13 de Maio é "Dia de Preto Velho"

Dia 13 de Maio quando relembramos a histórica “Abolição da Escravatura” no Brasil, é comemorado na umbanda o “Dia do Preto Velho”.

Os Pretos Velhos representam o espírito de superação e transcendência de toda a tortura e sofrimento vividos por escravos no passado; quando homens negros eram tratados como objetos de comércio e lucro dos grandes senhores.

Dia 13 de maio é dia de Preto Velho

Dia 13 de maio é dia de Preto Velho

Os Pretos Velhos após sucessivas reencarnações transformam-se em espíritos de luz guias mediúnicos muito eficazes para trabalhar em diversos setores.

Pretos Velhos são espíritos guias de elevada sabedoria, feiticeiros poderosos que dominam a “arte” do uso das ervas para trabalhar medicamentos espirituais e feitiços em diversas áreas.

Espíritos misericordiosos, não costumam deixar de atender aos pedidos de seus filhos, por isso não deixe de entregar suas oferendas com seus pedidos neste dia.

Oferendas para Preto Velho no terreiro

Especialmente conveniente para aqueles que não podem fazer oferendas,  acender velas, ou fazer qualquer tipo de  trabalho espiritual em casa, oferecemos para entregar suas oferendas para os Pretos Velhos neste ou em qualquer outro dia. Se interessar favor entrar em contato através do e-mail <makena@raizesespirituais.com.br>

Faça você mesmo sua oferenda para Preto Velho

  1. 1 copo de café preto forte sem açucar
  2. 1 copo de cachaça com melado de cana-de-açucar, ou vinho moscatel doce
  3. 1 broa de milho (fatiada) com bastante erva doce que você deve preparar e cobrir com côco ralado
  4. 3 margaridas brancas
  5. 3 cigarros de palha
  6. 3 velas bicolores pequenas (preta e branca)
  7. 7 galhos pequenos de alecrim fresco para colocar entre as fatias da broa de fubá.

Coloque a broa sobre um prato (papelão preferencialmente), e distribua os outros ingredientes de forma harmoniosa em um jardim, mata ou praça. O café  e a cachaça podem ser despejados ao redor da oferenda e não esqueça de recolher os copos. Faça uma prece para que os pretos velhos ajudem com seus pedidos. Acenda as velas ao redor, com cuidado para não provocar incêndios e siga sem olhar para trás.

Últimos posts no blog

Salve Senhora dos Navegantes! Salve Iemanjá!

Salve Nossa Senhora dos Navegantes – Salve Iemanjá

Dia 02 de fevereiro é dia de Iemanjá, sincretizada em Nossa Senhora dos Navegantes, protetoras dos pescadores, navegantes, e de todos aqueles que fazem do mar parte de sua vida.

LER

Caboclos: As linhas de caboclo de Oxóssi

Caboclos – As linhas de caboclo de Oxóssi

Caboclos: as linhas de caboclo de Oxóssi, deus da caça das matas são Urubatã, Araribóia, 7 Encruzilhadas, Peles-vermelhas, Tamoios, Guaranis e Jurema, sendo esta última a sua linha feminina.

LER

Okê Arô! Okê Arô! Okê Arô!

Okê Arô Okê Arô Okê Arô

Okê arô! Okê arô! Okê arô! Esta é a saudação a Oxóssi, ou Odé, orixá caçador que manifesta-se pela fauna e flora do planeta.  

LER

Dia de Oxóssi e São Sebastião em 20 de janeiro

Receba o axé de Oxóssi no Dia de São Sebastião

Receba o axé de Oxóssi no “Dia de São Sebastião” que trará a sua vida prosperidade e astúcia para vencer adversidades, além de crescimento espiritual.

LER

Oxóssi, a caça e a arte

Oxóssi – a caça e a arte

Oxóssi é guardião do sustento e das artes. Arqueiro de uma flexa só, certeira, está presente em todas as refeições e em todas as manifestações das artes.

LER

Trazemos hoje alguns dos nomes de Exús e Pombagiras mais comuns usados na Umbanda.

Nomes de Exús e Pombagiras

Trazemos hoje alguns dos nomes de Exús e Pombagiras mais comuns usados na Umbanda.

LER

A Estrela, A Cegonha e O Cachorro no Baralho Cigano - cada uma delas, combinada com um naipe, tem o seu significado único e preciso.

Estrela – Cegonha – Cachorro e o Baralho Cigano

A Estrela, A Cegonha e O Cachorro são as cartas 16, 17 e 18 do Baralho Cigano. Cada uma delas, combinada com um naipe, tem o seu significado único e preciso. A Estrela A décima sexta carta do baralho cigano traz consigo boa sorte, êxito, sucesso! Ela diz que é chegada a hora de confiarmos em nosso brilho pessoal. Esta […]

LER

Dia 20 de Janeiro homenageamos Oxóssi e São Sebastião

Dia de São Sebastião na Umbanda

“Dia de São Sebastião” em 20 de janeiro é também “Dia de Oxóssi” e “Dia da Consciência Indígena” sendo “Dia da Linha dos Caboclos na Umbanda”. Participe!

LER

O Caminho, O Rato e O Coração no Baralho Cigano - cada uma delas, combinada com um naipe, tem o seu significado único e preciso.

Caminho – Rato – Coração e o Baralho Cigano

O Caminho, O Rato e O Coração são as cartas 22, 23 e 24 do Baralho Cigano. Cada uma delas, combinada com um naipe, tem o seu significado único e preciso. O Caminho A vigésima segunda carta do baralho Cigano simboliza o Livre Arbítrio que coloca em nossas mãos a decisão e a responsabilidade por nossas escolhas. Esta responsabilidade é […]

LER

Oferenda a Exús e Pombagiras no primeiro dia 7 do ano

Oferenda no primeiro dia 7 do ano

Para agradar sua Pombagira ou Exú faça uma oferenda no primeiro dia 7 do ano e receba proteção contra feitiços e abertura para prosperidade em sua vida.

LER

Homenagem no primeiro dia 7 do ano a Exús e Pombagiras

Primeiro dia 7 do ano com Pombagiras e Exús

No primeiro dia 7 do ano, Pombagiras e Exús são as entidades homenageadas sendo as  mensageiras entre o mundo espiritual (Orum) e o terreno (Ayiê) .

LER

Oração Santos Reis

Oração aos Santos Reis – 06 janeiro

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. A visita dos Santos Reis A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram a uma gruta de Belém guiados pela estrela-guia e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Alí, […]

LER

Janeiro de 2016 na Umbanda

Janeiro 2016 na Umbanda

Janeiro abre o ano de 2016 com homenagens e eventos abertos para participação gratuita de todas as pessoas que desejarem prestar suas reverências e fazer seus pedidos. Aproveite! Dia 06 de janeiro Dia de Santos Reis – O dia de desmontar a árvore de natal para os católicos é o Dia dos Santos Reis, data que marca a veneração dos magos ao […]

LER

Poema Falado - Flor à Iemanjá

Poema Falado – Flor à Iemanjá

Poema Falado – Flor à Iemanjá   Já sabe qual é o seu orixá de cabeça? Para descobrir seus orixás regentes e suas entidades de proteção faça hoje mesmo uma consulta com Mãe Makena e aprenda a cultuar seusorixás e trazer mais prosperidade, felicidade, saúde e amor a sua vida. Saiba mais sobre Iemanjá Página do site “Raízes Espirituais” dedicada […]

LER

Iemanjá

Ofertar, Salve Iemanjá

Ofertar, Salve Iemanjá Primeiro sábado do ano! Dia de Ofertar a Iemanjá, pedir pelo ano que se inicia e agradecer pelo ano que se passou! Lindo vídeo da prefeitura de Salvador mostrando os devotos da Rainha do Mar. Odô iá!   Já sabe qual é o seu orixá de cabeça? Para descobrir seus orixás regentes e suas entidades de proteção […]

LER