Irôko ou Tempo – um orixá considerado raro

Irôko é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponderia ao Nkisi Tempo na Angola/Congo.

Orixá Irôko (Tempo)

No Brasil, Iroko é considerado um “orixá” e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado.

Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.

O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.

Culto a Irôko

Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo.

Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho Símbolo: Lança, Grelha Domínios: Tempo, Vida e Morte Saudação: Iroko ISó! Eeró!

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Em todas as reuniões dos orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua ação eterna.

É um orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.

É o orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

Correspondência de Irôko

Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilónia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.

Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.

Irôko no Brasil

No Brasil diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.

Características dos filhos do Tempo (Iroko)

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.

Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.

Um defeito grande, é o facto dos filhos de Iroko não conseguirem guardar segredos.

Fonte: Vitor de Umbará

Últimos posts no blog

Participe do sorteio da Consulta Espiritual ao Jogo de Búzios e Tarô

“Dia das Mães 2016″ Sorteia Consulta Espiritual

No “Dia das Mães 2016” o site “Raízes Espirituais” sorteará uma “Consulta Espiritual ao Jogo de Búzios e Tarô”, um presente especial para sua querida mãe.

LER

Consulte o Jogo de Búzios online do site "Raízes Espirituais"

Quais são meus orixás?

Quais são meus orixás, aqueles que comandam meus caminhos e influenciam minha personalidade? Como reverencia-los e quais são os dias certos para fazer isso?

LER

Ogunhê Ogum!

Ogunhê Ogum Ogunhê

Ogunhê Ogum! Ogunhê! Senhor da guerra e da coragem, Ogunhê! Protetor dos templos, das casas e dos caminhos, Ogum é  destemido e implacável.

LER

23 de Abril é dia de homenagear Ogum e São Jorge

Ogum, nos dê força nas batalhas

Ogum é o orixá da Umbanda que protege a todos aqueles que lhe rogam com fé, fechando nosso corpo contra magia, armas de fogo e perigos diversos. Ogum, nos dê força nas batalhas! Orixá da guerra, Ogum é o combatente e guerrero divino de Oxalá, que nunca abandona um filho no campo de batalha. Assim seus filhos costumam referir-se a […]

LER

Logunedé, caçador e pescador

Logunedé – caçador e pescador

Logunedé, caçador e pescador ao mesmo tempo, homenageado no dia 19 de abril, vive seis meses nas matas e seis meses nos rios, pois carrega consigo os axés de Oxum e Oxóssi que se juntam harmonizando o feminino e o masculino.

LER

Dia 19 de abril homenageamos Santo Expedito

Oração a Santo Expedito

Dia 19 de abril é dia de fazer uma oração a Santo Expedito por uma causa urgente e assim obter a sua graça.

LER

Dia 19 de abril é Dia de Logunedé

Oração a Logunedé

Trazemos para você a oração a Logunedé homenageado em 19 de abril. Reze com fervor e peça a este sábio orixá para guiar sua vida. Oração a Logunedé Menino deus, Logunedé, senhor das brincadeiras e das alegrias constantes Menino deus das bênçãos da vida e da terra cintilante Menino deus do abebé e do ifá que sua atenção caia sobre mim Menino deus do ouro […]

LER

Homenagem dia 19 de abril

Orixá Logunedé das causas urgentes como Santo Expedito

Ao orixá Logunedé é que se pode fazer pedidos para as causas urgentes assim como a Santo Expedito, que o representa no sincretismo religioso. Logunedé comanda tanto a caça quanto a pesca sendo um orixá procurado principalmente para ajudar nas questões financeiras e profissionais, mas também em questões de saúde, especialmente para as mulheres que desejam ter filhos, recorre-se a este orixá e […]

LER

Participe gratuitamente das comemorações do mês de abril de 2016 gratuitamente

Comemorações em Abril de 2016

Abril de 2016 chega com comemorações importantes ligadas aos orixás Logunedé e Ogum, homenageados nesse mês quando contamos sua participação nas festas. No mês de abril faremos homenagens a dois orixás e você pode participar gratuitamente de nossas promoções e sorteios deste mês. Entre em contato hoje mesmo! 19 de abril é o dia consagrado a “Santo Expedito” é o dia do orixá […]

LER

Dia 29 de abril de 2016 sortearemos uma estátua de São Jorge no site "Raízes Espirituais"

Sorteio da estátua de São Jorge em abril de 2016

Dia 29 de abril de 2016 sortearemos uma estátua de São Jorge e você pode participar gratuitamente e contar com a força e a proteção do nosso guerreiro divino em sua casa para proteger você e toda sua família.

LER

Orientação Espiritual é Coisa séria!

Orientação Espiritual é coisa séria!

Estar em sintonia com seus mentores espirituais e obter deles a boa orientação espiritual é fundamental para encontrar sucesso na vida em diversos setores. Não importa a época do ano, orientação espiritual é coisa séria e merece ser tratada com respeito mesmo que você não pratique determinada religião. Afinal, orientação espiritual não requer uma ligação com essa ou aquela religião, mas […]

LER

Quaresma e os trabalhos espirituais

Quaresma e o poder das Pombagiras e Exús

Quaresma é período ideal para trabalhos espirituais com Pombagiras e Exús pois estas entidades estão no comando nessa época do ano.

LER

Mentores Espirituais - Espíritos Consoladores

Mentores Espirituais – bons espíritos orientadores

“Mentores Espirituais” são aqueles bons espíritos que nos orientam e trazem a intuição da direção a tomar em determinados assuntos. O Mentor Espiritual é o espírito que está ligado a nós em determinado momento de nossa vida para ajudar em questões específicas de nossos caminhos espirituais ou terrenos, pessoais, amorosos, enfim; participam de nossa vida em qualquer setor, para nos orientar em nosso crescimento. […]

LER

Mulher, hoje é seu dia!

Mulher – hoje é seu dia!

Mulher, hoje é seu dia! Você é um ser único, um ser espiritual. Este é o ponto de partida crucial de sua existência e de sua contribuição à existência humana de acordo com nossa natureza, nossa capacidade inata de ser, de criar, de celebrar o dom da vida.

LER

Dia 08 de março "Dia Internacional da Mulher"

Parabéns Mulher!

Parabéns Mulher! Março é o seu mês no site “Raízes Espirituais” ! Participe de nossas promoções especiais.

LER