Irôko ou Tempo – um orixá considerado raro

Irôko é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponderia ao Nkisi Tempo na Angola/Congo.

Orixá Irôko (Tempo)

No Brasil, Iroko é considerado um “orixá” e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado.

Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.

O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.

Culto a Irôko

Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo.

Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho Símbolo: Lança, Grelha Domínios: Tempo, Vida e Morte Saudação: Iroko ISó! Eeró!

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Em todas as reuniões dos orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua ação eterna.

É um orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.

É o orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

Correspondência de Irôko

Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilónia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.

Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.

Irôko no Brasil

No Brasil diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.

Características dos filhos do Tempo (Iroko)

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.

Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.

Um defeito grande, é o facto dos filhos de Iroko não conseguirem guardar segredos.

Fonte: Vitor de Umbará

Últimos posts no blog

Consulta espiritual a distancia no site "Raízes Espirituais"

Consultar o Jogo de Búzios online e saber meus orixás

Como fazer uma consulta a distancia ao Jogo de Búzios online e saber pela mãe de santo no oráculo quais são os meus orixás e entidades que regem minha vida?

LER

Orientação espiritual na Umbanda

Mediunidade e orientação espiritual na Umbanda

A crença no mundo espiritual ainda é novidade para muitos, principalmente para os que não têm contato direto com os espíritos ou a ajuda da mediunidade.

LER

Bom dia com a Bênção de Oxalá!

Surpresas agradáveis

Nunca seja amargo, trapaceiro ou mesquinho, assim; surpresas agradáveis aguardarão por você neste dia e futuramente!

LER

Prece a Oxóssi e a falange dos Cabolcos

Prece a Oxóssi e falange dos Caboclos

Meu Glorioso São Sebastião que na figura de Oxóssi toma conta da maravilhosa falange dos Caboclos. Vós que tens força e sabedoria ilumina essa falange para que ela, sempre cheia de energia positiva de amor, possa vir a nosso auxílio e nossa proteção. A meu Caboclo regente acendo agora uma vela em minha casa com toda a fé e peço […]

LER

Coragem e fé

Coragem

A alma mais temerosa torna-se corajosa com a necessidade e a fé!

LER

O que são as oferendas e ebós feitos na Umbanda?

O que são oferendas e ebós da Umbanda

O que são as oferendas e ebós da Umbanda? Existem muitas dúvidas e mitos a respeito, se fazem bem ou mal a nossa espiritualidade, e se resolvem os problemas.

LER

Como combater a inveja no trabalho

Inveja no trabalho

A inveja um dos 7 pecados capitais é um dos piores sentimentos negativos que podem acometer qualquer pessoa no trabalho que esteja sem proteção espiritual.

LER

Um dos mais poderosos banhos de descarrego

Banho de Sal Grosso

O banho de sal grosso é um dos mais poderosos banhos de descarrego e purificador dos miasmas e larvas espirituais, arrastando todo negativismo para longe.

LER

Bons ventos

Bons ventos

Bom dia! Bons ventos tragam renovação em sua vida e afastem para bem longe todo mal que por ventura atravessar seu caminho!

LER

Participe das Oferendas aos Erês em 2015

Homenagem aos Erês em 2015

Participe das homenagens aos Erês (Cosme e Damião) gratuitamente no dia 28 de setembro de 2015 às 21 h no site “Raízes Espirituais”

LER

Oferendas aos Erês para resolver problemas amorosos

Oferendas aos Erês para o amor

Setembro é o mês de fazer oferendas aos Erês, saudando os importantes espíritos infantis que tem tanto poder no amor e atendem nossos pedidos com carinho.

LER

Xangô, senhor dos raios e trovões

Os fundamentos da justiça em Xangô

Com os raios e os trovões Xangô indica se uma ação foi boa ou má e descarrega sua fúria sedenta de justiça sobre aqueles que cometeram falhas na terra.

LER

Bom dia !

Setembro vai trazer a alegria das flores da primavera

Bom dia! Que Setembro 2015 traga a alegria das flores da primavera e; para combater o mal, procure progredir na direção do bem, do afeto e da harmonia.

LER

Setembro de 2015 tem a bênção de Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 com Ogum e Oxumaré

Setembro de 2015 chega com o axé dos orixás Ogum e Oxumaré sob a lua cheia, trazendo benefícios a todos no mês da entrada da primavera no hemisfério sul.

LER

Encontro do Brasil e África

Capoeira – o encontro do Brasil e Africa

Um dos tesouros da cultura africana que foi trazido para o Brasil na época da escravidão e que sobrevive a duras penas no mundo moderno é a capoeira.

LER