13 de dezembro é “Dia de Ewá”, sincretizada com “Santa Luzia” (com oração)

No dia 13 de dezembro comemoramos o “Dia de Ewá” sincretizada pela igreja católica com “Santa Luzia” que domina a vidência assim como esta orixá.

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios  pelo odú obeogundá, rege as neblinas e nevoeiros na natureza.

Oração a Ewá

“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris.

Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade.

Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa princesa!

Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto!

Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã!

Que assim seja!”

Características das filhas de Ewá

Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhas de santo mulheres.

Não é raro encontrar uma filha de Ewá, mas, diversas casas de santo, por medo; as iniciam para Oxum ou Iansã. Elas são valentes e guerreiras, muito belas e conquistadoras. Sabem o que querem e vão até o fim. São prestativas e se preservam quanto a moral e educação, ou expor seus sentimentos.

Saiba mais características da personalidade das filhas de Ewá aqui.

Um Jogo de Búzios bem esclarecido pode ajudar a identificar as filhas de Ewá esclarecendo sua real natureza e a importância do aprendizado, da paciência e do autocontrole.

Lenda de Ewá

De certa feita estando Ewá à beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direção. Era Ifá que vinha esbaforido fugindo de Ikú (a morte).

Pedindo seu auxílio, Ewá despejou toda roupa no chão, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifá e sentou-se. Daí a pouco chega a morte perguntando se não viu passar por ali um homem e dava a descrição. Ewá respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalço. Ao desaparecer, Ifá saiu debaixo do igba e levou Ewá para casa, a fim de torná-la sua mulher.

Saiba mais sobre Ewá em nossa página dedicada a esta orixá.

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com Santa Luzia.

Oração a Santa Luzia

Padroeira dos oftalmologistas e daqueles que tem problemas de visão

“Santa Luzia, consagrada a Deus com o voto de castidade, enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, fostes martirizada.

Alcançai-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos . Protegei-me contra todo omal dos olhos (peça com fervor sobre seus problemas nos olhos).

Fazei que eu use da minha vista somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo.

Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me  aforça para superar qualquer contrariedade, principalmente a que estou passando agora (diga  a Santa Luzia todos os seus problemas).

Mantenha viva a minha fé em Jesus Cristo, nosso único senhor, Ele que vive  e reina com o Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos e séculos… Amém!”