Homenageada em 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia
Homenageada em 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.

Características dos filhos de Ewá

Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingénuas e puras.

Apegadas à riqueza, as filhas de Ewá gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.

São pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados.

São vivas e atentas, mas sua atenção está canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distracção e dificuldades de concentração em determinados momentos.

Lenda de Ewá

De certa feita estando Ewá à beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direção. Era Ifá que vinha esbaforido fugindo de Ikú (a morte).

Pedindo seu auxílio, Ewá despejou toda roupa no chão, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifá e sentou-se. Daí a pouco chega a morte perguntando se não viu passar por ali um homem e dava a descrição. Ewá respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalço. Ao desaparecer, Ifá saiu debaixo do igba e levou Ewá para casa, a fim de torná-la sua mulher.

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com Santa Luzia.

Ewá é sincretizada com Santa Luzia e homenageada em 13 de dezembro
Ewá é sincretizada com Santa Luzia e homenageada em 13 de dezembro

Sincretismo religioso

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com Santa Luzia, a protetora dos olhos que é comemorada em 13 de dezembro. É a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.

Segundo a tradição da igreja católica foi uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa CecíliaSanta Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Luzia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.
Homenagem em 13 de dezembro
Homenagem em 13 de dezembro

Culto a Ewá

Orixá EwáDia da semana: terça-feira

Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa

Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)

Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas

Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade

Saudação: Ri Ro Ewá!

Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhos de santo mulheres.

Usa como insígnias a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com ikó (palha da costa) tingida. Gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas que é seu grande ewó (proibição).

Já sabe quais os orixás que acompanham você?

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios

Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

Para descobrir qual é o seu orixá e quais as entidades que o acompanham faça uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato hoje mesmo!

Entre em contato através do formulário abaixo.