Obá orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida e considerada mais forte que muitos orixás masculinos, pois Obá venceu em luta Oxalá, Xangô e Orumilá.

Obá, orixá feminina muito temida
Obá, orixá feminina muito temida e considerada mais forte que muitos orixás masculinos, pois Obá venceu em luta Oxalá, Xangô e Orumilá.

Quem é Obá?

Obá orixá feminina, é irmã de Iansã, foi esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô.

Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Oxum e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela, sempre aparece cobrindo o local da orelha com a mão.

Obá usa a festa da fogueira de Xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de Xangô mais fieis a ele.

Itan de Obá (Lenda de Obá) – Guerreira e ingênua

Apesar de ser uma grande guerreira, Obá tinha um coração que sofria angustiado por sentir que seu marido, Xangô, preferia suas outras esposas; Iansã, sua irmã, e Oxum.

Para tentar chamar a atenção de seu amado, Obá preparava sempre pratos deliciosos para ele, mas não conseguia ser tão próxima quanto as outras e certo dia perguntou a Oxum qual o seu segredo para mantê-lo sempre tão próximo e apaixonado por ela.

Maliciosa, Oxum disse que preparava para o marido um de seus pratos prediletos, o amalá, e nele colocava sua orelha como prova de devoção.

Ingênua que era, Obá fez o mesmo, cortou sua orelha e colocou no amalá que preparou para Xangô, acreditando estar fazendo um feitiço infalível.

Ao perceber a orelha na comida, Xangô ficou enojado e furioso com Obá, que só então percebeu que havia sido enganada por Oxum.

Por causa das tramoias entre as esposas, Xangô , em sua ira, expulsou Obá e Oxum de seu reino e elas se transformaram em dois rios: rio Obá, também conhecido com rio Niger, e rio Oxum (Osun), que correm pela África.

Características dos filhos de Obá

Os filhos de Obá são fortes e revoltos como as águas do rio em que ela se transformou, vivem com a intensidade de quem chegou ao seu limite e conquistou seu caminho.

Tendem a um estilo simples de vida, porém sedentos de grande conhecimento, apaixonados e dedicados à vida amorosa, conduzindo a si próprios a sofrimentos por se entregarem demasiadamente à pessoa amada. Obviamente são ciumentos e, apesar de bondosos, podem se tornar vingativos.

Participe da homenagem a Obá em 2016

Dia 31 de maio de 2016 às 21h celebramos Obá com homenagens em um ritual que você pode participar, enviando seu pedido para acompanhar as oferendas.

Para participar você deve enviar seu nome completo, data de nascimento e a graça que deseja alcançar. Entre em contato para maiores informações.

Saiba mais sobre Obá visitando outras páginas sobre esta orixá em:

Oração de quarta-feira à Obá – Obà Siré! Senhora das águas tempestuosas, ajudai-me a vencer os obstáculos em minha vida profissional e financeira.

Culto a Obá – O Culto a Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas.

Características da personalidade dos filhos da orixá Obá – Os filhos de Obá são a água não mais contida, a revolta dos que aguentam, no limite das emoções, tudo o que a vida e as pessoas o trouxeram.