Dia de São Pedro

As festas juninas encerram com a homenagem a São Pedro, sincertizado com Xangô, comemorado em 29 de junho.

Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papada Igreja Católica.

Dia de São Pedro
Dia de São Pedro

Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa “pedra”, “rocha”, nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa “pedra” ou “rocha”, e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.

A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: “E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.” Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos.

A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles.

Por esta razão desde a antiguidade a comunidade de Roma (chamada atualmente de Santa Sé pelos católicos) teve o primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses); nessa visão o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo Bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros Bisposunidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal.

A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67) e, atualmente é exercida pelo papaBento XVI.

Leia mais sobre os santos e orixás de junho:

Santo Antônio sincretizado com Exú é o primeiro orixá homenageado em Junho

São João sincretizado com Xangô é homenageado em 24 de junho

Exú

Xangô

Homenagem a Xangô no mês de Junho

No ano de 2016 faremos as homenagens a Xangô no dia 30 de junho, às 21 h. Participe juntando-se a nossa grande corrente tornando os trabalhos espirituais ainda mais poderosos.

Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa” que é feita neste dia por Mãe Makena no “Amalá de Xangô”.

Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz neste dia.

Mas se você desejar fazer sua própria oferenda ao orixá Xangô;  deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas particulares que não são gratuitas.

Oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças do orixá Xangô.

Participe de nossas comemorações!