As sete linhas da Umbanda: conheça as características de cada uma (parte 2)

Para entender mais sobre a nossa amada Umbanda, faz-se necessário conhecer as sete linhas da Umbanda e suas diferenças. Dentro da Umbanda existe uma organização em que espíritos e entidades trabalham por um bem comum, dentro de um tipo específico de vibração e que está, normalmente, relacionado a um ou mais orixás específicos, que atua como uma espécie de regentes daquelas energias e vibrações.

 

Cada linha tem suas vibrações e energias que existem para um propósito, e que sustentam e influenciam a vida de todos os seres. Neste segundo artigo da série, conheça 4 linhas da Umbanda e suas características e especifidades.

4 – LINHA DAS DEMANDAS

Ogum, que no sincretismo é representado por São Jorge, é o líder desta linha da umbanda. A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, mediador dos choques consequentes do carma.  É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e das batalhas da vida.

Ogum é a divindade que protege os guerreiros, que nos ajuda com as aflições da fé e nas batalhas do dia a dia. Também estimula o equilíbrio e a ordem. Suas preces cantadas traduzem invocações  para a luta da fé, demandas, batalhas etc. Ele é acompanhado em sua linha por boiadeiros, caboclos e baianos. Essas entidades de Ogum gostam de andar de um lado para o outro, falando de maneira forte, vibrante e demonstram vivacidade em suas atitudes.

5 – LINHA DOS CABOCLOS

Oxóssi, sincretizado com São Sebastião, é o líder desta linha. A vibração de Oxóssi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador das almas que atende na doutrina e na catequese. Também trabalha com o conhecimento.

Essa linha da Umbanda representa o conhecimento, a fartura e o trabalho. Suas irradiações do conhecimento nos estimulam o raciocínio. Suas falanges trabalham na doutrinação dos irmãos sofredores e na cura através da medicina herbanária.

Oxóssi é auxiliado em sua linha por caboclos, caboclas, índios e boiadeiros. Suas entidades auxiliares falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e, geralmente, são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente das matas.

6 – LINHA DAS CRIANÇAS (OU LINHA DE iORI)

Entidades altamente evoluídas, os Erês e Meninos de Angola, sincretizados com São Cosme e Damião, são os regentes dessa linha. Suas entidades, têm vozes infantis e serenas. São protetores das crianças e gostam de comer doces sentados no chão. Esta falange é composta por crianças de todas as raças. Os pontos cantados de Iori podem ser alegres ou tristes, geralmente falam em Papai e Mamãe do Céu e em mantos sagrados.

7 – LINHA DE IORIMÁ (OU DAS ALMAS)

Esta linha é designada a combater o mal sempre que for manifestado. O líder da linha é o Orixá Iorimá, que é sincretizado com São Benedito. Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que, velando suas formas cármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras “mirongas”. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Seus fluidos são fortes porque fazem questão de “pegar bem” o aparelho e o cansam muito, principalmente membros inferiores, conservando-os sempre curvos; falam compassado e pensam bem no que dizem O exército desta linha é formado por pretos e pretas velhas de todas as nações. Os pontos cantados da linha dos Pretos Velhos possuem melodias tristonhas e melancólicas, com ritmos compassados.

SAIBA MAIS

As sete linhas da Umbanda: conheça as características de cada uma (parte 1) – Para entender mais sobre a nossa amada Umbanda, faz-se necessário conhecer as sete linhas da Umbanda e suas diferenças. Dentro da Umbanda existe uma organização em que espíritos e entidades

Linha dos baianos: quem são e como trabalham os baianos da Umbanda? – A Linha dos Baianos surgiu para homenagear os antigos Pais e Mães no Santo da Bahia, que foram os primeiros a trabalhar para a preservação e a divulgação do culto aos Orixás em nosso país e enfrentando toda sorte de dificuldades e preconceitos.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.