Irôko ou Tempo – um orixá considerado raro

Irôko é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponderia ao Nkisi Tempo na Angola/Congo.

Orixá Irôko (Tempo)

No Brasil, Iroko é considerado um “orixá” e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado.

Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.

O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.

Culto a Irôko

Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo.

Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho Símbolo: Lança, Grelha Domínios: Tempo, Vida e Morte Saudação: Iroko ISó! Eeró!

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Em todas as reuniões dos orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua ação eterna.

É um orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.

É o orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

Correspondência de Irôko

Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilónia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.

Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.

Irôko no Brasil

No Brasil diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.

Características dos filhos do Tempo (Iroko)

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.

Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.

Um defeito grande, é o facto dos filhos de Iroko não conseguirem guardar segredos.

Fonte: Vitor de Umbará

Últimos posts no blog

Previsões para 2017

Previsões para 2017 no Jogo de Búzios e Cartas do Tarô

As previsões para 2017 do Jogo de Búzios e Cartas do Tarô de Mãe Makena trazem dicas a você que deseja um ano novo repleto de realizações, confira!

LER

Filhos Logunedé

Características filhos de Logunedé

Filhos de Logunedé – Logunedé é o orixá da pesca e caça, dons herdados de seus pais Oxum e Oxóssi.

LER

Dezembro 2016 no site "Raízes Espirituais"

Dezembro 2016 no site “Raízes Espirituais”

Dezembro 2016 haverão diversas comemorações e sorteio no site “Raízes Espirituais”, participe gratuitamente e tenha um 2017 abençoado pelos orixás! O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe! No dia 07  realizamos nossa homenagem mensal as Pombagira e Exús, como fazemos todos os meses. […]

LER

Culto Obá

Culto Obá

O Culto Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas.

LER

Dicas para sua simpatia

Dicas para sua simpatia

Muitas pessoas nos enviam mensagens perguntando porque a simpatia que fizeram não dá certo. As respostas, na maioria das vezes, são muito simples: a falta de fé, erro na realização dos trabalhos, confusão nos ingredientes utilizados, realização em dias não apropriados, etc.

LER

Inveja no trabalho

Como lidar com a inveja no trabalho

A inveja um dos 7 pecados capitais é um dos piores sentimentos negativos que podem acometer qualquer pessoa no trabalho que esteja sem proteção espiritual.

LER

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem – Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte.

LER

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá – Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana). O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

LER

Dicas para proteger sua casa

Dicas para proteger sua casa

A seguir trazemos algumas dicas para proteger sua casa contra macumba, feitiços lançados contra você, inveja, olho gordo e até mesmo contra entrada de inimigos. Saiba como!

LER

Obrigação anual Oxum

Obrigação Anual para mãe Oxum

No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição” faço a minha mais importante Obrigação Anual para mãe Oxum, meu orixá de cabeça. Participe!

LER

Fase da lua

Simpatia para cada fase da lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Obrigação para Iansã

Obrigação Iansã

O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe!

LER

Prece Iemanjá

Bela prece Iemanjá

Hoje sábado é dia das Rainhas das Águas Mamãe Oxum e Iemanjá.   Bela prece para ser feita a Rainha do mar, Iemanjá.  

LER

Culto a Oxalá

O culto a Oxalá

O culto a Oxalá ocorre às sextas-feiras quando os praticantes e simpatizantes da Umbanda vestem-se de branco em homenagem ao orixá da paz e da tranquilidade.

LER

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi – Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

LER