Carnaval, quaresma e umbanda

Muitos centros de umbanda fecham ou tem o atendimento limitado no período do carnaval quaresma mesmo não sendo datas ligadas a nossa religião. Porque isso acontece?

A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo (os terreiros de umbanda) durante o carnaval e quaresma, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos.

As casas de santo e  quaresma

As casas de santo funcionam na quaresma?

Como o período da quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros de umbanda e candomblé ficavam em uma posição delicada junto a comunidade católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais e com as pessoas em geral, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.

As pessoas consideravam que as casas de santo não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma, a exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de cor roxa em sinal de respeito, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.

Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião umbandista.  A quaresma para nós vai marcar apenas o final do ano litúrgico na umbanda, com a chegada da semana santa e da páscoa.

Os terreiros de umbanda precisam parar as atividades na quaresma?

trabalhos espirituais especiais

As casas de santo não precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar normalmente, pois não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.

Certos terreiros de umbanda tem preferencia por trabalhar apenas com Exús e Pombagiras na quaresma; outras casas de santo preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos. Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada casa de santo.

Lorogun –  final do ano litúrgico na umbanda marcado pela quaresma

Oxalá , orixá maior do candomblé e umbanda

Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo

Lorogun, lórogún ou olorogum é uma cerimônia ritual que paralisa a maiorias das atividades nos terreiros de umbanda, estimulando o povo de santo e adeptos da umbanda ao descanso coletivo, marcado o final do ano litúrgico.

O lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia, onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para os frequentadores das casas de santo.

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no católicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.

Trabalhos espirituais especiais e amarração amorosa na quaresma

Nossos trabalhos espirituais continuam normalmente durante a quaresma quando fazemos trabalhos espirituais especiais de Exús e Pombagiras, visando principalmente as amarrações de amor  e diversos outros trabalhos feitos com estas entidades.

Somente durante o  carnaval,  não realizamos atendimentos ou trabalhos espirituais, retornando na quarta-feira de cinzas ao funcionamento normal.

Se você está precisando de orientação espiritual ou realizar trabalhos espirituais diversos entre em contato e terei imenso prazer em ajudar você a resolver seus problemas.

Últimos posts no blog

Setembro de 2015 tem a bênção de Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 com Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 chega com o axé dos orixás Ogum e Oxumaré sob a lua cheia, trazendo benefícios a todos no mês da entrada da primavera no hemisfério sul.

LER

Encontro do Brasil e África

Capoeira – o encontro do Brasil e Africa

Um dos tesouros da cultura africana que foi trazido para o Brasil na época da escravidão e que sobrevive a duras penas no mundo moderno é a capoeira.

LER

Trabalhos espirituais para ganhar dinheiro

7 de Setembro com Independência Financeira

Neste 07 de setembro, você que precisa ganhar dinheiro rápido ou conquistar sua a independência financeira deve trabalhar suas entidades Exús e Pombagiras .

LER

O mês de agosto termina na segunda-feira, dia de domínio de Obaluaê

Obaluaê fecha o mês de agosto

Obaluaê, o senhor das doenças fecha o mês de Agosto de 2015 dando passagem a Ogum e Oxumaré que abrem Setembro, o mês do início da primavera.

LER

Bom dia!

Gentileza

Bom dia! A gentileza conduz você inevitavelmente ao sucesso.

LER

Bom domingo!

Axé de Nanã

Bom domingo para você com o axé de Nanã!

LER

Bom final de semana!

Salve as orixás das águas

Protetoras do final de semana! Salve as orixás das águas! Ora Yê Yê Ô Oxum! Odoyá Iemanjá! Saluba Nanã!

LER

Oxum deixa sua bênção

Oxum e o último sábado de agosto 2015

No último sábado do mês de agosto de 2015 Oxum vem deixar sua bênção. Ora Yê Yê Ô Oxum! Um sábado cheio de boas realizações para você!

LER

Bom dia!

Obstáculos

Bom Dia! Os obstáculos iniciais podem trazer hesitação. Não convêm desistir, mas sim refletir sobre eles!

LER

Oração ao orixá Tempo

Oração a Irôko (Orixá Tempo)

Faça sua oração a Irôko (Orixá Tempo) na lua cheia e receba deste orixá proteção e axé.

LER

Ponto de concentração de energias de Iemanjá

Ponto de irradiação da energia de Iemanjá

Aqueles que são filhos de Iemanjá ou tem simpatia pela “Rainha do Mar” podem criar em sua casa um ponto de irradiação da energia dessa orixá. Saiba como.

LER

Prisão no Reino de Oyó

Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó

Nesse itan (lenda) vemos Xangô atirar Oxalá por engano na prisão, trazendo sérias consequências ao reino, quando descobre através do oráculo que era seu pai.

LER

Quiromancia na Umbanda

Leitura das mãos pela Pombagira Cigana – Quiromancia na Umbanda

A leitura das mãos feita por Pombagira Cigana é a arte refinada da “Quiromancia na Umbanda” e só terreiros tradicionais da “Linha do Oriente” desenvolvem.

LER

Oxóssi é homenageado as quintas-feiras

Oração de proteção a casa para Oxóssi

Nesta oração a Oxóssi pedimos pela proteção do grande caçador do plano espiritual para que a fome e as ofensas não atravessem nossos caminhos. Peça com fé!

LER

Lenda sobre a impulsividade característica de Ogum

Itan de Ogum – Impulsivo guerreiro

Neste itan (lenda) vemos como Ogum intolerante lança-se num ataque de fúria e destrói aquilo que está a volta dele e arrependido volta-se contra si mesmo.

LER