Símbolos do Halloween, o "Dia das Bruxas" comemorado em 31 de outubro (com banhos especiais para a data)

O “Dia das Bruxas” ou  Halloween, comemorada em 31 de outubro, está intimamente ligado ao culto celta e a festa de Samhain, que cultuava os mortos.

Os povos celtas viveram no território que compreende a Inglaterra, França e Alemanha, hoje em dia. Primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween.

31 de outubro comemorado o Dia das Bruxas

Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno).

Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados.

Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Alguns símbolos presentes no Halloween são:

Vassoura da bruxa, símbolo de limpeza de más influências espirituais

Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Os morcegos simbolizam a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos,etc.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Curiosidades sobre o “Jack-o’-lantern” ou em português “Jack da Lanterna”

Abóbora usada como lanternas na noite do halloween

As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A prática surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de “Jack Miserável”.

Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois, o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original.

Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.

Jack da Lanterna na noite do halloween

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, chateado com o truque de Jack tinha e para manter sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitiu que Jack fosse para o inferno.

Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra com desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como “Jack da Lanterna”, e depois, simplesmente “Jack O’ Lantern”.

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas.

Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O’Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas e a festa espalhou-se pelo mundo.

Banhos especiais para o “Dia das Bruxas” e informação sobre esses rituais

banhos de atração amorosa e limpeza espiritual

Banhos especiais para a noite do Halloween

Os banhos mais indicados na noites de 31 de outubro são os banhos de limpezaatração. Clique aqui para seguir boas recomendações para você energizar e dar um toque mágico nesta noite com a pessoa amada ;)

Para saber mais sobre Dia das bruxas, Halloween, Samhain e Beltane – o que estas festas pagãs tem em comum, Clique aqui.

Fontes: Wikipédia

Brasil Escola

Últimos posts no blog

Dia 23 de abri e a proteção de Ogum

Ogum, o Senhor da Guerra e das vitórias

Ogum, com sua espada nos faz mais fortes e afasta o mal, venha ele de onde vier, abre novos horizontes e nos guia rumo a vitória em nossas guerras pessoais. Ogum é homenageado em 23 de abril, que é o dia deste orixá guerreiro, destemido e nos dá força a cada dia para nossas batalhas. Este é o dia mais propício […]

LER

Pedindo a bênção dos orixás para uma semana de paz

Boa semana com a bênção dos orixás

A semana começa e pedimos a bênção dos orixás para que tudo corra bem em nossos caminhos, com paz, tranquilidade e muita energia positiva. Que a bênção dos orixás esteja com você durante toda a semana, Trazendo a sua vida as realizações que você tanto almeja, Trazendo saúde para prosseguir em sua caminhada, Renovando sua fé nos orixás e entidades […]

LER

Promoções para o mês da mulher no site "Raízes Espirituais"

Março das Mulheres 2015 com ajuda das Pombagiras

Março das Mulheres é o mês onde as mulheres tem descontos nos trabalhos espirituais com Pombagiras feitos entre os dias 09 até dia 20 de março de 2015.  As mulheres são vaidosas e querem sempre prontas a atrair com a beleza e o charme. Neste mês invista em sua sensualidade e trabalhe com as Pombagiras para atrair a atenção sexual da pessoa amada. Faça conosco […]

LER

Comemorado em 08 de março para lembrar que muito ainda há que se conquistar em termos de direitos da mulher

O Dia da Mulher na Umbanda

O “Dia da Mulher” em 08 de março é uma data a ser lembrada pela luta das mulheres na conquista de direitos numa sociedade que ainda hoje maltrata a mulher. Inspirada em nossas guerreiras Yabás, as orixás femininas da Umbanda que lutam por seus direitos; chegamos a mais um dia 08 de Março e constatamos que muito ainda há que se fazer em […]

LER

Comemorado na primeira sexta-feira de Março.

Dia Mundial da Oração

O “Dia Mundial da Oração” é comemorado na primeira sexta-feira do mês de março, e foi criado pelo Papa João Paulo II na Itália, em 27 de outubro de 1986. O “Dia Mundial da Oração” foi criado para que haja um dia no ano onde todos rezem em harmonia, juntos; independente do credo que se pratica, da religião que se segue. […]

LER

Culto a Obá realizado as quartas-feiras

Culto a Obá

O Culto a Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas. Obá representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes são considerados seus domínios. Grande protetora de seus filhos, Obá é uma das únicas orixás femininas que vence diversos orixás masculinos em […]

LER

Encontre sua alma gêmea através de trabalhos espirituais específicos na Umbanda

Alma Gêmea e os trabalhos espirituais da Umbanda

Desde o início dos tempos o ser humano se completa encontrando sua alma gêmea, um parceiro, ou parceira, alguém com quem partilhar os caminhos do amor. Um relacionamento abençoado é o que todos procuramos, uma convivência harmônica, baseada na confiança, respeito e troca. Alguém por quem lutaremos para apoiar e com quem contaremos para também nos apoiar nas batalhas, nos empreendimentos, […]

LER

É possível esquecer o amor com ajuda espiritual?

Esquecer o amor

Será possível esquecer o amor que nos trouxe tanta felicidade e de repente virou as costas e foi embora? Por que tudo isso está acontecendo comigo? Recebo muitos emails de pessoas desesperadas por amor. Sei como é duro ter o coração apertado e saber que aquela pessoa que você mais ama neste mundo não vai voltar e em alguns casos, mesmo já […]

LER

Feitiços podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal

Feitiço – Um instrumento para o bem ou para o mal

O feitiço pode agir como um bálsamo para nossa dor, quando feito para o bem, ou como um veneno, quando feito pela maldade de alguém para nos atingir. O feitiço às vezes não passa de uma maldade que nos alcança principalmente em nossos momentos de maior fragilidade, vindo de outras pessoas através de palavras, pensamentos ou práticas maléficas, movidas por […]

LER

Trabalhos espirituais e muita informação na quaresma

Especial Quaresma – O caminho para a Páscoa

O período da Quaresma é a preparação para as comemorações da ressurreição de Cristo na Páscoa e determina aos cristãos que façam jejum, oração e caridade. Para nós da Umbanda o período da quaresma não tem nenhum fundamento prático e não impõe nenhuma paralisação das atividades espirituais, pois não estamos ligados as comemorações da Igreja Católica. Pelo contrário, nessa época […]

LER

Aprenda a pedir sua entidade regente para não deixar faltar dinheiro em seu bolso.

Ritual para Pombagira não deixar você sem dinheiro

Neste ritual para Pombagira você vai aprender a pedir sua entidade regente para promover uma limpeza profunda em sua casa atraindo dinheiro a seus caminhos. Ritual para Pombagira Regente Esse ritual para Pombagira deve ser realizado em qualquer segunda-feira do mês. Você deve varrer a sua casa dos cômodos dos fundos para frente, juntando o lixo numa folha de jornal do dia. Junto com o lixo, […]

LER

A quarta-feira nos remete a passagem da vida, e a sua fragilidade.

Quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas tem um significado muito profundo e bonito para os católicos, além de marcar o primeiro dia da quaresma, um dia depois do carnaval. A quarta-feira de cinzas é um símbolo da mudança, recordando que a vida é passageira, transitória, efêmera e todos estamos sujeitos à morte, sendo um dia de jejum e abstinência para os cristãos. E nessa quarta-feira de cinzas, lembrando que a […]

LER

Oração a Oxalá na sexta-feira

Oxalá é minha bênção

Oxalá é minha bênção e toda sexta-feira visita a minha casa, meu trabalho, minha família, meus amigos e a tudo que amo nessa vida. Quem tem Oxalá tem tudo! E pode esperar estar protegido contra qualquer mal nessa terra, com Oxalá nada falta! Oxalá tornou-se presença constante em minha vida Fui agraciada com a paz e tranquilidade de Oxalá. Não […]

LER

Orixá maior da Umbanda homenageado as sextas-feiras

Culto a Oxalá (Com oração)

O culto a Oxalá ocorre às sextas-feiras quando os praticantes e simpatizantes da Umbanda vestem-se de branco em homenagem ao orixá da paz e da tranquilidade. Pacificador, respeitado por todos como o orixá maior da Umbanda, o culto a Oxalá é praticado principalmente por aqueles que nas dificuldades e aflições parecem ter perdido toda a esperança na vida, e recorrem como […]

LER

Passe espiritual na Umbanda praticado por diversas entidades é ferramenta poderosa de limpeza espiritual.

Passe espiritual na Umbanda

O passe espiritual tem grande valor e importância na Umbanda caracterizando-se pela troca ativa de energia entre quem está dando o passe e aquele que recebe.   O passe espiritual é um ritual que quando feito corretamente tem propriedades espetaculares de cura, descarrego, harmonização dos chacras, canalização das energias espirituais, enfim; uma série de benefícios que somente os seres superiores poderiam […]

LER