Hoje é dia de Nanã!!! Saluba Nanã Buruquê!!! Saluba!!!

Hoje é dia de Nanã!!! Saluba Nanã Buruquê!!! Saluba!!! Assim saudamos esta Orixá, que vem de épocas tão distantes, que torna difícil identificar suas origens. Nanã é considerada a avó dos orixás, a mais velha orixá do panteão africano.

Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte homenageada em 26 de julho na Umbanda.

Nanã é uma expressão que significa “Mãe” e expressa respeito por qualquer pessoa idosa, em vários dialetos africanos. Além disso, ela está ligada ao culto dos mortos, é a orixá encarregada de transformar as almas para que esqueçam sua vida passada e possam encarnar novamente seguindo o curso de sua evolução e progresso espiritual.

Ela acolhe o espírito que acaba de desencarnar e o encaminha ao “vale do esquecimento”, onde decanta com o poder do barro, seu domínio supremo, mistura de água e terra, seus elementos principais e assim; produz o esquecimento da alma para encarnar em nova vida, novo destino, sem as lembranças da vida passada.

Nanã encaminha suas almas “esquecidas” do passado recente a seu filho Obaluaiê, para que este remodele a alma ao novo corpo que irá nascer, a alma que está ligada desde a concepção, e irá agora ser de uma criança que vai cumprir novo processo evolucionário espiritual.

Nanã está ligada ao mistério da vida e morte sendo a orixá que comanda o período da menopausa nas mulheres, está ligada as doenças senis, a velhice, a preparação para a morte e a ressurreição do espírito, encarnado em novo corpo na busca da evolução espiritual dos seres.

É a protetora dos idosos, dos desabrigados, dos doentes e dos deficientes visuais.

No ciclo feminino da vida, refletido pelas orixás da Umbanda vemos o inicio da vida sexual feminina com a orixá Oxum canalizando aquilo que será a sexualidade da mulher em sua plenitude.

Seguindo a linha da vida, encontraremos Iemanjá proporcionando  a maternidade; e no fim da vida fértil feminina encontraremos a orixá Nanã; finalizando a geração de filhos e trazendo a mulher um novo período de maturidade sexual afetiva, com o poder da experiência vivida até então.

REALIZE UMA OFERENDA PARTICULAR A ORIXÁ NANÃ

Você deve entrar em contato por meio do formulário abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com oferendas a Nanã.

As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.

SAIBA MAIS

Orixá mãe e avó, Nanã Buruquê nos liberta – Nanã Buruquê remete à nossa ancestralidade, um espírito antigo que conduz os espíritos desencarnados ao mundo espiritual, aconchegando-os em seus braços.

Domingo dia de Nanã Buruquê – Domingo é o dia consagrado a orixá Nanã e aos Pretos Velhos, por extensão as almas. Dia de homenagear os que já partiram e nos guardam com carinho. Saluba, Nanã!

Nanã – Nanã Burukú é o orixá dos mangues, do pântano, senhora da morte responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne) das almas.