Irôko ou Tempo – um orixá considerado raro

Irôko é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponderia ao Nkisi Tempo na Angola/Congo.

Orixá Irôko (Tempo)

No Brasil, Iroko é considerado um “orixá” e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado.

Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.

O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.

Culto a Irôko

Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo.

Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho Símbolo: Lança, Grelha Domínios: Tempo, Vida e Morte Saudação: Iroko ISó! Eeró!

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Em todas as reuniões dos orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua ação eterna.

É um orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.

É o orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

Correspondência de Irôko

Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilónia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.

Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.

Irôko no Brasil

No Brasil diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.

Características dos filhos do Tempo (Iroko)

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.

Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.

Um defeito grande, é o facto dos filhos de Iroko não conseguirem guardar segredos.

Fonte: Vitor de Umbará

Últimos posts no blog

Entidades Cigan as e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas da Umbanda são homenageadas no “Dia Nacional dos Ciganos”, 24 de maio, dia dedicado a Santa Sara Kali, Padroeira dos Ciganos.

LER

Santa Sara - protetora das gávidas

Santa Sara – Protetora das Grávidas

Santa Sara Kali é a Protetora dos Ciganos e também Protetora das Grávidas, é ela quem ampara e vem ao encontro daquelas que tem dificuldade para engravidar.  

LER

Ajuda espiritual da Falange Cigana na crise financeira

Na crise financeira peça ajuda espiritual Cigana

Tempos de crise financeira pedem a ajuda espiritual especial da Falange Cigana, que abrem caminhos para ganhar dinheiro e obter oportunidades profissionais.

LER

Oração a Santa Sara Kali em 25 de maio

Oro a Santa Sara para achar o grande amor

Oro a Santa Sara para achar o grande amor de minha vida ou manter o que já tem. Peça com fé a padroeira do Povo Cigano e obtenha suas graças!

LER

Entidades de Umbanda da Falange Cigana auxiliando na amarração de amor

Amarração de Amor Cigana

A Amarração de Amor Cigana é um dos mais poderosos trabalhos realizados na Umbanda que desperta no coração do casal o amor, a cumplicidade e a fidelidade.

LER

Dias 24 e 25 de maio temos homenagens a Falange Cigana no site "Raízes Espirituais"

Encontrar um amor com Santa Sara Kali

Você vai encontrar um amor com ajuda de Santa Sara Kali. Peça a “Rainha dos Ciganos” para interceder nos caminhos amorosos e trazer a felicidade para você.

LER

Proteção através da Umbanda

8 dicas para proteger sua casa contra macumba

Hoje trago 8 dicas para proteger sua casa contra macumba, feitiços lançados contra você, inveja, olho gordo e até mesmo contra entrada de inimigos. Saiba como!

LER

Sexta-feira 13 e Dia de Preto Velho

Sorte dobrada! – “Dia de Preto Velho” e “Sexta-feira 13″

Essa “Sexta-feira 13″ e o “Dia de Preto Velho” trazem a sorte dobrada para os visitantes do site “Raízes Espirituais”, pois você pode participar das oferendas e concorrer ao sorteio. O que está esperando?! Sorte Dobrada Nunca uma sexta-feira 13 trouxe tanta sorte para você! Entrando em contato hoje pelo nosso formulário abaixo, você garante sua sorte dobrada com a participação […]

LER

Importância de ter uma estátua de Preto Velho

A estátua de Preto Velho

Desde que entendo por gente, havia uma estátua de Preto Velho dentro da casa de minha família, que era respeitada, reverenciada e recebia oferendas regulares. Mas para quê servia a estátua de Preto Velho em casa ? O que eu só fui entender mais tarde, era o motivo de existir aquela estátua de Preto Velho dentro da casa da minha família. Como cresci numa família onde […]

LER

Dia 13 de Maio é "Dia de Preto Velho"

Simpatia para Dia de Preto Velho

Você mesmo pode fazer uma pequena simpatia para Dia de Preto Velho, em 13 de maio, e fazer um pedido no dia de homenagem a essa entidade de Umbanda.

LER

Homenagem em 13 de maio

Trabalhos Espirituais dos Pretos Velhos

Os trabalhos espirituais dos Pretos Velhos são dos mais poderosos trabalhos da Umbanda, agindo em diversos setores para ajudar aqueles que pedem socorro.

LER

Pretos Velhos: Sabedoria e Humildade

Pretos Velhos Sabedoria e Humildade

Pretos Velhos sabedoria e humildade são seus símbolos, pois são conhecedores dos sofrimentos e aflições humanos e ajudam quem os procura dissipando as energias negativas.

LER

Participe de nossa homenagens gratuitamente

Semana dos Pretos Velhos 2016

Participe da “Semana dos Pretos Velhos 2016” e garanta o axé desses espíritos evoluídos de Umbanda, que tanto nos ajudam na vida terrena. Pelos melhores trabalhos espirituais ligados a saúde, a busca da prosperidade na profissão e nas finanças, para a limpeza espiritual poderosa, a proteção infinita pela grande sabedoria expressa em suas palavras, os Pretos Velhos são umas das entidades […]

LER

De 17 a 28 de Maio de 2015 com desconto promocional de 20%

Magia de Amor da Falange Cigana – Maio 2016

Você pode mudar sua vida amorosa com a ajuda da Magia de Amor da falange Cigana do Oriente de 01 a 28 de Maio de 2016 com um desconto de 20%, aproveite! Magia de Amor da Falange Cigana Ninguém quer sofrer por amor não correspondido. Porquê ficar sofrendo se você pode reverter agora mesmo essa situação e fazer uma Magia de Amor da Falange Cigana para a pessoa do seu coração? Para ser feliz no […]

LER

Participe do sorteio no Dia das Mães 2016

Mamãe filha da orixá Ewá

Hoje é dia da mamãe filha da orixá Ewá. Nessa semana vamos falar sobre cada mãe e a influencia das orixás femininas sobre a maternidade. Acompanhe!

LER