06 de janeiro é o “Dia dos Santos Reis” (com oração)

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do oriente.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar.

Os Santos Reis trazem ouro, incenso e mirra ao menino Jesus

A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.

A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

Fim dos festejos do Natal

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

A Folia de Reis em 06 de janeiro

No dia 06 de janeiro desmonta-se a árvore de natal e o presépio

A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, “Dia de Reis”, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Oração aos Reis Magos

Oração para alcançar graças dos Reis Magos

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!

Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.

Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.

E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.

Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.

Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.

Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.

Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.  (Em silêncio fazer o pedido).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias,  colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.

Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

Últimos posts no blog

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi – Dia 20 de janeiro comemoramos o “Dia de São Sebastião” sincretizado pela igreja católica com o orixá Oxóssi.

LER

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira, Exú, Omulú e Irôko.

LER

Sete  Lágrimas

Sete lágrimas de um Preto Velho

Sete lágrimas de um Preto Velho – Belo poema atribuído aos Pretos Velhos em sua imensa sabedoria que faz uma crítica àqueles que desprezam a umbanda ou a tratam com vaidade e desdém.

LER

Oferendas no primeiro dia 7 do ano

Oferenda no primeiro dia 7 do ano

Para agradar sua Pombagira ou Exú faça uma oferenda no primeiro dia 7 do ano e receba proteção contra feitiços e abertura para prosperidade em sua vida.

LER

Boa noite

Orixá não muda

Orixá não muda a essência de ninguém. Água nunca será terra, assim como fogo nunca será ar. Orixá te oferece ferramentas para crescer, portanto você é o único responsável pela sua evolução! Boa noite.

LER

Oração Santos Reis

Oração aos Santos Reis

No dia 06 de janeiro é celebrado o dos dos Santos Reis, data onde termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

LER

fase da Lua

As simpatias para cada fase da Lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Janeiro de 2017

Janeiro de 2017

Janeiro abre o ano de 2017 com homenagens e eventos abertos para participação gratuita de todas as pessoas que desejarem prestar suas reverências e fazer seus pedidos. Aproveite!

LER

Terça feira 2017

Primeira terça de 2017

Primeira terça feira de 2017! que tal relembrarmos quais são os orixás regentes do dia, e o culto de cada um?

LER

Ano novo com defumação

Ano Novo com defumação

Ano novo com defumação – Para a entrada do ano novo deixe sua residência com boas energias de prosperidade, harmonia e amor realizando esta defumação espiritual no último dia do ano.

LER

Proteção Espiritual

Proteção espiritual para você e sua casa

Proteção espiritual – O final do ano está aí sendo necessário proteger você e sua casa com energias espirituais positivas para a chegada de um ano novo cheio de alegrias.

LER

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

Roupas brancas na virada

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

LER

Proteção da casa

Proteção da casa nas festas de final de ano

Proteção da casa – Sua casa também deve estar protegida e carregada de boas energias para que você tenha um ano novo cheio de felicidade, prosperidade e amor. Uma boa defumação é o princípio de tudo.

LER

Prosperidade no Ano Novo

Prosperidade no Ano

A prosperidade no Ano Novo é dada pela “Rainha do Mar” que recebe as oferendas no “Barco de Iemanjá”, entregues na passagem do ano, sob as regras da Umbanda.

LER

Dia do Pai Oxalá

Dia do Pai Oxalá

Natal é dia de Oxalá! O sincretismo com Jesus Cristo deu ao primeiro orixá, e pai de todos os outros, a data comemorativa.

LER