Quaresma – período de penitência, meditação e oração

A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos na semana santa da igreja católica.

Quaresma, período de penitencia e caridade
Quaresma, período de penitencia e caridade

Portanto essa data não tem relação com nenhuma outra religião, sendo uma comemoração católica que não tem equivalencia no candomblé ou umbanda.

Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa.

Durante a quaresma, os fiéis são convidados a um período de penitênciameditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Fonte: Wikipédia