Como cultuar entidades da Umbanda em casa

Uma dúvida muito comum dos leitores de nosso blog é como cultuar entidades da Umbanda em casa. Saiba sobre Pretos Velhos, Caboclos, Pombagiras e Exús aqui.

Pombagiras e Exús, Pretos Velhos e Caboclos. Como cultuar as entidades da Umbanda?
Pombagiras e Exús, Pretos Velhos e Caboclos. Como cultuar as entidades da Umbanda?

Agradecimentos por graças obtidas e pedidos diversos as entidades da Umbanda podem ser feitos em sua casa, desde de que tenha certos cuidados.

Mesmo que você ainda não saiba quais são as entidades que lhe protegem (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios), ainda assim pode perfeitamente fazer pequenos rituais para cultuar entidades de Umbanda em sua própria casa.

Cultuar entidades da Umbanda em casa

1. Pretos Velhos: Essas entidades gostam muito de café adoçado com bastante açúcar, 1 copo de água e 1 vela branca são ideias para que se cultue os Pretos Velhos aos domingos, dia dedicado a estas entidades. Pode fazer pedidos ou agradecer as graças recebidas.

Para acender uma vela para seu Preto Velho, mesmo que não saiba o nome da entidade, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro lado a xícara de café cheia. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.

Após a queima, caso reste algo da vela descartar no lixo e deitar o copo de água e o café na pia com a torneira aberta.

A vela pode ser acesa ao Preto Velho em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento. Não acender velas no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da cabeça.

2. Caboclos: Essas entidades aceitam diversas oferendas, mas pode ser oferecido a qualquer Caboclo de Umbanda um copo de vinho tinto doce, 1 vela verde ou branca, 1 charuto de boa qualidade. Caboclos são cultuados às quintas-feiras preferencialmente. Você pode também fazer pedidos ou agradecer as graças recebidas em sua casa.

Para acender uma vela para seu Caboclo, mesmo que não saiba o nome da entidade, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro lado o copo de vinho tinto doce cheio. Acender a vela e o charuto que pode ser colocado sobre o mesmo prato da vela e fazer seu pedido ou agradecimento.

Após a queima, caso reste algo da vela  e do charuto descartar no lixo e deitar o copo de água e o vinho na pia com a torneira aberta.

A vela pode ser acesa ao Caboclo em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento. Não acender velas no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da cabeça.

Da mesma forma cultuam-se Boiadeiros, Índios, Marinheiros, etc.

3. Pombagiras e Exús: Essas entidades gostam muito de bebidas como cachaça para os Exús e champanhes e sidras para Pombagiras, mas na verdade aceitam qualquer bebida de preferência que não sejam geladas.

Exús e Pombagiras da Umbanda são cultuados às segundas-feiras, mas aceitam oferendas todos os dias após as 19h.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.

Para acender uma vela para seu Exú ou Pombagira Regentes, mesmo que não saiba o nome da entidade (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios), escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro lado o copo de champanhe (Pombagira) ou cachaça (Exú) cheios. Acender a vela e o charuto ou cigarrilha ou cigarro que podem ser colocados sobre o mesmo prato da vela e fazer seu pedido ou agradecimento.

Após a queima, caso reste algo da vela ou do charuto ou cigarros descartar no lixo e deitar o copo de água e a bebida do Exú ou Pombagira na pia com a torneira aberta.

A vela pode ser acesa aos Exús e Pombagiras em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento. Não acender velas para Pombagiras e Exús no banheiro ou no quarto de dormir. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da cabeça.

Para descobrir orixás e suas entidades espirituais da Umbanda

Mãe Makena realizando consulta ao Jogo de Búzios
Mãe Makena realizando consulta ao Jogo de Búzios

O primeiro passo para estar em dia com suas entidades é conhecê-las e tratar corretamente de suas obrigações com elas.

Para criar um escudo espiritual que nos proteja contra forças negativas é necessário elevar nosso pensamento a Deus e praticar os rituais corretamente.

Marque sua consulta com Jogo de Búzios para descobrir seus orixás e entidades de proteção e conduzir melhor sua vida espiritual.

Entre em contato hoje mesmo. Estou aguardando seu e-mail para ajudar em sua orientação espiritual!

Para saber mais sobre entidades espirituais da Umbanda

Preto Velho – Oferenda, Patuá, Oração e Poema no mês de maio – 13 de Maio é o “Dia dos Pretos Velhos“, mas durante todo o mês homenageamos estes sábios conselheiros e eficazes feiticeiros do bem, participe!

Pombagira Regente (com oração) – Pombagira Regente é uma entidade de luz que trabalha o que está ligado ao amor e ao lado profissional, e é importante aliada no combate a feitiços e inveja.

Exú Regente (com oração) – Exú Regente é uma entidade de luz de umbanda, que trabalha tudo ligado ao amor e ao lado profissional, sendo um protetor no plano espiritual e material.

Defumação caseira para fartura e saúde – Na quinta-feira, a boa dica vem dos Caboclos para uma boa defumação caseira, que trará fartura e mais saúde para os residentes de sua casa.