Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos.

Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú, e recebe também parte dos sacrifícios dos outros orixás pois foi quem que forjou o obé (faca usada nos rituais para oferendas de sacrifícios).

Era um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre um rico espólio e numerosos escravos.

Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, “Rei de Irê”.

Características dos filhos do orixá Ogum

Os filhos de Ogum são o tipo das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas.Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que, nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos.

São do tipo de pessoas impetuosas e arrogantes, mas que devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.

Dias, cores, comidas e saudações a Ogum

  • Dia da semana consagrado a Ogum: Terça-feira
  • Cores: azul escuro, azul marinho, azul cobalto, verde;
  • Símbolo: idá (espada de ferro);
  • Contas: azul escuro, verde;
  • Oferendas: bodes e galos, inhame, feijoada, cerveja branca.
  • Saudação: “Ogunhê!”

Participe da Obrigação Anual para Ogum no dia 23 de Abril. Faça oferendas para Ogum neste dia e receba seu axé para mais um ano de proteção. Dia mais propício para os filhos do orixá fazerem suas oferendas ao santo que os protege. Participe, entre em contato!

Sabe qual é seu orixá?

Mãe Makena realizando consulta ao Jogo de Búzios

Meu nome é Makena e há mais de 40 anos estudo e utilizo o jogo de búzios (merindilogun). Além de médium, mãe de santo, sou também vidente, o que ajuda muito em meu trabalho intuitivo de interpretação dos oráculos.

Com minha longa experiência na Umbanda posso ajudar você a vencer seus obstáculos, faça uma consulta espiritual  e eu envio a solução para seus problemas.

Peço que entre em contato com uma breve descrição de seu problema e assim que possível responderei sua mensagem apontando uma direção para seu problema, sob a luz da umbanda.

Estou aguardando seu contato para poder ajudar no que for preciso!