Devoção e culto a Oxum: um convite ao auto-cuidado e ao amor próprio

A devoção e culto a Oxum são um convite a seus fiéis a um olhar mais cuidadoso para as próprias necessidades e desejos, um estímulo ao amor próprio.

A maioria dos mais velhos nas casas de religiões de matriz africana já deve ter ouvido esta frase sobre Oxum: Oxum primeiro lava suas joias antes de lavar seu filho. Esta simples frase define bem quem é Oxum.

E, ao contrário do que parece, isso não deprecia Oxum, mas sim a eleva. Essa frase não diz respeito ao egoísmo ou à vaidade excessiva, frequentemente relacionados a esta Orixá.

Na verdade, esta frase nos revela um poderoso e importante axé de Oxum, que é a capacidade de esmero, um incentivo ao auto cuidado, à auto-confiança e ao amor próprio.

O culto aos Orixás deve ser uma busca constante pelo equilíbrio e pela evolução, buscando-se os reais e profundos significados que cada Orixá e seu axé

A devoção e culto a Oxum

Oxum carrega as energias da riqueza e da prosperidade. Mas é também uma poderosa feiticeira, carrega os dons do oráculo e da visão! Carrega em si o poder imensurável da fertilidade, de dar a vida a outro ser!

Infelizmente, porém, uma parte significativa de seus filhos se fixam apenas nos aspectos negativos relacionados a essa Orixá e, ainda pior, orgulham-se do culto vazio à beleza física e às riquezas materiais, acham bonito ser prepotentes, gananciosos, fofoqueiros.

O culto a Oxum tornou-se, para muitos, apenas um culto à beleza física, à vaidade desmedida e às riquezas materiais, o que, no entanto, os afasta mais e mais da real beleza de Oxum e da sabedoria e simplicidade ancestral que ela carrega.

Jogam pragas, desejam o mal aos outros, ameaçam pessoas gritando que são protegidos de Oxum, acreditando fielmente que Oxum seria condescendente com atos tão vis.

Quantas riquezas há neste mundo além das materiais? Quanta riqueza e beleza há na vida daquele que tem um amigo ou um amor verdadeiro? Ou daquele que vivencia a magnitude da maternidade? Ou, ainda, daquele que sabe se amar e ser feliz com simplicidade e humildade?

A devoção e culto a Oxum: os reais fundamentos do culto a esta maravilhosa Orixá

Quando Oxum entra no Rio para lavar suas joias, antes mesmo de lavar seu filho, ela está nos dizendo, na verdade, que, antes do mundo, antes até mesmo do dever como mãe, devemos nos dedicar ao cuidado de nós mesmos!

Para ter energia de cuidar do mundo a sua volta, você deve primeiro de seu mundo. Antes do amor por outro, deve vir o amor por você mesmo. Antes de admirar ou amar alguém, ame-se, valorize-se, cuide-se!

Quando amamos o outro antes de nós mesmos, colocamos, assim, os interesses dessa pessoa a frente dos nossos; estamos sempre nos dando menos do que merecemos, e, às vezes, se isso nos faz sentir mal, também estaremos dando ao outro menos do que ele merece.

A devoção e culto a Oxum como uma busca pelo amor-próprio e o auto-cuidado

As pessoas que têm dificuldade de se cuidar e de se valorizar, que não têm amor próprio ou se diminuem perante ou outros; principalmente em relações amorosas ou profissionais; precisam mais do axé de Oxum em suas vidas, independentemente de serem, ou não, filhos desta Orixá.

Oxum eleva nossa capacidade de decidir sobre nós mesmos e nos impulsiona a tomar as rédeas de nossa vida; parando, assim, de permitir que outros sejam nossa prioridade em detrimento de nossas próprias necessidades e desejos.

Aqueles que vem cultuando os aspectos negativos de Oxum, ou aqueles que precisam trabalhar para melhor seu amor próprio e o auto-cuidado; entre nas águas de Oxum, se limpe de tudo que lhe suja e lhe pesa; e sinta, assim, o verdadeiro amor e a simplicidade desta Grande Mãe!

Texto ọmọ Òrìṣà Àṣẹ Oloroke Pantanal – Ìyá Omi Lade – Yemọjazz (texto adaptado)

SAIBA MAIS

Banho de Oxum para desbloquear a vida amorosa – Tome este poderoso banho de Oxum para desbloquear a vida amorosa, e tire, assim, os bloqueios que podem estar travando sua vida amorosa e abra seus caminhos do amor…

Adoçamento amoroso com Oxum, a Deusa do amor na Umbanda! – O adoçamento amoroso com Oxum é um poderoso trabalho com a Orixá do amor e da sensualidade para melhoria ou a retomada de uma relação em crise.

Oxum e o Jogo de Búzios – Como ela conquistou esse poder – Saiba tudo sobre Oxum e o Jogo de Búzios. Saiba como ela conquistou o poder sobre o oráculo, lançando um feitiço sobre o orixá Exú, neste emocionante itan (lenda).

Agende já sua Consulta ao Jogo de Búzios

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes, ou, ainda, para quem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.