Erês – a criança dentro de nós

Erês, ou Ibejis, representam a criança que existe em cada um de nós, em cada ser humano.

Erês, ou Ibejis, representam a criança que existe em cada um de nós, em cada ser humano.
Erês, ou Ibejis, representam a criança que existe em cada um de nós, em cada ser humano.

Quem são os Erês

Erês, ou Ibejis, são crianças e representam o que há de mais puro no ser humano, também associados a Cosme e Damião, são celebrados no dia 27 de setembro e trazem em si a nobreza dos sentimentos e comportamentos singelos, inocentes e da mais sincera compaixão.

Como crianças que são, estas entidades também são brincalhonas e gostam de se divertir e quando chegam no terreiro transformam o ambiente em pura alegria.

Os Erês não dão filiação, portanto nenhum devoto pode ser filho destas entidades. Os espíritos que trabalham nessa faixa normalmente são crianças e visitam os terreiros em datas festivas. Algumas vezes são almas adultas que também se divertem com a simplicidade da comemoração.

Oferenda ao Erês

As oferendas aos Erês são compostas de flores miúdas, brinquedos, doces, frutas, mel, bebidas açucaradas e outras guloseimas típicas do gosto de crianças.

Por ser o seu dia, na homenagem aos Erês também são usadas velas coloridas, o que as agrada que nem a qualquer criança no dia de seu aniversário.

Os pedidos feitos com as oferendas normalmente são atendidos, porque ao levá-los estas crianças são muito insistentes e não sossegam até que sejam ouvidas .

Saudação

Sua saudação é Oni beijada Oni beijada Oni beijada, que significa Ele é dois.

Homenagem aos Erês

No dia 27 de setembro celebraremos no terreiro o dia dos Erês em cerimônia aberta para participação de quem quiser se juntar à nossa corrente.

Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa”.

Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz anualmente a Cosme e Damião. Os e-mails devem ser enviados até dia 27 de setembro.

Mas se você desejar fazer sua própria oferenda aos Erês; oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças dos espíritos crianças tão queridos por todos nós. Neste caso; você deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas próprias (pessoais) que não são gratuitas. Participe!

Veja mais sobre Erês, Ibejis e também sobre Cosme e Damião em nosso site:

Quem são os “Erês” associados a “Cosme e Damião”? – Os Erês são espíritos crianças que baixam nos terreiros de Umbanda nas festividades. Gostam de doces e travessuras estão ligados a São Cosme e Damião.

A força dos Erês (Cosme e Damião) da Umbanda – Dia 27 de setembro é dia de homenagear os gêmeos, os Erês, Ibejis da Umbanda, entidades de grande força, sincretizados com os Santos Cosme e Damião.

Quem é Ibeji? – Ìbejì ou Ìgbejì – são divindades gêmeas da vida, protetores dos gêmeos na Mitologia Yoruba, identificados no jogo de búzios pelos odús ejioko e iká.