Carnaval, quaresma e umbanda

Muitos centros de umbanda fecham ou tem o atendimento limitado no período do carnaval quaresma mesmo não sendo datas ligadas a nossa religião. Porque isso acontece?

A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo (os terreiros de umbanda) durante o carnaval e quaresma, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos.

As casas de santo e  quaresma

As casas de santo funcionam na quaresma?

Como o período da quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros de umbanda e candomblé ficavam em uma posição delicada junto a comunidade católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais e com as pessoas em geral, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.

As pessoas consideravam que as casas de santo não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma, a exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de cor roxa em sinal de respeito, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.

Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião umbandista.  A quaresma para nós vai marcar apenas o final do ano litúrgico na umbanda, com a chegada da semana santa e da páscoa.

Os terreiros de umbanda precisam parar as atividades na quaresma?

trabalhos espirituais especiais

As casas de santo não precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar normalmente, pois não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.

Certos terreiros de umbanda tem preferencia por trabalhar apenas com Exús e Pombagiras na quaresma; outras casas de santo preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos. Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada casa de santo.

Lorogun –  final do ano litúrgico na umbanda marcado pela quaresma

Oxalá , orixá maior do candomblé e umbanda

Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo

Lorogun, lórogún ou olorogum é uma cerimônia ritual que paralisa a maiorias das atividades nos terreiros de umbanda, estimulando o povo de santo e adeptos da umbanda ao descanso coletivo, marcado o final do ano litúrgico.

O lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia, onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para os frequentadores das casas de santo.

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no católicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.

Trabalhos espirituais especiais e amarração amorosa na quaresma

Nossos trabalhos espirituais continuam normalmente durante a quaresma quando fazemos trabalhos espirituais especiais de Exús e Pombagiras, visando principalmente as amarrações de amor  e diversos outros trabalhos feitos com estas entidades.

Somente durante o  carnaval,  não realizamos atendimentos ou trabalhos espirituais, retornando na quarta-feira de cinzas ao funcionamento normal.

Se você está precisando de orientação espiritual ou realizar trabalhos espirituais diversos entre em contato e terei imenso prazer em ajudar você a resolver seus problemas.

Últimos posts no blog

Dia 24 é dia de São João

Dia 24 é dia de São João

Dia de São João , 24 de junho, é celebrado com festa, afinal São João é conhecido como santo festeiro. As festas de São João são marcadas por danças, cantigas, encenação e pratos típicos.

LER

Dia de São João

Dia de São João

Dia de São João é uma das celebrações das festas juninas que acontece em vários países ligados a festa pagã do solstício de verão, celebrada em 24 de junho.

LER

Oração a Pai Xangô

Oração a Pai Xangô

Este mês de Junho homenageamos o orixá Xangô, senhor da Justiça, dos raios e trovões. Faça sua oração a Xangô e resolva seus problemas na justiça.

LER

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

No mês de São João e São Pedro, o problemas na justiça são trabalhados pelo orixá justiceiro Xangô que vai ajudar você a vencer demandas.  

LER

Exú e Santo Antônio, Orixá e Santo Casamenteiros

Exú e Santo Antônio – Orixá e Santo casamenteiros

Exú é o senhor do fogo e assim ele foi sincretizado em Santo Antônio, pois ao celebrar o dia deste santo, grandes fogueiras eram acesas pelos escravos vindos da África, no Brasil colonial.

LER

Participe das homenagens a Xangô e de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016

Convidamos você a participar do Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016, durante as homenagens ao orixá nas festas juninas.

LER

Participe de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016

Convidamos você a participar das homenagens do site “Raízes Espirituais” com o “Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016.”

LER

O amor está no ar no site "Raízes Espirituais"

Em Junho 2016 o amor está no ar

Em Junho 2016 o amor está no ar no site “Raízes Espirituais” com promoções para você ficar ao lado de seu amor e quem ainda não tem um amor vai encontrar! Junho 2016 na Umbanda é o mês do amor e vai trazer até você a energia do amor no “Dia dos Namorados” que é seguido por datas comemorativas muito importantes na Umbanda como o “Dia […]

LER

Obá, orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida e considerada mais forte que muitos orixás masculinos, pois Obá venceu em luta Oxalá, Xangô e Orumilá.

LER

Dia 24 de maio é dia de Santa Sara Kali

Estátua Cigana

Obter uma estátua cigana para irradiar energia positiva em sua residência é um dos mais poderosos meios de proteção e limpeza espiritual doméstica.

LER

Entidades Cigan as e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas da Umbanda são homenageadas no “Dia Nacional dos Ciganos”, 24 de maio, dia dedicado a Santa Sara Kali, Padroeira dos Ciganos.

LER

Santa Sara - protetora das gávidas

Santa Sara – Protetora das Grávidas

Santa Sara Kali é a Protetora dos Ciganos e também Protetora das Grávidas, é ela quem ampara e vem ao encontro daquelas que tem dificuldade para engravidar.  

LER

Ajuda espiritual da Falange Cigana na crise financeira

Na crise financeira peça ajuda espiritual Cigana

Tempos de crise financeira pedem a ajuda espiritual especial da Falange Cigana, que abrem caminhos para ganhar dinheiro e obter oportunidades profissionais.

LER

Oração a Santa Sara Kali em 25 de maio

Oro a Santa Sara para achar o grande amor

Oro a Santa Sara para achar o grande amor de minha vida ou manter o que já tem. Peça com fé a padroeira do Povo Cigano e obtenha suas graças!

LER

Entidades de Umbanda da Falange Cigana auxiliando na amarração de amor

Amarração de Amor Cigana

A Amarração de Amor Cigana é um dos mais poderosos trabalhos realizados na Umbanda que desperta no coração do casal o amor, a cumplicidade e a fidelidade.

LER