Folhas, ervas e os Orixás

Folhas, ervas e os Orixás – Folhas e demais plantas são poderosos elementos da natureza que com seu axé possuem o poder de purificação, proteção, energização e cura através dos orixás.

Folhas, ervas e os Orixás
Folhas, ervas e os Orixás

Folhas, e plantas em geral, carregam cada uma o seu axé próprio, o axé de cada orixá, que nos protege, purifica, cura e nos energiza conforme o axé do orixá que a rege.

O “Raizes Espirituais” traz a seus leitores e seguidores uma relação dos orixás da umbanda e suas plantas mais comumente usadas nos banhos, filtros e defumações por carregarem o axé do orixá.

Os orixás e suas plantas:

Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã: alecrim, algodão, boldo, erva-cedreira, funcho, girassol, hortelã, levante, malva.

Erês: alecrim, alfazema, amoreira, hortelã, laranjeira, manjericão, rosa branca, sálvia.

Exú: arruda, beladona, cactos, cana de açúcar, carqueja, comigo ninguém pode, mamona, mangueira, picão preto, pimenta da costa, pinhão roxo, unha de gato, urtiga.

Iansã: alfazema, bambu, dormideira, espada de iansã, louro, manjericão, pitangueira, romã.

Iemanjá: alfazema, anis, chapéu de couro, hortelã, jasmim, lágrima de Nossa Senhora, lavanda, mastruço, pata de vaca, unha de vaca.

Irokô: albizeiro, cajueiro, colônia, jaqueira, noz moscada.

Logunedé: Todas as ervas de seu pai Oxossi e sua mãe Oxum, além das suas próprias que são piperegum amarelo e piperegum verde.

Nanã Buruku: alfavaca, assa peixe, avenca, cipreste, crisântemo roxo, erva-cidreira, manacá, oriri, quaresmeira, pinhão roxo.

 Obá: alteia, bambu, cambuí amarelo, cordão de frade, cravo da índia, dormideira, espirradeira, hortelã, lírio do brejo, louro, manjericão roxo, maravilha bonina.

Ogum: abre-caminho, agrião, aroeira, carqueja, espada de São Jorge, flecha de ogum, jatobá, jurupitã, losna, pata de vaca, pinhão roxo, vence tudo.

Omolú/Obaluaê: alfavaca roxa, babosa, canela de velho, fruta de pomba, gervão, mamona, mostarda, velame.

Oxossi: alecrim do campo, alfavaca, carapiá, eucalipto, guiné caboclo, jurema, salgueiro, samambaia.

Oxum: alfavaca, arnica, camomila, erva-cidreira, gengibre, ipê amarelo, rosa amarela, rosa branca.

Oxumaré/Bessen: alteia, angelicó, araticum-de-areia, graviola, ingá-bravo, língua de vaca.

Pretos velhos: arruda, eucalipto, guiné, manjerona, pinhão roxo.

Xangô: alfavaca roxa, café (folhas), cipó-mil-homens, erava de São João, flamboiant, hortelã, levante, mangueira, manjerona, mentrasto, nega-mina.

Quais plantas usar nos banhos e defumações?

As plantas podem ser classificadas como calmas, fortes e bravas e sua combinação deve ser feita de acordo com cada objetivo e cada orixá.

Saiba qual são os seus orixás e quais as folhas ou plantas mais indicadas para você se purificar, se fortalecer e se proteger de acordo com o axé de quem lhe guarda e protege.

Para saber ou confirmar quais são seus orixás deve ser feita uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

Saiba mais sobre este assunto:

Sem folha não existe orixá – O encanto das folhas, o axé das ervas é o presente de Ossaim a nós, através delas nos curamos, banhamos, alimentamos e entramos em contato íntimo com nossas raízes espirituais, com nossos orixás.

Banho de descarrego com 7 ervas – Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas pode ser utilizado para aliviar tensões astrais além de renovar as boas energias promovendo limpeza espiritual.

Os banhos de ervas da Umbanda – Vamos conhecer hoje os principais banhos de ervas da Umbanda, para qualquer interessado em manter limpas as energias espirituais ao seu redor em equilíbrio.