Símbolos do Halloween, o "Dia das Bruxas" comemorado em 31 de outubro (com banhos especiais para a data)

O “Dia das Bruxas” ou  Halloween, comemorada em 31 de outubro, está intimamente ligado ao culto celta e a festa de Samhain, que cultuava os mortos.

Os povos celtas viveram no território que compreende a Inglaterra, França e Alemanha, hoje em dia. Primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween.

31 de outubro comemorado o Dia das Bruxas

Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno).

Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados.

Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Alguns símbolos presentes no Halloween são:

Vassoura da bruxa, símbolo de limpeza de más influências espirituais

Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Os morcegos simbolizam a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos,etc.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Curiosidades sobre o “Jack-o’-lantern” ou em português “Jack da Lanterna”

Abóbora usada como lanternas na noite do halloween

As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A prática surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de “Jack Miserável”.

Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois, o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original.

Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.

Jack da Lanterna na noite do halloween

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, chateado com o truque de Jack tinha e para manter sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitiu que Jack fosse para o inferno.

Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra com desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como “Jack da Lanterna”, e depois, simplesmente “Jack O’ Lantern”.

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas.

Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O’Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas e a festa espalhou-se pelo mundo.

Banhos especiais para o “Dia das Bruxas” e informação sobre esses rituais

banhos de atração amorosa e limpeza espiritual

Banhos especiais para a noite do Halloween

Os banhos mais indicados na noites de 31 de outubro são os banhos de limpezaatração. Clique aqui para seguir boas recomendações para você energizar e dar um toque mágico nesta noite com a pessoa amada ;)

Para saber mais sobre Dia das bruxas, Halloween, Samhain e Beltane – o que estas festas pagãs tem em comum, Clique aqui.

Fontes: Wikipédia

Brasil Escola

Últimos posts no blog

Terça-feira é dia de orar a Ogum, sincretizado com São Jorge

Oração do dia a Ogum e São Jorge

A oração do dia de terça-feira vai para Ogum, sincretizado na igreja católica com São Jorge. Salve São Jorge! Savará Ogum, Patacuri! Oração do dia a Ogum Ogunhê Pai Guerreiro! Venho pedir proteção ! Ogum afastai os inimigos! Tira de meus caminhos a difamação e a negatividade. Afasta aquele que me quer mal. Com a vossa espada cortai a inveja daqueles […]

LER

Homenageada em 02 de fevereiro Iemanjá, a Rainha do Mar

Dia de Iemanjá – trazendo boas energias a você

O Dia de Iemanjá trás a força e a beleza do mar em nossa vida espiritual e pessoal e; com ele, nos purificamos das más energias, trazendo renovação a vida. Culto a Iemanjá Dia da semana: sábado. Comemoração anual a Iemanjá: 02 de fevereiro – 31 de dezembro. velas: verde clara, branca, bicolor verde e branca, bicolor azul e branca, bicolor rosa e […]

LER

Sonhos - um contato com o plano espiritual

Sonhos – um contato com o plano espiritual

Os sonhos são um canal aberto que temos com o plano espiritual, desta forma, através dos sonhos podemos nos comunicar com nossos guias protetores que nos falam enquanto dormimos. Como a linguagem dos espíritos não é mesma que usamos para conversar ou nos comunicarmos de alguma forma em nossa existência terrena, os espíritos nos falam através de uma simbologia com […]

LER

Pelo Jogo de Búzios é possível saber os orixás regentes

O oráculo do Jogo de Búzios

Olodumaré, o Deus supremo da Umbanda, ao separar os mundos deu às forças da natureza o dom de mantê-los ainda em contato, através do JOGO DE BÚZIOS. Para que fosse possível criar um mundo material, Olodumaré criou primeiro os quatro elementos: TERRA, ÁGUA, AR e FOGO. A partir destes quatro elementos então nasceu o mundo. Da origem dos elementos ao […]

LER

Quando descobri meus orixás no Jogo de Búzios

Quando descobri meus orixás no Jogo de Búzios

Lembro-me quando era ainda adolescente e descobri meus orixás no Jogo de Búzios, que abriram um portal para o plano espiritual que eu deveria percorrer. O primeiro contato que tive com o Jogo de Búzios, quando descobri meus orixás, abriu uma porta que nunca mais se fecharia para a magia e a força do mundo espiritual. Eu identificava perfeitamente com o […]

LER

Como se comportam os filhos de determinado orixá nas questões amorosas?

Personalidade dos filhos dos orixás masculinos no amor

O filho de determinado orixá é fiel, gosta de muitas aventuras, é fechado? Como são as características de personalidade dos filhos dos orixás no amor? As características de personalidade dos filhos dos orixás variam pois cada orixá tem uma vibração diferente e o conjunto de orixás regentes nunca é o mesmo. Os orixás presenteiam seus filhos com características de personalidade […]

LER

Dia 02 de fevereiro é dia de Iemanjá

Dia de Iemanjá

“Dia de Iemanjá” é festejado no dia 02 de fevereiro, homenageando a “Rainha do Mar” trazendo das profundezas do oceano as bênçãos da Mãe de Todas as Cabeças. Neste dia, convido você a participar gratuitamente de nossas comemorações recebendo as graças de Iemanjá. Na obrigação realizada no dia 02 de fevereiro, entrego oferendas no “Barco de Iemanjá”. Apesar de ser possível fazer preces […]

LER

Se o caso não é médico, procure ajuda espiritual já!

Impotência sexual e ajuda espiritual

A impotência sexual aliada a outros problemas sexuais causa muitos constrangimentos na vida e avaliado se o caso não é médico, procure ajuda espiritual já! A impotência sexual pode ser causada por diversos fatores e deve-se buscar eliminar aqueles problemas de ordem médica para então poder tratar o problema no plano espiritual. Nada impede que o tratamento médico seja realizado […]

LER

Oração a Iansã

Iansã traga bons ventos

Peço a Iansã que traga bons ventos a minha vida, para que eu tenha forças para guerrear por meus objetivos e possa vencer as batalhas que esperam no futuro por mim. “Mãe Guerreira” proteja minha semana e atenda meu pedido (Fazer pedido). Com Vossa espada corta a maldade daqueles que se passam por amigos e só querem ferir meu espírito e […]

LER

Santo sincretizado com Oxóssi e homenageado em 20 de janeiro

Oração no “Dia de São Sebastião”

No dia 20 de janeiro, “Dia de São Sebastião”, que é sincretizado com o orixá Oxóssi, fazemos uma pequena homenagem ao santo católico com uma oração. Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé […]

LER

Oração a Oxóssi e aos Caboclos

Oração a Oxóssi no dia 20 de janeiro

Um dos orixás regentes de 2015, Oxóssi é homenageado por nós com carinho em 20 de janeiro, para que traga fartura e muita prosperidade no ano que começa. Oração a Oxóssi no dia 20 de janeiro Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas durante […]

LER

Trabalhos espirituais especiais para atrair recursos financeiros

Ganhar dinheiro com ajuda de feitiços do bem

Existem trabalhos espirituais que visam a maior entrada de recursos financeiros na vida das pessoas fazendo-as ganhar dinheiro com ajuda de feitiços do bem. Muitos problemas espirituais podem impedir uma pessoa de ganhar dinheiro ou ter muito poucas entradas de recursos financeiros. Assim, é prudente observar em uma consulta ao Jogo de Búzios, o que está acontecendo que faz com […]

LER

Pombagiras e os trabalhos espirituais contra vícios

Pombagiras e os trabalhos espirituais contra vícios

Pombagiras são entidades experientes e ajudam demais nos tratamentos contra vícios em geral. Pedir seu auxílio nessas questões pode fazer diferença na vida. Pombagiras são espíritos experientes e têm sabedoria sobre a vida na Terra, pois foram bastante ligados ao plano material em vida, aos lazeres mundanos da dança, jogo, bebida, fumo e sexo, por isso são as melhores entidades para ajudar […]

LER

Pontos cantados em homenagem a Pai Oxóssi e a Linha dos Caboclos no dia 20 de janeiro

Saravá Oxóssi – Pontos Cantados

Saravá Oxóssi! Pontos cantados  em video a Pai Oxóssi homenageado no dia 20 de janeiro . O “Caçador de uma flecha só” veio abençoar-nos, Okê Arô! Saravá Oxóssi Senhor das Matas Guerreiro de Aruanda Ó Luz do Conhecimento Vem brilhar aqui na Umbanda Ele é Rei supremo lá no Juremá Ele é Caçador na falange de Oxalá Ele traz sua Flecha e […]

LER

A pessoa amada fica aprisionada na amarração amorosa?

Amarração amorosa aprisiona a pessoa amada?

A amarração amorosa vai trazer a pessoa amada de volta aprisionada ao feitiço, fazendo dela um “zumbi” que ficará ao meu lado mesmo que ela não queira? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que desconhecem a espiritualidade, sendo controversa até mesmo entre pais e mães de santo, onde uns realizam o ritual de amarração amorosa e outros não. Amarração Amorosa que […]

LER