27 de setembro é o Dia dos Erês na umbanda

O dia 27 de Setembro é dedicado aos Erês, as crianças da Umbanda, sincretizadas com Cosme e Damião (às vezes com a presença de um terceiro irmão chamado Doum). Participe de nossas comemorações!

Dia de Cosme e DamiãoDurante toda esta semana, concentre-se. No dia 27 de Setembro, ore, peça! Faça sua oração e sua simpatia para os Erês e tenha fé, pois tudo o que o Erê quer e precisa é fazer o bem, ajudar, dar saúde e felicidade a quem pede de coração, assim damos a estas crianças a chance de crescer em espírito.

Ibeiji ou Erê é um dos conceitos mais complexos no universo que abarca a Umbanda, o Candomblé e o Catolicismo. O Ibeiji causa confusão se conformando em imagens de uma criança, às vezes várias, dois médicos tornados santos, dois gêmeos e um irmão mais novo entre várias outras. Mas deixemos de lado as imagens e levemos em conta o espírito infantil, não no sentido ruim da imaturidade, mas no sentido da pureza, da ingenuidade, do carinho de uma criança que não se prendeu em um corpo terreno por muito tempo e conservou sua espiritualidade.

E não se esqueça de prestar atenção ao que os Erês pedirem em troca pois, todos sabemos, não se deve dizer a uma criança que vamos leva-la a canto algum se não tivermos real intenção de levar, ou prometer um presente e esperar que a criança se esqueça da promessa.

Médiuns em geral, pais-de-santo, mães-de-santo da Umbanda devem contar com muita experiência e concentração para a boa lida com os Erês, que fazem de tudo uma festa. Essas crianças são responsáveis pelos cuidados com a saúde de quem os incorpora e de todos os fiéis da religião. Portanto, quando a saúde do médium está frágil, é comum a manifestação do Erê em seu corpo, às vezes involuntária, a fim de fazê-lo repousar ou e leva-lo para onde possa ser melhor cuidado, e mesmo pra casa.

O próprio Cristo disse “Deixem as crianças virem a mim e não as proíbam, pois delas é o reino de Deus”. Eles são a voz dos Orixás, os mensageiros de Deus e de Oxalá. Têm deles sua bênção para realizar suas travessuras sobre a terra, transmitir e conquistar sabedoria.

Sabe-se através do povo do santo:

Esta é a infância espiritual, o primeiro passo do espírito ao sair da ignorância em direção à iluminação.

Que os Erês abençoem a sua semana de 27 de Setembro com muita alegria, diversão e saúde!

Participação na “Obrigação Anual para Cosme e Damião” em 27 de setembro

27 de setembro dia de Cosme e Damião
27 de setembro é Dia de Cosme e Damião

O dia 27 de Setembro é o dia para saudar Cosme e Damião e as crianças, pedindo-lhes saúde e alegria e oferecendo doces, frutas e muitas cores e cuidados.

Comece setembro exercitando essas virtudes e os Erês estarão contigo trazendo muitas coisas boas para sua vida!

Agende sua participação em nossa “Obrigação Anual para Cosme e Damião” e encomende o trabalho espiritual mais indicado ao seu caso. Faça contato e teremos prazer em ajudar você a solucionar seus problemas. Aguardo você!

Ponto de Erês

Falange do Erê, de Arlindo Cruz:

“Vinte e sete de setembro Eu sempre me lembro, não esqueço de dar Cocada, paçoca, suspiro, pipoca Bola, bala, bola, cuscuz e manjar”

No clima de alegria, próprio das crianças, o grupo Cidade Negra canta:

Cosme, Damião e Doum homenageados na bela voz de Maria Bethania:

Saiba mais sobre os Erês nos artigos em nosso blog

Setembro é o mês dos Erês na umbanda, faça suas oferendas!

Amarração de amor com Erê (Cosme e Damião)

Simpatias e Oração para 27 de setembro – “Dia de Cosme e Damião”