Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio

Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio. Exú é o Orixá que vem na frente de todos os outros. E, para se chegar a qualquer um deles, há primeiro que se pedir permissão a ele.

sincretismo entre o orixá Exú e Santo Antônio
sincretismo entre o orixá Exú e Santo Antônio

Exú e o sincretismo religioso com Santo Antônio

Santo Antônio é sincretizado com Exú na Umbanda e a comemoração ocorre dia 13 de Junho
Santo Antônio é sincretizado com Exú na Umbanda e a comemoração ocorre dia 13 de Junho

Sincretizado com Santo Antônio, Exú é homenageado no dia 13 de junho, mesmo dia do santo católico, e é também responsável pelas ligações amorosas, ligações dotadas de intensa sensibilidade humana, que Exú compreende muito bem.

Santo Antônio tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras.

Pelo seu grande saber, Santo Antônio tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja Franciscano.

São Boaventura disse que Santo Antônio possuía a ciência dos anjos.

Santo Antônio hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.Tem relações estreitas com Exú devido ao dom da oratória que Exú comanda, e pelos milagres acerca das ligações amorosas que tanto Santo Antônio é conhecido, assim como Exú também.

O Orixá Exú

Comemorado em 13 de junho Dia de Santo Antônio
Comemorado em 13 de junho Dia de Santo Antônio

Exú é o mais “humanizado” dos orixás, o que mais se aproxima da forma humana e nos acompanha no dia-a-dia. Embora muitas vezes confundido com uma figura do mal, Exú é apenas um orixá extremamente humano, que carrega conflitos e contradições, como todo ser humano.

Exú não totalmente bom e nem totalmente mau, Exú é bom e é mau, é capaz de amar e odiar, de unir e separar, assim como nós todos, seres humanos.

Exú é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, em sua sensibilidade humana é capaz de ser grato e retribuir na medida, portanto, se agradado como se deve, saberá retribuir e se tronará um amigo fiel. No entanto, quando esquecido ou ofendido é o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirando-lhe a sorte e fechando-lhe os caminhos.

Exu é equilíbrio e e somente através dele é possível chegar aos demais orixás e ao Deus Supremo Olodumaré. Exu fala toda as línguas e permite a comunicação entre os orixás e os homens; entre o orum e o ayê.

Exu protege sempre aqueles que o agradam e sabem retribuir os seus favores.

Não sabe ainda quais são seus orixás?

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios
Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

Você ainda não sabe quais são os orixás que regem seus caminhos? Faça uma consulta  e descubra quais os orixás e entidades que ajudam em sua proteção desde de seu nascimento.