Ossaim

Ossaim é o orixá das ervas medicinais e litúrgicas detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia.

Sua importância é primordial no culto umbandista. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência e assistência. O seu sacerdote é o Babá Olosayin.

Ossaim é o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Ossaim traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.

Culto a Ossaim

  • Ferramenta: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.
  • Cores: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação.
  • Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
  • Animais: Bode e galo, entre outros.
  • Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras !

Características dos filhos de Ossaim

É difícil encontrar um filho de Ossaim. Seus filhos são pessoas engraçadas, risonhas, alegres e obstinadas. Quando querem, vão e fazem. Podem se tornar violentos e perigosos se estão insatisfeitos ou raivosos.

Sabem conquistar as pessoas e adoram aventuras amorosas. São pacientes quando amam e fazem de tudo para a relação durar. Trabalham demais para conseguir estabilidade e independência.

Lenda de Ossaim (Itan de Ossaim)

Ossaim recebera de Olodumarê o segredo das folhas. Ossaim sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes. Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta. Eles dependiam de Ossaim para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas.

Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e impetuoso, irritado por esta desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar Ossaim a propriedade das folhas. Falou dos planos à sua esposa Iansã, explicou-lhe que, em certos dias, Ossaim pendurava, num galho de Irôko, uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. – desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias, disse-lhe Xangô. Iansã aceitou a missão com muito gosto.

O vento soprou a grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.

Os orixás se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Ossaim permaneceu “senhor do segredo das folhas” de suas virtudes e das palavras que devem ser pronunciadas para provocar sua ação. E assim, continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto, graças ao poder (axé) que possui sobre elas.

Já sabe os orixás que acompanham você?

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios

Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

O Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente.

Para descobrir qual é o seu orixá e quais as entidades que acompanham você faça uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato hoje mesmo!