esposa ou enamorada de um orixá.

LER

Itan- entrega do poder sobre os mortos

Lenda – Entrega do poder de Omulú a Iansã

Lenda – Entrega do poder de Omulú a Iansã. Nesta lenda, vemos o orixá Omulú-Obaluaiê entregar a Iansã o poder de domínio sobre os mortos, poder este dividido apenas entre os dois mais corajosos orixás.

LER

Homenagem a Omulú

Homenagem a Omulú

O primeiro homenageado do mês de Agosto é Omulú-Obaluaiê, senhor supremo das doenças, orixá que tanto pode trazer as doenças como elimina-las. Homenageado em 16 de agosto, dia de São Roque, ligado a Omulú-Obaluaiê pelo sincretismo católico.   O Olubajé é a festa anual em homenagem a Omulú-Obaluaiê, onde as comidas são servidas na folha de mamona. Olubajé é ritual especifico para este orixá e […]

LER

Homenagem a Omulú

Homenagem a Omulú, participe!

Participe de nossas homenagens ao orixá capaz de curar as doenças. Em agosto e dezembro homenageamos Omulú-Obaluaiê e você pode participar gratuitamente!

LER

Banho de defesa espiritual

Banho de defesa no sábado

Que tal aproveitar o seu sábado para tomar um banho de defesa espiritual?

LER

Agosto de 2016 no site "Raízes Espirituais"

Obaluaiê e Oxumaré dão as bênçãos em Agosto de 2016

Em Agosto de 2016 os orixás Obaluaiê e Oxumaré são os homenageados e trazem muitas bênçãos aos fiéis da Umbanda. Participe de nossas homenagens! O primeiro homenageado do mês de Agosto é Omulú-Obaluaiê, senhor supremo das doenças, orixá que tanto pode trazer as doenças como elimina-las. Homenageado em 16 de agosto, dia de São Roque, ligado a Omulú-Obaluaiê pelo sincretismo […]

LER

Dia 26 de agosto de 2016

Sorteio da Estátua de Oxumaré

Dia 26 de Agosto de 2016 temos o Sorteio da Estátua de Oxumaré em nosso site, aberto a qualquer pessoa que desejar receber esse presente da Umbanda.

LER

Dia 17 de Agosto de 2016

Sorteio de estátua de Omulú-Obaluaiê

Dia 17 de Agosto de 2016 temos o Sorteio da Estátua de Omulú-Obaluaiê em nosso site, aberto a qualquer pessoa que desejar receber esse presente da Umbanda. 

LER

Saluba Nanã Buruquê!

Saluba Nanã Buruquê

Saluba Nanã Buruquê! Saluba! Assim saudamos esta orixá que vem de épocas tão distantes, que torna difícil identificar suas origens.Nanã é uma expressão que significa “Mãe” e expressa respeito por qualquer pessoa idosa, em vários dialetos africanos.

LER

Boa noite

Oxalá mensageiro

Ogum é guerreiro, Oxalá mensageiro, Oxóssi caçador, Xangô justiceiro, Oxum tem riqueza, Iemanjá pureza, Iansã ventania Nanã, a linda senhora, é pura sabedoria. Por isso amigo, tenho fé para todos os meus dias. Para dias de guerra ou dias de paz, para dias de caça e de justiça. Para dias de mar, dias de ouro, dias de tempestade e ou […]

LER

Exús na Umbanda

Exús na Umbanda

Exús na Umbanda são entidades que buscam a evolução espiritual. As pombagiras são exús femininos, que quando encarnados eram mulheres e, da mesma forma, buscam a evolução espiritual para ascender no plano espiritual.

LER