Conheça o itan (lenda) em que Oxumarê transforma-se em cobra

O itan (lenda) conta que Oxumarê transforma-se em cobra para fugir de Xangô. Pois este, Xangô, invejava seus poderes e riqueza, tramando uma armadilha para Oxumarê.

Conheça o itan (lenda) em que Oxumarê transforma-se em cobra

Todos queriam aproximar-se de Oxumarê, mulheres e homens, para seduzi-lo e com ele se casar. Mas Oxumarê era muito contido e solitário. Preferia, pois, andar sozinho pela abóbada celeste, onde todos costumavam vê-lo em dia de chuva.

Um dia Xangô viu Oxumarê passar com todas as cores de seu traje e todo o brilho de suas joias. E Xangô conhecia sua fama de não deixar se aproximarem dele.

Então, Xangô preparou uma armadilha para capturar Oxumarê. Mandou chamá-lo para uma audiência em seu palácio e, quando Oxumarê entrou, os soldados de Xangô trancou as portas e as janelas. Oxumarê ficou desesperado e tentou fugir, correndo de um canto para outro. Xangô tentava tomar Oxumarê pelos braços, mas ele conseguia escapar.

Mas chegou em um momento em que Oxumarê não via mais como se livrar, e pediu ajuda à Olorum. Então, Olorum ouviu sua súplica.

Quando Xangô imobilizou Oxumarê, este foi transformado em uma cobra, e Xangô o largou com nojo e medo. A cobra, então, deslizou pelo chão em movimentos rápidos e sinuosos.

Enfim, Oxumarê, a cobra, conseguiu escapar por uma pequena fresta entra a porta e o chão.

Quando Oxumarê e Xangô foram feitos Orixás, Oxumarê foi encarregado de levar água da Terra para o palácio de Xangô no Orum (céu), mas Xangô não pode nunca aproximar-se de Oxumarê.

REALIZE UMA OFERENDA PARTICULAR AO ORIXÁ OXUMARÊ

Para isso, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com oferendas próprias, que não são gratuitas.

As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.

Oferendas gratuitas ou particulares serão entregues no dia 27 de Agosto, às 21h.

LEIA MAIS SOBRE OXUMARÊ

Um lindo ponto cantado para louvarmos Oxumarê, o senhor do arco-íris! – Que Pai Oxumarê nos abençoe e nos cubra com seu arco-íris, iluminando nossos caminhos!

Confira um banho de descarrego de Oxumarê – Um banho de descarrego de Oxumarê nos traz a força renovadora para nos auxiliar no dia-a-dia, livrando-nos de cargas acumuladas que nos impedem de avançar em nossos objetivos e em nossa paz de espírito.

JÁ SABE QUAL É O SEU ORIXÁ DE CABEÇA?

Consultar os orixás através do jogo de búzios
Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir os orixás de cabeça que regem seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios. Entre em contato conosco agora mesmo!