Carnaval, Quaresma, Páscoa e Ano Novo no candomblé – Lorogun

Olorogum, Lorogun ou lórogúné uma obrigação que acontece depois do carnaval e determina um período sem festas nos terreiros de umbanda e candomblé.

O Olorogum marca o período para descanso coletivo, marcando o final do ano litúrgico.

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

Oxalá no ritual de Ano Novo do candomblé e umbanda

lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia (primeiro sábado da lua cheia), onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para o povo do santo.

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no católicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.

Neste ritual não acontece sacrifício animal, embora seja   oferecida comida ritual não só aos Deuses, mas à todos os participantes, servidos diretamente por todos os orixás do terreiro, extraordinariamente vestidos com roupas estampadas, menos os orixás funfuns que sempre estão com os seus vestes brancos.

A comida é comportada em duas capangas à tira colo e distribuida a todos os presentes, depois estas capangas são penduradas na árvore sagrada do terreiro.

Em seguida, todos os orixás saem com um ichã devida enrolado com tecidos ou papéis e começam simbolicamente uma luta, parecido com maculelê, este mesmo objeto é levado e depositado aos pés da árvore sagrada do terreiro.

Neste momento todos os orixás seguram nas mãos uma quantidade de folha sagrada, que são passada no corpo de todos os presentes, inclusive uns aos outros, formando um verdadeiro alarido, dando uma impressão de briga “guerra” que é interrompida com a manifestação de Oxalá, imediatamente tudo volta a calmaria e todos dançam sob um grande alá (pano branco), os cânticos sagrado deste orixá da paz.

Fonte: Wikipédia

Últimos posts no blog

Oxum deixa sua bênção

Oxum e o último sábado de agosto 2015

No último sábado do mês de agosto de 2015 Oxum vem deixar sua bênção. Ora Yê Yê Ô Oxum! Um sábado cheio de boas realizações para você!

LER

Bom dia!

Obstáculos

Bom Dia! Os obstáculos iniciais podem trazer hesitação. Não convêm desistir, mas sim refletir sobre eles!

LER

Oração ao orixá Tempo

Oração a Irôko (Orixá Tempo)

Faça sua oração a Irôko (Orixá Tempo) na lua cheia e receba deste orixá proteção e axé.

LER

Ponto de concentração de energias de Iemanjá

Ponto de irradiação da energia de Iemanjá

Aqueles que são filhos de Iemanjá ou tem simpatia pela “Rainha do Mar” podem criar em sua casa um ponto de irradiação da energia dessa orixá. Saiba como.

LER

Prisão no Reino de Oyó

Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó

Nesse itan (lenda) vemos Xangô atirar Oxalá por engano na prisão, trazendo sérias consequências ao reino, quando descobre através do oráculo que era seu pai.

LER

Quiromancia na Umbanda

Leitura das mãos pela Pombagira Cigana – Quiromancia na Umbanda

A leitura das mãos feita por Pombagira Cigana é a arte refinada da “Quiromancia na Umbanda” e só terreiros tradicionais da “Linha do Oriente” desenvolvem.

LER

Oxóssi é homenageado as quintas-feiras

Oração de proteção a casa para Oxóssi

Nesta oração a Oxóssi pedimos pela proteção do grande caçador do plano espiritual para que a fome e as ofensas não atravessem nossos caminhos. Peça com fé!

LER

Lenda sobre a impulsividade característica de Ogum

Itan de Ogum – Impulsivo guerreiro

Neste itan (lenda) vemos como Ogum intolerante lança-se num ataque de fúria e destrói aquilo que está a volta dele e arrependido volta-se contra si mesmo.

LER

Comemorações do mês de setembro no site "Raízes Espirituais"

Setembro – Independência, festa de Erês e a bênção de São Miguel Arcanjo

Setembro é hora de renovar oferendas aos Erês para a vida mais suave com o axé dos espíritos infantis, que trazem independência e a proteção do um Arcanjo. Setembro é um mês abençoado pelos Erês, que vão ajudar a iluminar seus caminhos para que você conquiste a independência financeira, inspirado na Independência do Brasil comemorada em 07 de setembro, dia de […]

LER

Venenos espirituais que tem cura através da Umbanda

Proteja-se contra mau olhado e inveja

Mau olhado e inveja são duas das forças mais destruidoras que podem existir no coração do ser humano e tem enorme impacto na pessoa atingida, saiba como.

LER

Dia de São Bartolomeu no sincretismo religioso homenageamos Oxumaré

Oração a Oxumaré em 24 de Agosto

Dia 24 de Agosto é dia de “São Bartolomeu”, ligado pelo sincretismo católico ao orixá Oxumaré homenageado nessa data na Umbanda. Participe das homenagens! Oração a Oxumaré Pai Oxumaré derrama sobre nós suas bênçãos com as 7 cores do divino Arco-Íris Purificando nosso espírito com Vosso poder de restauração e transformação Descarrega de nosso espírito aquilo que nos prejudica Afasta os miasmas espirituais […]

LER

Banho purificador e oração com o axé do senhor das riquezas

Banho de descarrego e Oração a Oxumaré

Neste banho de descarrego e oração vamos vai pedir a Oxumaré para livrar-nos das cargas negativas, trazendo esperanças e riquezas para nossos caminhos.

LER

Oxumaré homenageado em 24 de Agosto

Oxumaré liga céu e terra

Oxumaré leva a água da terra para o céu, para que possa voltar como chuva. Ele liga os antepassados aos homens de hoje, sendo associado ao cordão umbilical.

LER

Oxumaré é cultuado às terças-feiras

O Culto a Oxumaré (Com oração)

O culto a Oxumaré acontece às terças-feiras em homenagem ao grande e admirado orixá, senhor das riquezas, mestre clarividente ligado a cobra e ao arco-íris.

LER

Ponto cantado para Iemanjá  no site "Raízes Espirituais"

Sonhei com Iemanjá

Eu sonhei com Iemanjá e nesta noite encantada quase acordei no meio do mar… seja embalado pelas ondas do mar de Iemanjá neste ponto cantado da Umbanda.

LER