Sem folha não existe orixá

Ossaim é o orixá feiticeiro comemorado em 05 de outubro. Ele que encanta as folhas, pois sem folha não existe orixá, como afirma o povo de santo.

O encanto das folhas, o axé das ervas é o presente de Ossaim a nós, através delas nos curamos, banhamos, alimentamos e entramos em contato íntimo com nossas raízes espirituais, com nossos orixás.

O culto a Ossaim é tão importante que existe um cargo: o Babalossain, mas no Brasil, poucas casas tem seu próprio Babalossain ou Olossain. Normalmente essa função é dada a um filho de Ossain, a um Ogã ou o próprio Babalorixá ou Yalorixá (Mãe de Santo) a executa.

Itan (lenda) de Ossaim

Ossaim recebera de Olodumaré o segredo das folhas.

Ossaim sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes.

Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta.

Eles dependiam de Ossaim para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas.

Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e impetuoso, irritado por esta desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar Ossaim a propriedade das folhas.

Falou dos planos à sua esposa Iansã, explicou-lhe que, em certos dias, Ossaim pendurava, num galho de Irôko, uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas.

Desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias, disse-lhe Xangô. Iansã aceitou a missão com muito gosto.

O vento soprou a grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada.

A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.

Os orixás se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Ossaim permaneceu “senhor do segredo” de suas virtudes e das palavras que devem ser pronunciadas para provocar sua ação.

E assim, continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto, graças ao poder (axé) que possui sobre elas.

Lenda ou Itan de Ossaim e o segredo das folhas em vídeo

Saiba mais sobre Ossaim em nosso site

05 de outubro é “Dia de Ossaim” (com oração)

Página dedicada ao orixá Ossaim

Fonte:

Itan de Ossaim