Exús na Umbanda

Exús na Umbanda são entidades que buscam a evolução espiritual. As pombagiras são exús femininos, que quando encarnados eram mulheres e, da mesma forma, buscam a evolução espiritual para ascender no plano espiritual.

Exús na Umbanda
Exús na Umbanda são entidades que buscam a evolução espiritual. As pombagiras são exús femininos, que quando encarnados eram mulheres e, da mesma forma, buscam a evolução espiritual para ascender no plano espiritual.

O caminho dos Exús e Pombagiras

A busca de todo exú, e pombagira, pela evolução é feita através da bondade, da ajuda aos seres humanos que os procuram; cada pedido atendido, cada ação pelo bem, lhes é favorável em sua evolução enquanto espírito de luz.

Homenageados na umbanda todo dia 7, são os agentes do equilíbrio das energias e guardiões dos trabalhos de magia, pela qual operam com as forças espirituais. São eles que fazem o elo entre nosso plano terrestre e o espiritual, levando aos orixás nossas mensagens, nossas, preces, orações, pedidos e agradecimentos.

Quem são os Exús e Pombagiras

Pode se dizer que são entidades mensageiras, pois são os responsáveis pela comunicação com o divino; levam nossas mensagens e também trazem, através de oráculos, as mensagens divinas proferidas pelos orixás.

O Jogo de Búzios é um destes oráculos, que permitem, através da interpretação da caída das conchas, receber as mensagens que os orixás nos enviam.

É também através do jogo de búzios que podemos saber quem são o nosso exú e nossa pombagira pessoais, que nos acompanham e nos protegem, e saber também como agradá-los, como cuidar deles para mantê-los próximos e felizes em sua evolução espiritual, nos ajudando em nossa busca pela nossa felicidade.

Ao realizar a consulta para identificar seu exú e pombagira, você saberá também quem são seus orixás e como cuidar de todos eles.

Funções dos Exús e Pombagiras

Empenhados em sua evolução espiritual, estas entidades tem funções para o bem, guardar, proteger, guiar, promover a comunicação e ajudar sempre os seres humanos, de quem são muito próximos por compreendê-los bem.

O plano espiritual também é morada de incontáveis espíritos que se perseveram no mal, e uma das funções dos exús e pombagiras é não permitir que consigam influenciar espíritos e pessoas vivas, cuidar para que o mal não se alastre a partir deles e crie frentes de maldade espiritual e material.

Esse combate é árduo e permanente. Os exús chefes de falange podem ser equiparados a verdadeiros generais que promovem vigília e combate, além do comando de inúmeras falanges, mas mesmo os chefes obedecem à hierarquia dos comandos do plano espiritual e são reconhecidos como como exús da estrada, da encruzilhada, do cemitério, da beira do mar e das cidades.

Homenagem do dia 7

Todo mês, no dia 7, fazemos uma oferenda aos Exús e Pombagiras como parte das obrigações de santo.

Para participar GRATUITAMENTE da “Obrigação Mensal de Exús e Pombagiras”, você pode juntar-se à nossa grande corrente tornando os trabalhos ainda mais poderosos.

Quem desejar participar deve enviar em um único e-mail o nome completo, data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. O envio deve ser feito através do formulário abaixo, contendo no campo assunto “participação em oferenda”.

Se você desejar fazer sua própria oferenda aos Exús e Pombagiras; oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças dessas entidades tão queridas por todos nós e o contto deve ser feito pelo mesmo formulário, contendo no campo assunto “trabalho espiritual”.

Saiba mais sobre Exús e Pombagiras

Julho – Sétimo mês do ano com Pombagiras e Exús – O mês de Julho, o sétimo mês do ano, tem grande influência de entidades que comandam as ligações amorosas e as relações profissionais, os Exús e Pombagiras.

Nomes de Pombagiras e Exús – Trazemos hoje alguns dos nomes de Exús e Pombagiras mais comuns usados na Umbanda.

Pombagiras e Exús – Todo dia 7 – Pombagiras e Exús são homenageados em nossa cada todo dia 7 de cada mês, para que protejam a casa, nossa família, nosso trabalho e nossos amores. Participe!