Carnaval, Quaresma, Páscoa e Ano Novo no candomblé – Lorogun

Olorogum, Lorogun ou lórogúné uma obrigação que acontece depois do carnaval e determina um período sem festas nos terreiros de umbanda e candomblé.

O Olorogum marca o período para descanso coletivo, marcando o final do ano litúrgico.

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia (primeiro sábado da lua cheia), onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para o povo do santo.

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no católicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.

Neste ritual não acontece sacrifício animal, embora seja   oferecida comida ritual não só aos Deuses, mas à todos os participantes, servidos diretamente por todos os orixás do terreiro, extraordinariamente vestidos com roupas estampadas, menos os orixás funfuns que sempre estão com os seus vestes brancos.

A comida é comportada em duas capangas à tira colo e distribuida a todos os presentes, depois estas capangas são penduradas na árvore sagrada do terreiro.

Em seguida, todos os orixás saem com um ichã devida enrolado com tecidos ou papéis e começam simbolicamente uma luta, parecido com maculelê, este mesmo objeto é levado e depositado aos pés da árvore sagrada do terreiro.

Neste momento todos os orixás seguram nas mãos uma quantidade de folha sagrada, que são passada no corpo de todos os presentes, inclusive uns aos outros, formando um verdadeiro alarido, dando uma impressão de briga “guerra” que é interrompida com a manifestação de Oxalá, imediatamente tudo volta a calmaria e todos dançam sob um grande alá (pano branco), os cânticos sagrado deste orixá da paz.

Fonte: Wikipédia

Últimos posts no blog

Saluba Nanã Buruquê!

Saluba Nanã Buruquê

Saluba Nanã Buruquê! Saluba! Assim saudamos esta orixá que vem de épocas tão distantes, que torna difícil identificar suas origens.Nanã é uma expressão que significa “Mãe” e expressa respeito por qualquer pessoa idosa, em vários dialetos africanos.

LER

Boa noite

Oxalá mensageiro

Ogum é guerreiro, Oxalá mensageiro, Oxóssi caçador, Xangô justiceiro, Oxum tem riqueza, Iemanjá pureza, Iansã ventania Nanã, a linda senhora, é pura sabedoria. Por isso amigo, tenho fé para todos os meus dias. Para dias de guerra ou dias de paz, para dias de caça e de justiça. Para dias de mar, dias de ouro, dias de tempestade e ou […]

LER

Exús na Umbanda

Exús na Umbanda

Exús na Umbanda são entidades que buscam a evolução espiritual. As pombagiras são exús femininos, que quando encarnados eram mulheres e, da mesma forma, buscam a evolução espiritual para ascender no plano espiritual.

LER

Nomes de Pombagiras e Exús

Nomes de Pombagiras e Exús

Trazemos hoje alguns dos nomes de Exús e Pombagiras mais comuns usados na Umbanda.

LER

magia de amor com desconto

Julho 2016 – O Sétimo mês de Exús e Pombagiras

O sétimo mês pertence aos Exús e Pombagiras, e Julho 2016 tem reservado descontos especiais para você pedir a espiritualidade ajuda no amor .   Julho 2016 – O 7º mês do ano dedicado a  Exús e Pombagiras O sétimo mês do ano é o período perfeito para pedir ajuda as entidades que cuidam do amor e tratar de vez daquele problema […]

LER

Kao Kabiesilê! Salve Xangô!

Kao Kabiesilê Salve Xangô

Kao Kabiesilê! Salve Xangô! Dia 30 faremos nossa homenagem a Xangô. Participe! Dia 29 é dia de Xangô, Guerreiro invencível e senhor dos raios e da justiça. Xangô carrega um machado de duas lâminas que, colocada na boca, permite-lhe cuspir fogo e pedras de raio.

LER

Dia 24 é dia de São João

Dia 24 é dia de São João

Dia de São João , 24 de junho, é celebrado com festa, afinal São João é conhecido como santo festeiro. As festas de São João são marcadas por danças, cantigas, encenação e pratos típicos.

LER

Dia de São João

Dia de São João

Dia de São João é uma das celebrações das festas juninas que acontece em vários países ligados a festa pagã do solstício de verão, celebrada em 24 de junho.

LER

Oração a Pai Xangô

Oração a Pai Xangô

Este mês de Junho homenageamos o orixá Xangô, senhor da Justiça, dos raios e trovões. Faça sua oração a Xangô e resolva seus problemas na justiça.

LER

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

No mês de São João e São Pedro, o problemas na justiça são trabalhados pelo orixá justiceiro Xangô que vai ajudar você a vencer demandas.  

LER

Exú e Santo Antônio, Orixá e Santo Casamenteiros

Exú e Santo Antônio – Orixá e Santo casamenteiros

Exú é o senhor do fogo e assim ele foi sincretizado em Santo Antônio, pois ao celebrar o dia deste santo, grandes fogueiras eram acesas pelos escravos vindos da África, no Brasil colonial.

LER

Participe das homenagens a Xangô e de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016

Convidamos você a participar do Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016, durante as homenagens ao orixá nas festas juninas.

LER

Participe de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016

Convidamos você a participar das homenagens do site “Raízes Espirituais” com o “Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016.”

LER

O amor está no ar no site "Raízes Espirituais"

Em Junho 2016 o amor está no ar

Em Junho 2016 o amor está no ar no site “Raízes Espirituais” com promoções para você ficar ao lado de seu amor e quem ainda não tem um amor vai encontrar! Junho 2016 na Umbanda é o mês do amor e vai trazer até você a energia do amor no “Dia dos Namorados” que é seguido por datas comemorativas muito importantes na Umbanda como o “Dia […]

LER

Obá, orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida e considerada mais forte que muitos orixás masculinos, pois Obá venceu em luta Oxalá, Xangô e Orumilá.

LER