Confira lindo Itan (lenda) de Ogum, em que ele dá aos homens o segredo do ferro!

Confira lindo Itan (lenda) de Ogum, que conta como este Orixá deu aos homens os segredos para utilizar-se do ferro e, consequentemente, tornou possível um grande desenvolvimento à humanidade!

Na Terra criada por Obatalá, em Ifé, os Orixás e os seres humanos trabalhavam e viviam em igualdade. Todos caçavam e plantavam usando frágeis instrumentos feitos de madeira ou pedra, por isso todo trabalho exigia grande esforço. Com o aumento da população de Ifé, a comida andava escassa; era necessário plantar uma área maior.

Os Orixás então se reuniram para decidir como fariam para remover as árvores do terreno e aumentar a área da lavoura. Ossaim, o Orixá das ervas e plantas, dispôs-se a ir primeiro e limpar o terreno, mas seu instrumento de corte era frágil e se quebrou; e ele não foi bem sucedido. Do mesmo modo, todos os outros Orixás tentaram, um por um; e fracassaram na tarefa de limpar o terreno para o plantio.

Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então, quando todos os outros Orixás tinham fracassado. Ogum pegou seu facão de ferro foi até a mata e limpou o terreno. Os Orixás, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era de ferro, um segredo recebido de Orunmilá.

Os orixás invejavam Ogum pelos benefícios que o ferro trazia; não só à agricultura, mas também à caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo, os Orixás importunaram Ogum para saber do segredo do ferro; mas ele mantinha o segredo só para si. Os Orixás decidiram então oferecer-lhe um reinado em troca de que ele lhes ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta. Os humanos também vieram a Ogum pedir-lhe o conhecimento do ferro; e Ogum lhes deu o conhecimento da forja.  Certo tempo depois, todo caçador, guerreiro ou trabalhador da terra teve suas lanças, armas e instrumentos de ferro.

Mas, apesar de Ogum ter cedido ao pedido dos Orixás, antes de mais nada ele era um caçador; certa ocasião, saiu para caçar e passou muitos dias fora numa difícil temporada, quando voltou da mata, estava sujo e maltrapilho. Os orixás não gostaram de ver seu líder naquele estado, eles o desprezaram e decidiram destituí-lo do reinado. Ogum se decepcionou com os Orixás, pois, quando precisaram dele para o segredo da forja, eles o fizeram rei e agora dizem que não era digno de governá-los.

Então Ogum banhou-se, vestiu-se com folhas de palmeira desfiadas, pegou suas armas e partiu para um lugar distante chamado Irê; construiu uma casa embaixo da árvore de acocô e lá permaneceu. Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de abril, celebram festas em homenagem a Ogum. Caçadores, guerreiros, ferreiros e muitos outros fazem sacrifícios em memória de Ogum.

SAIBA MAIS

Simpatia de Ogum para abrir os caminhos na carreira profissional – Faça esta simpatia de Ogum para abrir seus caminhos profissionais nesta semana em que comemoramos o dia deste Orixá, para dar mais força aos seus pedidos.

Quem é Ogum? Orixá da guerra e grande protetor de seus filhos – Ogum o orixá da guerra é bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista. É o Orixá do Ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia.

NÃO SABE AINDA QUAIS SÃO SEUS ORIXÁS?

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais
Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Se você ainda não sabe quais são os orixás que regem seus caminhos, faça uma consulta com Mãe Makena e descubra quais os orixás e entidades que ajudam em sua proteção desde de seu nascimento.