São Miguel Arcanjo é o grande defensor dos males

Em 29 de setembro homenageamos São Miguel Arcanjo, chefe dos exércitos celestiais e padroeiro da Igreja Católica. Anjo do arrependimento e da justiça.

São Miguel Arcanjo é o embaixador dos assuntos celestes e o opositor direto de Lúcifer, a quem subjuga com o poder da espada divina, pois é o grande defensor dos males.

Nos ensinamentos católicos, São Miguel Arcanjo tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do “Exército de Deus” e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais.

Ele é visto como um modelo angélico para as virtudes do “guerreiro espiritual”, em guerra contra o mal, por vezes também visto como sendo a “batalha interna”.

29 de setembro é o dia de São Miguel Arcanjo
29 de setembro é o dia de São Miguel Arcanjo

O segundo e o terceiro papel de São Miguel Arcanjo lidam com a morte.

No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu.

Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas.

As orações católicas em geral se referem a este papel de Miguel.

No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada (daí o motivo de ele ser também muitas vezes representado segurando uma balança).

Oração a São Miguel Arcanjo

Príncipe glorioso do céu, protetor das almas, eu Vos invoco para que me livreis de toda adversidade e de todo o pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus e conseguindo-me dele a graça da perseverança final, que me faça gozá-la eternamente, amém!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio.

Ordene-lhe Deus, o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

Vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humanidade, a soberba do príncipe das trevas.

Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria.

Ao comparecermos perante o tribunal de Deus, socorrei-nos para que não desfaleçamos. São Miguel Arcanjo, defendei-nos e protejei-nos. Amém!

Terminada esta oração repita diariamente: “São Miguel Arcanjo, defendei-me no combate!”

Você pode também publicar sua oração a São Miguel Arcanjo em nosso site clicando aqui.