Dia de São Sebastião na Umbanda

“Dia de São Sebastião” em 20 de janeiro é também “Dia de Oxóssi” e “Dia da Consciência Indígena” sendo “Dia da Linha dos Caboclos na Umbanda”. Participe!

Dia 20 de Janeiro homenageamos Oxóssi e São Sebastião
Dia 20 de Janeiro homenageamos Oxóssi e São Sebastião

Quem foi São Sebastião

Sebastião era um soldado que queria resgatar a fé dos corações cristãos enfraquecidos diante das torturas nas mãos do Império Romano, apesar de estar a serviço desta mesma Guarda Imperial e muito próximo dos imperadores.

Mas foi exatamente sua compaixão e sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos o que o levou a julgamento e condenação como traidor.

Foi executado a flechadas, mas não morreu. Foi encontrado e socorrido pela Santa Irene, mas ao apresentar-se novamente diante do Imperador Diocleciano a condenação foi espancamento. Seu corpo foi jogado no esgoto romano, mas Santa Luciana o resgatou, limpou e sepultou.

São Sebastião foi personagem principal de muitas obras de arte da Baixa Idade Média e o maior foco nas pinturas era sua primeira execução.

São Sebastião e o sincretismo com Oxóssi

dia de São Sebastião na Umbanda
Dia de São Sebastião sincretizado com orixá Oxóssi

O símbolo da flecha, ou do arco-e-flecha, é também símbolo do orixá Oxóssi, rei das matas e caçador, por isto a associação.

Dia 20 de janeiro comemoramos o “Dia de São Sebastião” sincretizado pela igreja católica com o orixá Oxóssi.

Oxóssi na umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Oxóssi é o orixá da caça e da fartura.

Como participar das oferendas para Oxóssi e a Linha de Caboclos ?

Dia de Oxóssi e da Linha dos Caboclos

Participe juntando-se a nossa grande corrente tornando os trabalhos espirituais ainda mais poderosos.

Quem desejar participar deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa” que é feita neste dia por Mãe Makena.

Oferecemos também a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças de Oxóssi e dos Caboclos tão queridos por todos nós.

Participe de nossas comemorações!