Cambonos – Saiba mais sobre sua importância nos cultos de Umbanda

Quem são os cambonos? Quem já acompanhou alguma Gira de Umbanda, com certeza reparou que alguns do filhos da casa não incorporam nenhuma entidade. Ficam auxiliando e servindo as entidades no atendimento aos frequentadores do terreiros. São os chamados Cambonos.

Apesar de não incorporar, o Cambono também tem uma forma de mediunidade. Seu trabalho é de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer terreiro. Ele (ou ela) participa das giras de assistências como auxiliar dos Guias incorporados. Podemos dizer que o cambono é a viga mestre do trabalho, sua energia é fundamental na sustentação vibracional da casa.

Antes de poder atuar como cambono, o médium tem de passar por um processo  necessário de desenvolvimento para poder auxiliar e entender os Guias nas necessidades das sessões.

Como o Cambono atua no terreiro?

O papel do cambono, durante as giras, é ser um interpretador das mensagens da Entidade para o consulente; além de ser um defensor da Entidade, da integridade física do médium incorporado e do próprio terreiro. Cabe a ele cuidar dos objetos pessoais da Entidade (trajes, bebida, cigarro, apetrechos vários). O cambono deve estar sempre atento ao que acontece a sua volta e também ajudar o entendimento do consulente, pois a linguagem do espírito nem sempre é entendida, mas ao cambono fica claro já pela sua intimidade com o comportamento do espírito que ele serve.

Outra responsabilidade do cambono é a de fazer anotações, bem legíveis e bem explicadas, das orientações do Guia ao consulente, bem como a de providenciar os materiais que forem solicitados.

Todos que têm essa função devem auxiliar todas as entidades, não podendo escolher por afinidades (gostar mais ou menos de uma entidade ou médium).

Apesar da extrema importância do trabalho dos médiuns de incorporação, sem o trabalho dos cambonos não seria possível o bom andamento do terreiro. Os cambonos tem tarefas importantes a cumprir neste funcionamento, antes, durante e após cada gira.

SAIBA MAIS

Mediunidade (parte1): saiba o que é e quais são os principais sinais – Neste primeiro artigo sobre a mediunidade, vamos tentar definir o que é mediunidade e quais os principais sinais de que somos médiuns.

Mediunidade (parte 2): quais são os tipos de mediunidade? – A mediunidade é a comunicação entre o mundo espiritual e o mundo material; ou, ainda, entre os espíritos (desencarnados) e as pessoas encarnadas, ainda vivas.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.