Os rituais da Umbanda na Semana Santa

Sexta-feira da Paixão e Páscoa na Umbanda

A Semana Santa relembra o mito da Criação do Mundo na umbanda

Muitos terreiros de Umbanda dão início as comemorações da Semana Santa na quarta-feira santa com o fim da quaresma.

Muito antes do cristianismo o povo africano já respeitava a quaresma, porém com um significado diferente dos fatos relacionados a vida de Jesus Cristo.

Enquanto os cristãos celebram a morte e a ressurreição de Cristo, os africanos celebram o Lorogun, período em que os orixás entram em guerra contra o mal, para trazer o pão de cada dia para seus filhos.

A Semana Santa começa na quarta-feira que antecede o domingo de Páscoa, 40 dias após a quarta-feira de cinzas, quando comemoramos na umbanda o retorno aos trabalhos com os orixás no sábado de aleluia.

Páscoa tem seu lugar na primeira lua cheia no signo de Áries que é um importante evento celeste mas não tem uma estreita ligação com a umbanda. Até hoje celebramos a páscoa no primeiro domingo seguinte à primeira lua cheia do signo de Áries.

A Guerra dos orixás na quaresma

Em muitos terreiros de umbanda na quarta-feira de cinzas os orixás da casa devem ser vestidos e cada filho de santo oferece a eles suas comidas preferidas.

Os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no Sábado de Aleluia, sendo esta a forma de fortalecer os atabaques do terreiro. Os orixás estão em guerra!

Lorogun – rituais da umbanda na Semana Santa

Volta dos trabalhos espirituais dos orixás na semana santaNa noite de quinta para sexta-feira da paixão os seguidores da umbanda devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Iansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rondam.

Na sexta-feira da paixão são oferecidos pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade para o terreiro e seus filhos e seguidores.

No Sábado de Aleluia, Ogum, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição de pães, representando a vitória na guerra pela paz. É o fim da guerra dos orixás.

A Criação do Mundo na Umbanda

Na umbanda, a Semana Santa representa a criação do mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na sexta-feira da paixão, por ser este o dia em que os orixás descem do Orún (o mundo dos espíritos) para conhecerem a grande criação de Olorum.

Durante a Semana Santa devemos nos alimentar com comidas brancas, tais como canjica, arroz, arroz doce, acaçás e pães. Devemos evitar a ingestão de qualquer tipo de carne, assim como não devemos ingerir bebidas alcoólicas especialmente na sexta-feira da paixão.

A páscoa nos terreiros de umbanda

Muitas casas de santo comemoram a Páscoa trocando ovos de páscoa, por ser um costume arraigado em nossa sociedade embora não faça parte das comemorações da umbanda.

Que sua Semana Santa seja cheia de paz e tranquilidade e que Oxalá traga bençãos para sua vida e para sua família.

Últimos posts no blog

Simpatia para harmonizar família

Simpatia para harmonizar família

Simpatia para harmonizar família – Muitas pessoas nos procuram buscando simpatias e orientação espiritual para membros da família que passam por problemas diversos recusando tratamento.

LER

Simpatia de Oxóssi para ter muita fartura

Simpatia de Oxóssi para ter muita fartura

Simpatia de Oxóssi para ter muita fartura – Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal.

LER

Simpatia para afastar pessoas

Simpatia para afastar pessoas

Simpatia que serve para afastar pessoas indesejadas, inimigos, pessoas más, que são negativas ou lhe roubam energias.

LER

Simpatia para abrir caminhos

Simpatia para abrir caminhos

Simpatia é magia, um ato de fé. Faça a simpatia para abrir caminhos com fé e alcance de Ogum a sua tão almejada graça!

LER

Simpatia para ter dinheiro o ano todo

Simpatia para ter dinheiro o ano todo

Simpatia para ter dinheiro o ano todo, que deverá ser feita no dia 27 de setembro, dia de “São Cosme e Damião”.

LER

Linda Oração cantada na voz de Maria Bethânia para São Cosme e São Damião.

Oração cantada São Cosme e São Damião

Linda Oração cantada na voz de Maria Bethânia para São Cosme e São Damião.

LER

São Cosme e Damião

São Cosme e Damião, quem são?

Os Erês são espíritos crianças que baixam nos terreiros de Umbanda nas festividades. Gostam de doces e travessuras estão ligados a São Cosme e Damião.

LER

Simpatia para curar doenças para ser feita no dia 27 de setembro, dia de "São Cosme e Damião".

Simpatia para curar doenças no dia de São Cosme e Damião

Simpatia para curar doenças para ser feita no dia 27 de setembro, dia de “São Cosme e Damião”.

LER

Marienne de Castro

O dia de São Cosme e Damião

O dia de São Cosme e Damião é celebrado no dia 27 de setembro. Durante todo o mês de setembro postaremos orações, simpatias e receitas para serem dedicados aos Erês.

LER

Simpatias para fazer dia 27 de setembro para "Cosme e Damião"

Simpatia de Proteção da casa no dia de Cosme e Damião

Simpatia de Proteção da casa para fazer dia 27 de setembro para “Cosme e Damião”.

LER

Limpeza espiritual com os Erês

Limpeza espiritual com os Erês

Os Erês são a força de limpeza espiritual tanto de um terreiro quanto de um médium, e fazem a purificação de qualquer pessoa ou ambiente que necessite.

LER

Velas de cada dia da semana

As velas de cada dia da semana

Cada dia da semana corresponde a algum orixá que possui uma cor de vela específica. Descubra aqui qual a vela de hoje e faça uma oração ao orixá correspondente.  

LER

Obrigação mensal para os Exús e Pombagiras

Obrigação Mensal todo dia 7

Na realização da obrigação mensal todo dia 7 de cada mês, entregamos oferendas diversas as Pombagiras e Exús. Bom dia para amarrações amorosas e trabalhos diversos.

LER

Sorteio da estátua de São Miguel Arcanjo

Sorteio da estátua de São Miguel Arcanjo

Dia 29 de Setembro de 2016 temos o Sorteio da estátua de São Miguel Arcanjo em nosso site, aberto a qualquer pessoa que desejar receber esse presente da Umbanda.

LER

Sorteio da estátua dos Erês

Sorteio da estátua dos Erês

Dia 27 de Setembro de 2016 temos o Sorteio da Estátua dos Erês em nosso site, aberto a qualquer pessoa que desejar receber esse presente da Umbanda.  

LER