Folhas, ervas e os Orixás

Folhas, ervas e os Orixás – Folhas e demais plantas são poderosos elementos da natureza que com seu axé possuem o poder de purificação, proteção, energização e cura através dos orixás.

Folhas, ervas e os Orixás

Folhas, ervas e os Orixás

Folhas, e plantas em geral, carregam cada uma o seu axé próprio, o axé de cada orixá, que nos protege, purifica, cura e nos energiza conforme o axé do orixá que a rege.

O “Raizes Espirituais” traz a seus leitores e seguidores uma relação dos orixás da umbanda e suas plantas mais comumente usadas nos banhos, filtros e defumações por carregarem o axé do orixá.

Os orixás e suas plantas:

Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã: alecrim, algodão, boldo, erva-cedreira, funcho, girassol, hortelã, levante, malva.

Erês: alecrim, alfazema, amoreira, hortelã, laranjeira, manjericão, rosa branca, sálvia.

Exú: arruda, beladona, cactos, cana de açúcar, carqueja, comigo ninguém pode, mamona, mangueira, picão preto, pimenta da costa, pinhão roxo, unha de gato, urtiga.

Iansã: alfazema, bambu, dormideira, espada de iansã, louro, manjericão, pitangueira, romã.

Iemanjá: alfazema, anis, chapéu de couro, hortelã, jasmim, lágrima de Nossa Senhora, lavanda, mastruço, pata de vaca, unha de vaca.

Irokô: albizeiro, cajueiro, colônia, jaqueira, noz moscada.

Logunedé: Todas as ervas de seu pai Oxossi e sua mãe Oxum, além das suas próprias que são piperegum amarelo e piperegum verde.

Nanã Buruku: alfavaca, assa peixe, avenca, cipreste, crisântemo roxo, erva-cidreira, manacá, oriri, quaresmeira, pinhão roxo.

 Obá: alteia, bambu, cambuí amarelo, cordão de frade, cravo da índia, dormideira, espirradeira, hortelã, lírio do brejo, louro, manjericão roxo, maravilha bonina.

Ogum: abre-caminho, agrião, aroeira, carqueja, espada de São Jorge, flecha de ogum, jatobá, jurupitã, losna, pata de vaca, pinhão roxo, vence tudo.

Omolú/Obaluaê: alfavaca roxa, babosa, canela de velho, fruta de pomba, gervão, mamona, mostarda, velame.

Oxossi: alecrim do campo, alfavaca, carapiá, eucalipto, guiné caboclo, jurema, salgueiro, samambaia.

Oxum: alfavaca, arnica, camomila, erva-cidreira, gengibre, ipê amarelo, rosa amarela, rosa branca.

Oxumaré/Bessen: alteia, angelicó, araticum-de-areia, graviola, ingá-bravo, língua de vaca.

Pretos velhos: arruda, eucalipto, guiné, manjerona, pinhão roxo.

Xangô: alfavaca roxa, café (folhas), cipó-mil-homens, erava de São João, flamboiant, hortelã, levante, mangueira, manjerona, mentrasto, nega-mina.

Quais plantas usar nos banhos e defumações?

As plantas podem ser classificadas como calmas, fortes e bravas e sua combinação deve ser feita de acordo com cada objetivo e cada orixá.

Saiba qual são os seus orixás e quais as folhas ou plantas mais indicadas para você se purificar, se fortalecer e se proteger de acordo com o axé de quem lhe guarda e protege.

Para saber ou confirmar quais são seus orixás deve ser feita uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

Saiba mais sobre este assunto:

Sem folha não existe orixá – O encanto das folhas, o axé das ervas é o presente de Ossaim a nós, através delas nos curamos, banhamos, alimentamos e entramos em contato íntimo com nossas raízes espirituais, com nossos orixás.

Banho de descarrego com 7 ervas – Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas pode ser utilizado para aliviar tensões astrais além de renovar as boas energias promovendo limpeza espiritual.

Os banhos de ervas da Umbanda – Vamos conhecer hoje os principais banhos de ervas da Umbanda, para qualquer interessado em manter limpas as energias espirituais ao seu redor em equilíbrio.

Últimos posts no blog

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi – Dia 20 de janeiro comemoramos o “Dia de São Sebastião” sincretizado pela igreja católica com o orixá Oxóssi.

LER

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira, Exú, Omulú e Irôko.

LER

Sete  Lágrimas

Sete lágrimas de um Preto Velho

Sete lágrimas de um Preto Velho – Belo poema atribuído aos Pretos Velhos em sua imensa sabedoria que faz uma crítica àqueles que desprezam a umbanda ou a tratam com vaidade e desdém.

LER

Oferendas no primeiro dia 7 do ano

Oferenda no primeiro dia 7 do ano

Para agradar sua Pombagira ou Exú faça uma oferenda no primeiro dia 7 do ano e receba proteção contra feitiços e abertura para prosperidade em sua vida.

LER

Boa noite

Orixá não muda

Orixá não muda a essência de ninguém. Água nunca será terra, assim como fogo nunca será ar. Orixá te oferece ferramentas para crescer, portanto você é o único responsável pela sua evolução! Boa noite.

LER

Oração Santos Reis

Oração aos Santos Reis

No dia 06 de janeiro é celebrado o dos dos Santos Reis, data onde termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

LER

fase da Lua

As simpatias para cada fase da Lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Janeiro de 2017

Janeiro de 2017

Janeiro abre o ano de 2017 com homenagens e eventos abertos para participação gratuita de todas as pessoas que desejarem prestar suas reverências e fazer seus pedidos. Aproveite!

LER

Terça feira 2017

Primeira terça de 2017

Primeira terça feira de 2017! que tal relembrarmos quais são os orixás regentes do dia, e o culto de cada um?

LER

Ano novo com defumação

Ano Novo com defumação

Ano novo com defumação – Para a entrada do ano novo deixe sua residência com boas energias de prosperidade, harmonia e amor realizando esta defumação espiritual no último dia do ano.

LER

Proteção Espiritual

Proteção espiritual para você e sua casa

Proteção espiritual – O final do ano está aí sendo necessário proteger você e sua casa com energias espirituais positivas para a chegada de um ano novo cheio de alegrias.

LER

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

Roupas brancas na virada

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

LER

Proteção da casa

Proteção da casa nas festas de final de ano

Proteção da casa – Sua casa também deve estar protegida e carregada de boas energias para que você tenha um ano novo cheio de felicidade, prosperidade e amor. Uma boa defumação é o princípio de tudo.

LER

Prosperidade no Ano Novo

Prosperidade no Ano

A prosperidade no Ano Novo é dada pela “Rainha do Mar” que recebe as oferendas no “Barco de Iemanjá”, entregues na passagem do ano, sob as regras da Umbanda.

LER

Dia do Pai Oxalá

Dia do Pai Oxalá

Natal é dia de Oxalá! O sincretismo com Jesus Cristo deu ao primeiro orixá, e pai de todos os outros, a data comemorativa.

LER