3 dicas para cuidar dos orixás (anjos da guarda) e entidades que nos acompanham

Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida,  no amor, no trabalho, mais saúde, etc.

Normalmente,  a maioria das pessoas só lembra das entidades e orixás quando estão precisando de algo ou quando alguma catástrofe acontece na vida, mas é muito bom planejar rituais regulares para nos auxiliar a crescer espiritualmente e nos cercar do axé (energia divina) dos nossos orixás.

Orixás e as caracteristicas da personalidade de cada filho

Através do Jogo de Búzios descobrimos os orixás que nos acompanham

Mesmo aqueles que não são iniciados na umbanda ou candomblé, podem e devem cuidar de seu lado espiritual com métodos simples para atrair as boas energias e bençãos dos orixás e entidades de luz em geral.

Mesmo que você ainda não saiba qual é o seu orixá, (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios) ainda assim, pode perfeitamente fazer pequenos rituais para limpeza e abertura de caminhos  na vida em geral.

3 dicas importantes para cuidar de seus orixá

  1. Rituais de limpeza espiritual aliviam o estresse causado pela exposição as energias negativas a que todos estamos sujeitos no dia a dia. Afastar essas energias e espíritos negativos nos aproxima de nosso orixá trazendo mais estabilidade emocional.
  2. Rituais de energização espiritual são rituais que podemos fazer para reforçar o poder de nossos protetores (orixás e entidades) sobre nós. Faz com que crie um escudo de proteção espiritual contra forças negativas lançada contra nós e propicia crescimento em todos os setores da vida.
  3. Oferendas as entidades e orixás devem ser feitas regularmente para atrair as bençãos de nossas entidades e orixás e fazer trabalhos e pedidos específicos.

 

1 – Rituais de limpeza espiritual

Arruda é poderoso elemento para combater o mau olhado, olho gordo e a inveja

  • Banho de descarrego: a proximidade de nosso orixá de nosso campo espiritual é uma construção que fazemos através de rituais regulares ao longo de nossa vida. Tomar banhos de descarrego regularmente pode ajudar a limpar o campo espiritual de influências negativas e trazer ótimas energias para seu dia a dia. Na dúvida do seu orixá consulte o Jogo de Búzios e utilize as ervas de Oxalá , que é pai de todos nós e suas ervas são aceitas por qualquer outro orixá.
  • Ebós e sacudimentos: Estes trabalhos mais elaborados devem ser feitos somente por pais e mães-de-santo pois dependem de conhecimentos que estão acima da capacidade de pessoas leigas para realizá-los.
  • Defumações: defumar regularmente o lugar onde você mora ou trabalha limpa as larvas espirituais que podem atrapalhar sua vida. Quando fazemos defumações regulares, os espíritos do bem ficam muito mais próximos de nós, para nos auxiliar nos momentos de necessidade e aflição.

 

Principais ervas dos orixás:

  • Ogum – folhas de mangueira
  • Oxossi – Folhas de cajueiro
  • Omulu – Gameleira preta, ou pau-da-Angola
  • Xangô – Manjericão Roxo ou  para-raio
  • Iansã –    Manjerona, ou  timbaúba
  • Oxum –    Alfavaca
  • Nanã -    Alfavaca
  • Iemanjá – Alfavaca ou a folha do algodoeiro
  • Oxalá – Manjericão branco (folha miúda) ou gameleira branca

Artigos sobre banhos de limpezabanho de descarrego e ervas sagradas dos orixás

  1. Banhos de atração e amor para o dia das bruxas – pode ajudar você a trazer aqueleamor de volta ou seduzir aquela pessoa que nem sabe que você existe. Infalível! ;)
  2. 7 ervas sagradas e seus orixás – cada orixá tem as folhas sagradas que lhe correspondem. As ervas sagradasdesempenham funções de propiciadoras e purificadoras dos elementos sagrados. Une o orixá ao seu filho. Não existe orixá sem asfolhas sagradas.
  3. Alecrim de Oxalá Alecrim é uma planta muito utilizada em diversos rituais mágicosem diferentes religiões.
  4. Banho de descarrego, banho de limpeza e banho de rosas para crianças – criança assim como um pára-raio, pode ser afetada por larvas astraismau olhado; ou mesmo porfeitiços ou magia enviados a sua casa ou trabalho.

2 – Rituais de Energização Espiritual

Guias de proteção que criam um escudo espiritual protetor para quem usa

Guias ou fio de conta servem como escudo de proteção espiritual para aqueles que estão usando

  • Acender velas: é o ritual mais importante e o mais simples a ser incorporado a sua rotina de oferendas espirituais.  Se você não sabe seu orixá,  a vela branca serve a todos e não há desculpa para não eleger um dia da semana como a sexta-feira, dia do orixá maior Oxalá,  para dedicar uma vela ao seu orixá protetor, para que nunca falte luz e clareza em sua vida pessoal e espiritual.
  • Defumar regularmente sua casa: defumar não serve só para a limpeza energética da casa, mas também para atrair as energias contidas em determinado elemento que está sendo queimado e revertê-las para o ambiente carente daquelas energias. Quando você queima açúcar em brasa por exemplo; está chamando energias de prosperidade e dinheiro, de boa absorção astral, que atrai espíritos puros para ajudar você a sair das dificuldades. Por isso, as defumações regulares com  açúcar cristal trazem boa sorte e fortuna a casa.
  • Banhos energizantes com as ervas do seu orixá: tomar banhos com as ervas de seus orixás pode ajudar a criar um escudo espiritual mais forte contra inveja, olho gordo e feitiços enviados contra você. Auxilia também na proximidade das entidades para os médiuns em desenvolvimento, etc.
  • Amuletos, talismãs e patuás para proteção dos orixás: atraem o axé do seu orixá que estará sempre com você e dão grande proteção espiritual se forem seguidos os rituais corretos para abençoar o patuá, amuleto, ou talismã e periodicamente realizar certas cerimônias para revalidar o seu poder.
  • Guais de santo, fios de conta: o uso de guias de santo, chamados de diversos nomes como fio de conta, etc, auxiliam na proteção espiritual através de determinada entidade, relacionada as cores utilizadas na confecção do fio. Devem ser abençoadas por um pai ou mãe-de-santo.

3 – Oferendas aos orixás e entidades

Exú e Pombagira são entidades protetoras na umbanda

Exú e Pombagira são entidades protetoras na umbanda

  • Oferendas aos Exús e Pombagiras: não se faz nada sem Exú, é um ditado sabido por todos aqueles que participam da umbanda e candomblé. Nestes mensageiros depositamos nossa fé para que a comunicação de nossas preces sejam entendidas e aceitas pelos orixás, pois Exú é quem leva nossas preces para que os orixás nos concedam as graças que estamos pedindo com aquelas oferendas. Servem champanhe, cachaça, cigarros e charutos, velas, rosas  e flores em geral.
  • Oferendas aos Pretos-Velhos: muitas correntes de umbanda fazem oferendas regulares a Pretos e Pretas-Velhas, especialmente quando os médiuns incorporam este tipo de entidade. Servem fumo de rolo, cachimbos, café, vinho doce, etc.
  • Oferendas aos caboclos: certas correntes umbandistas também trabalham regularmente com a linha de caboclos falangeiros de Oxóssi, que podem incluir também boiadeiros, índios, marinheiros, etc. Caboclos aceitam as mais diversas oferendas de acordo com a linha trabalhada como: cigarros de palha, vinhos e cachaças com mel ou melaço, ervas específicas relacionadas ao orixá que servem, etc.
  • Oferendas aos orixás: depois de colocadas as devidas oferendas aos Exús e Pombagiras, os orixás são reverenciados. Cada orixá tem seu próprio ritual e é necessário a orientação de uma mãe-de-santo para realizar o ritual correto para seu orixá.

Consulte o Jogo de Búzios

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios

Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

O primeiro passo para estar em dia com seus orixás é conhecê-los e tratar corretamente de suas obrigações com eles. Para criar um escudo espiritual que nos proteja contra forças negativas é necessário elevar nosso pensamento a Deus e praticar os rituais corretamente. Marque sua consulta com Jogo de Búzios para descobrir seus orixás e conduzir melhor sua vida espiritual. Entre em contato através do e-mail makena@raizesespirituais.com.br estou aguardando seu e-mail para ajudar no que for preciso!

Últimos posts no blog

26 de Julho é dia dos Vovôs e Vovós

Dia dos Vovôs e Vovós

Hoje, 26 de julho, é dia dos Vovôs e Vovós e deixamos aqui nossa singela homenagem a aqueles que são nossos pais duas vezes e moram em nossos corações. Uma homenagem do site “Raízes Espirituais”para o “Dia dos Avós”.

LER

Sant'Ana, ligada pelo sincretismo religioso a orixá Nanã

Sant’Ana, avó de Jesus, ligada pelo sincretismo a Nanã

Nanã é a orixá dos pântanos, ligada pelo sincretismo católico a Sant’Ana, a avó de Jesus, homenageada em 26 de Julho nos terreiros de Umbanda. Sant’Ana (nome em hebraico significa graça) pertencia a família do sacerdote Aarão e; seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Seu marido, São Joaquim foi censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas […]

LER

Oração a orixá Nanã no site  "Raízes Espirituais"

Oração a Nanã Burukú

No dia 26 de julho, peça a Nanã Burukú que liberte seus pensamentos do passado e retire qualquer estagnação que esteja atravessando sua vida nesse momento. Acenda uma vela lilás, roxa ou branca para Nanã Buruquê, peça com fé e devoção que ela ilumine seus caminhos. Oração a Nanã Burukú A minha mãe Nanã, eu peço a benção e proteção […]

LER

Homenageada em 26 de julho

Orixá mãe e avó, Nanã Buruquê nos liberta

Nanã Buruquê remete à nossa ancestralidade, um espírito antigo que conduz os espíritos desencarnados ao mundo espiritual, aconchegando-os em seus braços.   Nanã Buruquê é homenageada no dia 26 de Julho, símbolo da origem da vida, do renascimento no barro, nas lama primordial sendo também a orixá da sabedoria, da calma e da evolução. Sua força está ligada a água que […]

LER

Simpatia para Oxum adoçar seu amor

Simpatia para Oxum adoçar o seu amor

Simpatia é magia, um ato de fé que pode ser feito com as bênçãos da orixá do amor, Oxum. Faça a simpatia com fé e alcance de Oxum a sua tão almejada graça!   Simpatia é algo que age como um trabalho espiritual, porém pode ser feito a qualquer dia e por qualquer pessoa, não exige nenhum preparo especial da pessoa […]

LER

Trabalhos especiais para o amor e para o setor profissional

Julho – Sétimo mês do ano com Pombagiras e Exús

O mês de Julho, o sétimo mês do ano, tem grande influência de entidades que comandam as ligações amorosas e as relações profissionais, os Exús e Pombagiras. O sétimo mês do ano é o período onde as forças da Linha de Exús e Pombagiras estão mais atuantes e os trabalhos na área amorosa e na área profissional são favorecidos. Exús e […]

LER

Homenageada em 26 de Julho

Nanã – mãe da vida e morte (26 de Julho)

Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte homenageada em 26 de julho na Umbanda. Homenageada em 26 de julho, a orixá Nanã carrega consigo o mistério da vida e da morte. Ela acolhe o espírito que acaba de desencarnar e o encaminha ao “vale do esquecimento”, onde […]

LER

Quinta-feira é dia de saudar Oxóssi

Saudação a Pai Oxóssi

Quinta-feira é dia de saudar o “Senhor das Matas”, o grande caçador que sustenta com boas vibrações energéticas a nossa “tribo”. Receba o axé de Oxóssi, Okê! Saudação a Pai Oxóssi Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas, inundai os nossos organismos com a […]

LER

Promoção especial para trabalhos espirituais para o amor em Julho

Julho – Mês de férias e amor

O mês de julho é um período de férias para muitos e também de amor. Para quem tem um amor é tempo de renovar a paixão e quem não tem vai achar o seu par. Aproveite a energia do sétimo mês do ano para aquecer o coração de quem você ama e se você ainda não tem um amor, Julho […]

LER

promoção especial de amarração de amor em Julho

Julho vai aquecer os corações

O mês de Julho chega aquecendo os corações com promoção especial de amarração de amor, pois Julho, o 7º mês, está ligado a força dos Exús e Pombagiras.   O sétimo mês do ano tem a melhor vibração das entidades mensageiras Exús e Pombagiras, sendo este um excelente mês para realizar uma amarração de amor, visando aquecer os corações, aprofundar ou […]

LER

Dia 24 de Junho é o dia de São João sincretizado com Xangô

As cantigas de São João

No dia 24 de junho comemoramos o santo católico São João, sincretizado com Xangô na Umbanda. Hoje, vamos homenagea-lo com algumas cantigas tradicionais. Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não ! Acordai, acordai, acordai, João! O balão vai subindo Vai caindo a garoa O […]

LER

Dia 29 de junho é Dia de São Pedro

Oração de São Pedro

Dia 29 de junho é o “Dia de São Pedro”, faça sua oração pedindo graças a esse grande santo católico, sincretizado na Umbanda com o orixá Xangô. Oração de São Pedro Pela manhã, quando se levantar, antes de pôr o pé no chão e em jejum, faça esta oração para São Pedro, o apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo “Glorioso apóstolo […]

LER

Participe das comemorações para Xangô em Junho

Oração a Xangô

Entre os dias 24 e 29 de junho homenageamos Xangô, orixá da justiça ligado a a forças da natureza como os raios e trovões e convidamos a fazer uma oração. Oração a Xangô Kaô kabiesilé Xangô! Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos. E […]

LER

Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você

Simpatia de Xangô para vencer uma injustiça

No mês das as comemorações dos santos católicos “São João” e “São Pedro” indicamos uma Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você. Dia 24 e 29 de junho são os dias de homenagem a Xangô, sincretizado com os santos católicos “São João” e “São Pedro”, respectivamente. Nestes dias prestamos nossas homenagens ao orixá Xangô sendo o dia mais […]

LER

Homenageado em Junho, Xangô é o orixá da justiça

Culto a Xangô

O culto a Xangô está ligado a justiça, a virilidade e ao poder sobre os raios, trovões e o fogo. Comemorado em 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro. O culto de Xangô Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Saudação é a forma com que os Orixas são reverenciados) Cores: Vermelho e Branco ou Vermelho e Marrom ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho. As cores […]

LER