Carnaval, Quaresma, Páscoa e Ano Novo no candomblé – Lorogun

Olorogum, Lorogun ou lórogúné uma obrigação que acontece depois do carnaval e determina um período sem festas nos terreiros de umbanda e candomblé.

O Olorogum marca o período para descanso coletivo, marcando o final do ano litúrgico.

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia (primeiro sábado da lua cheia), onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para o povo do santo.

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no católicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.

Neste ritual não acontece sacrifício animal, embora seja   oferecida comida ritual não só aos Deuses, mas à todos os participantes, servidos diretamente por todos os orixás do terreiro, extraordinariamente vestidos com roupas estampadas, menos os orixás funfuns que sempre estão com os seus vestes brancos.

A comida é comportada em duas capangas à tira colo e distribuida a todos os presentes, depois estas capangas são penduradas na árvore sagrada do terreiro.

Em seguida, todos os orixás saem com um ichã devida enrolado com tecidos ou papéis e começam simbolicamente uma luta, parecido com maculelê, este mesmo objeto é levado e depositado aos pés da árvore sagrada do terreiro.

Neste momento todos os orixás seguram nas mãos uma quantidade de folha sagrada, que são passada no corpo de todos os presentes, inclusive uns aos outros, formando um verdadeiro alarido, dando uma impressão de briga “guerra” que é interrompida com a manifestação de Oxalá, imediatamente tudo volta a calmaria e todos dançam sob um grande alá (pano branco), os cânticos sagrado deste orixá da paz.

Fonte: Wikipédia

Últimos posts no blog

Para que serve a defumação?

Para que serve a defumação?

Para que serve a defumação? A principal função da defumação é modificar a energia existente no ambiente para equilibrá-lo de acordo com a necessidade. Defumar não serve só para a limpeza energética da casa, mas também para atrair as energias contidas em determinado elemento que está sendo queimado e revertê-las para o ambiente carente daquelas energias.

LER

Sérgio Pererê

Homenagem aos que perderam entes

Linda homenagem para aqueles que acabaram de perder entes queridos! (aos desencarnados, crianças, pais e mães, amigos e familiares). Musica “Own” de Sérgio Pererê.   https://www.youtube.com/watch?v=G57L3eEh5HE

LER

Música - Oração para Oxalá

Música – Oração a Oxalá

Linda música de oração a Oxalá para relaxar nessa sexta feira que se inicia, faça também uma pequena prece para o Rei do Pano Branco.

LER

Prece Oxóssi

Prece Oxóssi na quinta feira

Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha. Oxóssi é a expansão dos limites, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é […]

LER

Quem é o Orixá Oxumaré

Quem é o Orixá Oxumaré?

Quem é o Orixá Oxumaré? Oxumaré a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o príncipio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.

LER

Oração Oxum e Iemanjá

Oração Oxum e Iemanjá

Oração Oxum e Iemanjá Aproveite seu sábado para rezar para as mães d’água, faça uma oração a Oxum e Iemanjá pedindo que abençoe seu dia e seu final de semana.  

LER

Defumação sexta feira

Defumação na sexta

Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc. Que tal aproveitar a sexta-feira para fazer uma oração para Oxalá e defumar a sua casa?   Fique em dia com os orixás, descubra o que pode ser […]

LER

O culto a Omulú

O culto a Omulú

Omulú-Obaluaiê é o orixá da faixa vibratória de cura, sendo responsável tanto pelas doenças como por sua cura, o que o torna um dos orixás mais temidos.

LER

Itan do amor de Omulú por Ewá

Itan do amor de Omulú por Ewá

Itan do amor de Omulú por Ewá – Os Itans recolhidos sobre Ewá são contraditórios ao narrarem ora que Ewá é uma divindade solitária, ora esposa ou enamorada de um orixá.

LER

Itan- entrega do poder sobre os mortos

Lenda – Entrega do poder de Omulú a Iansã

Lenda – Entrega do poder de Omulú a Iansã. Nesta lenda, vemos o orixá Omulú-Obaluaiê entregar a Iansã o poder de domínio sobre os mortos, poder este dividido apenas entre os dois mais corajosos orixás.

LER

Homenagem a Omulú

Homenagem a Omulú

O primeiro homenageado do mês de Agosto é Omulú-Obaluaiê, senhor supremo das doenças, orixá que tanto pode trazer as doenças como elimina-las. Homenageado em 16 de agosto, dia de São Roque, ligado a Omulú-Obaluaiê pelo sincretismo católico.   O Olubajé é a festa anual em homenagem a Omulú-Obaluaiê, onde as comidas são servidas na folha de mamona. Olubajé é ritual especifico para este orixá e […]

LER

Homenagem a Omulú

Homenagem a Omulú, participe!

Participe de nossas homenagens ao orixá capaz de curar as doenças. Em agosto e dezembro homenageamos Omulú-Obaluaiê e você pode participar gratuitamente!

LER

Banho de defesa espiritual

Banho de defesa no sábado

Que tal aproveitar o seu sábado para tomar um banho de defesa espiritual?

LER

Agosto de 2016 no site "Raízes Espirituais"

Obaluaiê e Oxumaré dão as bênçãos em Agosto de 2016

Em Agosto de 2016 os orixás Obaluaiê e Oxumaré são os homenageados e trazem muitas bênçãos aos fiéis da Umbanda. Participe de nossas homenagens! O primeiro homenageado do mês de Agosto é Omulú-Obaluaiê, senhor supremo das doenças, orixá que tanto pode trazer as doenças como elimina-las. Homenageado em 16 de agosto, dia de São Roque, ligado a Omulú-Obaluaiê pelo sincretismo […]

LER

Dia 26 de agosto de 2016

Sorteio da Estátua de Oxumaré

Dia 26 de Agosto de 2016 temos o Sorteio da Estátua de Oxumaré em nosso site, aberto a qualquer pessoa que desejar receber esse presente da Umbanda.

LER