06 de janeiro é o “Dia dos Santos Reis” (com oração)

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do oriente.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar.

Os Santos Reis trazem ouro, incenso e mirra ao menino Jesus

A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.

A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

Fim dos festejos do Natal

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

A Folia de Reis em 06 de janeiro

No dia 06 de janeiro desmonta-se a árvore de natal e o presépio

A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, “Dia de Reis”, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Oração aos Reis Magos

Oração para alcançar graças dos Reis Magos

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!

Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.

Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.

E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.

Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.

Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.

Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.

Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.  (Em silêncio fazer o pedido).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias,  colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.

Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

Últimos posts no blog

Previsões para 2017

Previsões para 2017 no Jogo de Búzios e Cartas do Tarô

As previsões para 2017 do Jogo de Búzios e Cartas do Tarô de Mãe Makena trazem dicas a você que deseja um ano novo repleto de realizações, confira!

LER

Filhos Logunedé

Características filhos de Logunedé

Filhos de Logunedé – Logunedé é o orixá da pesca e caça, dons herdados de seus pais Oxum e Oxóssi.

LER

Dezembro 2016 no site "Raízes Espirituais"

Dezembro 2016 no site “Raízes Espirituais”

Dezembro 2016 haverão diversas comemorações e sorteio no site “Raízes Espirituais”, participe gratuitamente e tenha um 2017 abençoado pelos orixás! O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe! No dia 07  realizamos nossa homenagem mensal as Pombagira e Exús, como fazemos todos os meses. […]

LER

Culto Obá

Culto Obá

O Culto Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas.

LER

Dicas para sua simpatia

Dicas para sua simpatia

Muitas pessoas nos enviam mensagens perguntando porque a simpatia que fizeram não dá certo. As respostas, na maioria das vezes, são muito simples: a falta de fé, erro na realização dos trabalhos, confusão nos ingredientes utilizados, realização em dias não apropriados, etc.

LER

Inveja no trabalho

Como lidar com a inveja no trabalho

A inveja um dos 7 pecados capitais é um dos piores sentimentos negativos que podem acometer qualquer pessoa no trabalho que esteja sem proteção espiritual.

LER

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem – Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte.

LER

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá – Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana). O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

LER

Dicas para proteger sua casa

Dicas para proteger sua casa

A seguir trazemos algumas dicas para proteger sua casa contra macumba, feitiços lançados contra você, inveja, olho gordo e até mesmo contra entrada de inimigos. Saiba como!

LER

Obrigação anual Oxum

Obrigação Anual para mãe Oxum

No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição” faço a minha mais importante Obrigação Anual para mãe Oxum, meu orixá de cabeça. Participe!

LER

Fase da lua

Simpatia para cada fase da lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Obrigação para Iansã

Obrigação Iansã

O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe!

LER

Prece Iemanjá

Bela prece Iemanjá

Hoje sábado é dia das Rainhas das Águas Mamãe Oxum e Iemanjá.   Bela prece para ser feita a Rainha do mar, Iemanjá.  

LER

Culto a Oxalá

O culto a Oxalá

O culto a Oxalá ocorre às sextas-feiras quando os praticantes e simpatizantes da Umbanda vestem-se de branco em homenagem ao orixá da paz e da tranquilidade.

LER

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi – Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

LER