3 dicas para cuidar dos orixás (anjos da guarda) e entidades que nos acompanham

Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida,  no amor, no trabalho, mais saúde, etc.

Normalmente,  a maioria das pessoas só lembra das entidades e orixás quando estão precisando de algo ou quando alguma catástrofe acontece na vida, mas é muito bom planejar rituais regulares para nos auxiliar a crescer espiritualmente e nos cercar do axé (energia divina) dos nossos orixás.

Orixás e as caracteristicas da personalidade de cada filho

Através do Jogo de Búzios descobrimos os orixás que nos acompanham

Mesmo aqueles que não são iniciados na umbanda ou candomblé, podem e devem cuidar de seu lado espiritual com métodos simples para atrair as boas energias e bençãos dos orixás e entidades de luz em geral.

Mesmo que você ainda não saiba qual é o seu orixá, (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios) ainda assim, pode perfeitamente fazer pequenos rituais para limpeza e abertura de caminhos  na vida em geral.

3 dicas importantes para cuidar de seus orixá

  1. Rituais de limpeza espiritual aliviam o estresse causado pela exposição as energias negativas a que todos estamos sujeitos no dia a dia. Afastar essas energias e espíritos negativos nos aproxima de nosso orixá trazendo mais estabilidade emocional.
  2. Rituais de energização espiritual são rituais que podemos fazer para reforçar o poder de nossos protetores (orixás e entidades) sobre nós. Faz com que crie um escudo de proteção espiritual contra forças negativas lançada contra nós e propicia crescimento em todos os setores da vida.
  3. Oferendas as entidades e orixás devem ser feitas regularmente para atrair as bençãos de nossas entidades e orixás e fazer trabalhos e pedidos específicos.

 

1 – Rituais de limpeza espiritual

Arruda é poderoso elemento para combater o mau olhado, olho gordo e a inveja

  • Banho de descarrego: a proximidade de nosso orixá de nosso campo espiritual é uma construção que fazemos através de rituais regulares ao longo de nossa vida. Tomar banhos de descarrego regularmente pode ajudar a limpar o campo espiritual de influências negativas e trazer ótimas energias para seu dia a dia. Na dúvida do seu orixá consulte o Jogo de Búzios e utilize as ervas de Oxalá , que é pai de todos nós e suas ervas são aceitas por qualquer outro orixá.
  • Ebós e sacudimentos: Estes trabalhos mais elaborados devem ser feitos somente por pais e mães-de-santo pois dependem de conhecimentos que estão acima da capacidade de pessoas leigas para realizá-los.
  • Defumações: defumar regularmente o lugar onde você mora ou trabalha limpa as larvas espirituais que podem atrapalhar sua vida. Quando fazemos defumações regulares, os espíritos do bem ficam muito mais próximos de nós, para nos auxiliar nos momentos de necessidade e aflição.

 

Principais ervas dos orixás:

  • Ogum – folhas de mangueira
  • Oxossi – Folhas de cajueiro
  • Omulu – Gameleira preta, ou pau-da-Angola
  • Xangô – Manjericão Roxo ou  para-raio
  • Iansã –    Manjerona, ou  timbaúba
  • Oxum –    Alfavaca
  • Nanã -    Alfavaca
  • Iemanjá – Alfavaca ou a folha do algodoeiro
  • Oxalá – Manjericão branco (folha miúda) ou gameleira branca

Artigos sobre banhos de limpezabanho de descarrego e ervas sagradas dos orixás

  1. Banhos de atração e amor para o dia das bruxas – pode ajudar você a trazer aqueleamor de volta ou seduzir aquela pessoa que nem sabe que você existe. Infalível! ;)
  2. 7 ervas sagradas e seus orixás – cada orixá tem as folhas sagradas que lhe correspondem. As ervas sagradasdesempenham funções de propiciadoras e purificadoras dos elementos sagrados. Une o orixá ao seu filho. Não existe orixá sem asfolhas sagradas.
  3. Alecrim de Oxalá Alecrim é uma planta muito utilizada em diversos rituais mágicosem diferentes religiões.
  4. Banho de descarrego, banho de limpeza e banho de rosas para crianças – criança assim como um pára-raio, pode ser afetada por larvas astraismau olhado; ou mesmo porfeitiços ou magia enviados a sua casa ou trabalho.

2 – Rituais de Energização Espiritual

Guias de proteção que criam um escudo espiritual protetor para quem usa

Guias ou fio de conta servem como escudo de proteção espiritual para aqueles que estão usando

  • Acender velas: é o ritual mais importante e o mais simples a ser incorporado a sua rotina de oferendas espirituais.  Se você não sabe seu orixá,  a vela branca serve a todos e não há desculpa para não eleger um dia da semana como a sexta-feira, dia do orixá maior Oxalá,  para dedicar uma vela ao seu orixá protetor, para que nunca falte luz e clareza em sua vida pessoal e espiritual.
  • Defumar regularmente sua casa: defumar não serve só para a limpeza energética da casa, mas também para atrair as energias contidas em determinado elemento que está sendo queimado e revertê-las para o ambiente carente daquelas energias. Quando você queima açúcar em brasa por exemplo; está chamando energias de prosperidade e dinheiro, de boa absorção astral, que atrai espíritos puros para ajudar você a sair das dificuldades. Por isso, as defumações regulares com  açúcar cristal trazem boa sorte e fortuna a casa.
  • Banhos energizantes com as ervas do seu orixá: tomar banhos com as ervas de seus orixás pode ajudar a criar um escudo espiritual mais forte contra inveja, olho gordo e feitiços enviados contra você. Auxilia também na proximidade das entidades para os médiuns em desenvolvimento, etc.
  • Amuletos, talismãs e patuás para proteção dos orixás: atraem o axé do seu orixá que estará sempre com você e dão grande proteção espiritual se forem seguidos os rituais corretos para abençoar o patuá, amuleto, ou talismã e periodicamente realizar certas cerimônias para revalidar o seu poder.
  • Guais de santo, fios de conta: o uso de guias de santo, chamados de diversos nomes como fio de conta, etc, auxiliam na proteção espiritual através de determinada entidade, relacionada as cores utilizadas na confecção do fio. Devem ser abençoadas por um pai ou mãe-de-santo.

3 – Oferendas aos orixás e entidades

Exú e Pombagira são entidades protetoras na umbanda

Exú e Pombagira são entidades protetoras na umbanda

  • Oferendas aos Exús e Pombagiras: não se faz nada sem Exú, é um ditado sabido por todos aqueles que participam da umbanda e candomblé. Nestes mensageiros depositamos nossa fé para que a comunicação de nossas preces sejam entendidas e aceitas pelos orixás, pois Exú é quem leva nossas preces para que os orixás nos concedam as graças que estamos pedindo com aquelas oferendas. Servem champanhe, cachaça, cigarros e charutos, velas, rosas  e flores em geral.
  • Oferendas aos Pretos-Velhos: muitas correntes de umbanda fazem oferendas regulares a Pretos e Pretas-Velhas, especialmente quando os médiuns incorporam este tipo de entidade. Servem fumo de rolo, cachimbos, café, vinho doce, etc.
  • Oferendas aos caboclos: certas correntes umbandistas também trabalham regularmente com a linha de caboclos falangeiros de Oxóssi, que podem incluir também boiadeiros, índios, marinheiros, etc. Caboclos aceitam as mais diversas oferendas de acordo com a linha trabalhada como: cigarros de palha, vinhos e cachaças com mel ou melaço, ervas específicas relacionadas ao orixá que servem, etc.
  • Oferendas aos orixás: depois de colocadas as devidas oferendas aos Exús e Pombagiras, os orixás são reverenciados. Cada orixá tem seu próprio ritual e é necessário a orientação de uma mãe-de-santo para realizar o ritual correto para seu orixá.

Consulte o Jogo de Búzios

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios

Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

O primeiro passo para estar em dia com seus orixás é conhecê-los e tratar corretamente de suas obrigações com eles. Para criar um escudo espiritual que nos proteja contra forças negativas é necessário elevar nosso pensamento a Deus e praticar os rituais corretamente. Marque sua consulta com Jogo de Búzios para descobrir seus orixás e conduzir melhor sua vida espiritual. Entre em contato através do e-mail makena@raizesespirituais.com.br estou aguardando seu e-mail para ajudar no que for preciso!

Últimos posts no blog

Sincretismo religioso

30 de maio “Dia de Obá” ligada a Joana d’Arc (com oração)

Obá é guerreira, força feminina e água revolta considerada mais forte que muitos orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Iansã, Oxumarê, e Exú. Obá tem o dom de absorver o conhecimento em desequilíbrio e reconduzi-lo de forma a harmonizar o plano espiritual. Desta forma, como uma mãe a educar seu filho, Obá costuma punir quem faz mau uso do conhecimento, […]

LER

Sexta-feira é dia de homenagear Oxalá

Oxalá e o Hino de Umbanda

Sexta-feira é dia de homenagear Oxalá, vestindo-se de branco, não comendo carne e preservando o espírito em calma e harmonia para receber o axé do Pai Maior.   Oxalá e o Hino de Umbanda Refletiu a luz divina em todo seu esplendor, É do reino de Oxalá, onde há paz e amor. Luz que refletiu na terra, luz que refletiu […]

LER

Okê Arô Oxóssi!

Quem manda na mata é Oxóssi!

Quinta-feira é dia de homenagear o grande caçador que reina nas matas, Nosso Pai Oxóssi! Okê Arô! Quem manda na mata é Oxóssi Oxóssi é caçador, Oxóssi é caçador! Eu vi meu pai assoviar Ele mandou chamar É da Aruanda ê! É de Aruanda ah! Seu Pena Branca é da Umbanda ê! Seu Pena Branca é da Umbanda ah! Saiba […]

LER

Homenagem em 30 de Maio

Oração a Obá

Dia 30 de Maio, homenageamos a orixá Obá, sendo um dia especial para orar e pedir a Obá que nos traga sucesso profissional e felicidade no amor. Oração a Obá Obà Siré! Senhora das águas tempestuosas, ajudai-me a vencer os obstáculos em minha vida profissional e financeira. Obà Siré! Com vosso Ofange, afasta meus inimigos e todos aqueles que desejam o […]

LER

Homenageada em 30 de Maio

Dia de Obá

Dia 30 de Maio é dedicado a Santa Joana D’Arc e na Umbanda comemoramos a orixá pouco conhecida chamada Obá, senhora das águas revoltas e pororocas. Filha de Oxalá e Iemanjá, Obá é dona das águas revoltas, da pororoca,  do lugar das quedas d’água que são considerados seus domínios, mas ela também controla o barro, a água parada, a lama, o lodo […]

LER

Quarta-feira é dia de clamar pela justiça divina de Nosso Pai Xangô.

Justiça Pai Xangô!

Quarta-feira é dia de clamar pela justiça divina de Nosso Pai Xangô, que nunca falta! Acenda uma vela virtual ou vela comum vermelha e branca e peça a Xangô para abençoar sua vida com a justiça divina. Reze com fé e seus pedidos serão atendidos. Dizem que Xangô mora nas pedreiras mas não é lá sua morada verdadeira, Xangô mora […]

LER

Oferendas em 25 de maio

Gravidez – um dos presentes de Santa Sara Kali

A gravidez é um dos domínios de Santa Sara Kali, que presenteia aquelas que tem dificuldade para engravidar quando lhe prestam homenagens e ao Povo Cigano. Santa Sara Kali protege as mulheres que estão com dificuldades para engravidar. Muitas ciganas que não conseguem ter filhos fazem promessas a ela para engravidar. Se isso de fato ocorre; as gestantes dirigem-se a […]

LER

Homenageada em 24 de maio

Santa Sara Kali (com oração)

Dia 24 de Maio homenageamos a misteriosa Santa Cigana chamada Santa Sara Kali. Mas antes de homenageá-la precisamos compreendê-la em sua essência. Santa Sara Kali é às vezes vista como uma das três Marias que acompanharam o Cristo em romaria, alguns dizem que se trata de uma filha de Jesus e Maria Madalena (como em “O Código Da Vinci” do […]

LER

Você sabe a diferença entre Mentores Ciganos e Pombagiras e Exús Ciganos?

Pombagiras e Entidades Ciganas

Quando falamos em Ciganos na Umbanda podemos nos referir a Pombagiras e Entidades Ciganas mas existem diferenças básicas entre elas, você sabe quais são? É importante não confundir a Linha ou as Falanges Ciganas com as Entidades Ciganas. Uma Pombagira pode ter o nome de “Cigana Rosa”, por exemplo, mas não necessariamente participar da Linha Cigana. Já a Linha Cigana […]

LER

Oração aos Mentores Ciganos e Santa Sara Kali homenageados em 24 de maio

Oração aos Mentores Ciganos e Santa Sara Kali

Nesta semana que estamos comemorando os “Mentores Ciganos” e “Santa Sara Kali” comemorada entre os dias 24 e 25 de maio, trago uma oração para prosperidade. Acenda uma vela comum ou uma vela virtual branca e publique essa oração pedindo a prosperidade aos Menores Ciganos e a Santa Sara Kali, comemorada nessa semana com oferendas no dia 25 de maio […]

LER

Semana de comemoração das entidades Ciganas e de Santa Sara Kali

Semana de Santa Sara Kali e das Entidades Ciganas

Em maio as entidades ciganas se encontram em festa, em especial no dia 24, quando celebramos o “Dia Nacional dos Ciganos” e o “Dia de Santa Sara Kali“. Em 2015, no dia 25 de maio realizaremos uma “Oferenda coletiva as Entidades Ciganas”, se desejar participar gratuitamente deve enviar por email uma breve descrição da graça que deseja das entidades ciganas, com seu nome […]

LER

Dia 13 de maio homenageamos os Pretos Velhos na Umbanda

Preto Velho – um espírito evoluído

Preto Velho – Conselheiro, amigo acolhedor e confidente, mas também um espírito forte que luta contra o mal sob a proteção dos orixás da Umbanda. A figura do Preto Velho é homenageada no dia 13 de maio, figura terna e maravilhosa que representa a paciência e a calma essencial para evoluirmos espiritualmente, essa é a sua principal mensagem. Quando falamos […]

LER

Comemoração da Semana dos Pretos Velhos

Sabedoria de Preto Velho

Comemorando a “Semana dos Pretos Velhos” temos hoje a mensagem do “Preto Velho Pai João de Aruanda“. Participe de nossas comemorações gratuitamente! Conselho de Preto Velho “Deus deu como meta a perfeição, mas estabeleceu como prazo a eternidade e, como companheira dessa caminhada, a paciência, pois ele sabe que estamos muito distantes do ideal e ainda não atingimos a angelitude. Deus […]

LER

homenageados em  13 de maio, os Pretos Velhos  são entidades de luz que detém  grande conhecimento do plano espiritual e físico.

Semana dos Pretos Velhos

Nesta semana homenageamos os Pretos Velhos, especialmente no dia 13 de maio, data da abolição da escravatura, louvamos a sabedoria dessas entidades de luz. Os Pretos Velhos são entidades muito amistosas, geralmente muito pacientes, trazem sempre uma mensagem de fé e esperança para aqueles que os consultam. Hábeis feiticeiros, os Pretos Velhos são profundos conhecedores de trabalhos na linha de cura, […]

LER

Todo dia 7 de cada mês fazemos homenagens a Pombagiras e Exús, participe!

Pombagiras e Exús – Todo dia 7

Pombagiras e Exús são homenageados em nossa cada todo dia 7 de cada mês, para que protejam a casa, nossa família, nosso trabalho e nossos amores. Participe!   Marque em sua agenda, todo dia 7 é dia de homenagear Pombagiras e Exús, pois são essas entidades que promovem abertura energética em seus caminhos, visando melhorias em nossa vida espiritual, pessoal, profissional, social e […]

LER