Benzimento: uma tradição que sobrevive e socorre desde os tempos de escravidão

O benzimento é um dom ou faculdade de cura é inerente ao benzedor que tem suas preferências por determinado objetos, ervas ou gesticulação, os quais funcionam como um instrumento para movimentar a energia da pessoa a ser benzida, trazendo alívio e melhora de suas queixas.

 

A utilização de certos ingredientes ou sistemas de operação varia de uma pessoa para outra. Encontramos esse tipo de auxílio, tanto em pessoas que levam adiante um dom de família e vai sendo herdado e praticado, com as famosas benzedeiras, como em centros de Umbanda e Candomblé, onde médiuns da casa incorporam Pretos Velhos e benzem com galhos de ervas ou palha benta e objetos sagrados, esconjurando os fluidos ruins e fazendo gestos e rituais sobre o paciente. Há benzedores que cortam fios de linha sobre pires com água para eliminar vermes das crianças ou usam fragmentos de carvão para fazer um diagnóstico do paciente através do comportamento deles em um líquido. Nos terreiros, Caboclos e Pretos Velhos sopram fumaça de seus cachimbos ou charutos sobre os enfermos, o que ajuda no reequilíbrio das energias do benzido.

Muitos de nós temos esse dom por herança familiar, de modo que poderíamos operar verdadeiros milagres ajudando o próximo. Porém, para isso, é necessário grande comprometimento e preencher algumas condições básicas, como: estar com o coração e a mente puros; ter um desejo sincero de ajudar; ser livre de vaidades e egoísmos; evitar vícios, para, assim, não repassar piorar a condição do paciente benzido e, finalmente, ter fé, acreditando no que está fazendo.

ALGUNS DOS MALES PARA SE CURAR COM BENZIMENTO E AS REZAS ADEQUADAS

QUEBRANTO:

Também conhecido como mal olhado. Provoca moleza em crianças, sono e irritação. “Com dois puseram, com três eu tiro. Com as três pessoas da Santíssima Trindade, que tira quebranto e mau-olhado, pras ondas do mar, pra nunca mais voltar”

ESPINHELA CAÍDA: 

Dor na região do tórax, associada à debilidade física “Barquinho de Santa Maria navega no mar sem emborcar. Levanta a sua espinhela, põe tudo no seu lugar”

CARNE QUEBRADA:

Dor muscular provocada por ferimentos internos. “O que é que eu cosi? Assim mesmo eu coso, osso rendido, nervo magoado, veia sentida, carne quebrada. Assim mesmo eu coso, em louvor a São Frutuoso” A reza é feita enquanto se costura um pedaço de pano com agulha e linha.

ERIZIPELA:

Doença infecciosa, que provoca inflamação da pele. “Ezipa, erisipela, deu no tutano. Do tutano deu no osso, do osso deu na carne, da carne deu na pele, da pele vai pras ondas do mar sagrado, com o poder de Deus e da Virgem Maria”

SAIBA MAIS SOBRE OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DOS PRETOS VELHOS

Preto Velho tira macumba feita contra mim? – “Verdade que Preto Velho tira macumba feita contra mim?” Essa é uma pergunta comum e a resposta é: – Sim! Eles são um dos melhores quebradores de feitiços do plano espiritual.

Prece aos Pretos Velhos para pedir a proteção neste domingo – Convidamos nossos amigos a fazerem uma prece para pedir aos Pretos velhos proteção neste domingo, dia consagrado a Nanã, aos Erês e Pretos Velhos.

Defumação na linha dos Pretos Velhos para obter prosperidade – Aprenda uma poderosa defumação na linha dos Pretos Velhos para ter prosperidade e fartura em sua casa ou seu negócio

Trabalhos Espirituais dos Pretos Velhos – Os trabalhos espirituais dos Pretos Velhos são dos mais poderosos trabalhos da Umbanda, agindo em diversos setores para ajudar aqueles que pedem socorro.