Exú Mirim e Pombagira Mirim: quem são e como trabalham?

Exú Mirim e Pombagira Mirim são poderosas entidades da linha da esquerda na Umbanda; sendo grandes aliados para limpezas, neutralização de energias negativas e abertura de caminhos; principalmente naquelas situações em que a pessoa não vê saída para seu problema.

Exú Mirim e Pombagira Mirim: controversas entidades da umbanda
Exú Mirim e Pombagira Mirim

Exú Mirim e Pombagira Mirim: Entidades controversas

Durante muito tempo, era comum que muitas casas de Umbanda banissem essas entidades; pois seu comportamento e forma de trabalhar era sempre com muitas travessuras, traquinagens, pregando peças.

Além disso, podem causar grandes desordens na vida de quem os chama para o mal ou não os respeitam; por isso, essas entidades foram demonizadas e consideradas entidades más.

Não à toa, essas entidades costumam ser retratas em estátuas e imagens com características próprias de um demônio, com chifres e rabo.

Com maior compreensão e entendimento, passou-se a ter mais respeito pelos Mirins

Hoje, no entanto, tem-se uma compreensão maior a respeitos dessas entidades.

Apesar de sua forma controversa de atuação, gerando um certo caos, hoje se reconhece o tamanho poder dessas entidades no combate às más energias e na atuação pelo bem em nome da Lei Divina.

Assim, muitas casas e terreiros, ao contrário de antigamente, não abrem mão dos Exús e Pombagiras Mirins nos trabalhos e atendimentos.

Características de Exú Mirim e Pombagira Mirim

Entidades que nunca foram encarnadas, os Mirins são, na verdade, encantados, grandes forças da natureza. São entidades bastante poderosas nas limpezas espirituais, no equilíbrio de forças e banimento de energias negativas.

Apesar de possuírem um comportamento infantilizado, não se engane: Exús e Pombagiras Mirins atuam na linha da esquerda, ao lado dos Exús e Pombagiras.

Não são, ao contrário de algumas crenças, filhos de Exús e Pombagiras.
São bastante alegres, travessos e adoram brincar, gargalhar. Gostam de doces, brinquedos, mas também gostam de um fumo e uma bebida alcoólica, geralmente doce.

Apesar desses comportamento, não se distraia com as piadas, bobagens e traquinagens desses Mirins; pois a cada fala ou atitude, ele pode estar lhe dando valiosas dicas.

Dicas de como reorganizar sua vida, se limpar das energias negativas e abrir seus caminhos no amor ou no financeiro, com toda a proteção contra inimigos e demandas enviadas. Nunca se despreze nada dito a você por um Mirim.

Como atuam Exú Mirim e Pombagira Mirim?

O Mirim é uma entidade poderosa para nos auxiliar nas piores horas. Naquelas em não parece haver nenhuma saída para os problemas.
Consegue identificar a presença de energias negativas e trabalhos feitos para alguém, quebrar feitiços, além de abrir os caminhos financeiros e do amor da pessoas.

Eles agem com base na justiça, nos dando na mesma medida o que nós damos ou desejamos aos outros. Se você planta desordem, maldade, desarmonia, você colherá isto também. Se você planta coisas boas, você terá isto em dobro.

Cuidados ao se chamar um Exú Mirim ou Pombagira Mirim para lhe ajudar

1- Nunca os chame ou invoque para o mal

Ao invocar a ajuda de um Mirim, esteja pronto para viver um período de um certo caos. É brincando e pregando peças, que Mirim tira tudo do lugar para, depois, recolocar num lugar melhor para você.

Além disso, ao invocá-lo no terreiro, em pensamento ou em orações, saiba que os Mirins da Umbanda são grandes justiceiros, e não há como enganá-los.

Sendo muito sério, responsável e justiceiro, apesar das brincadeiras, seu propósito neste mundo é executar a Lei Maior, promovendo melhorias e trazendo boas energias e coisas positivas para seus protegidos.

Chamá-lo para ajudar em coisas ruins e negativas ou para prejudicar outras pessoas poderá trazer sérias consequências.

Justiceiro que é, Mirim é responsável por devolver a energia negativa para aqueles que a enviaram, por isso, nenhum mal que for feito passará despercebido: um Mirim não permite que as pessoas escapem da própria sentença.

2 – Respeite-os e leve-os a sério

Não leve as coisas na brincadeira, pois os Mirins não gostam de ser ignorados ou menosprezados. Saiba respeitar e se conectar quando for necessário. Ainda que em meio a brincadeiras, esteja atento para aquilo que lhe for mostrado.

Se você o desconsidera, trata como uma criança qualquer e despreza seus conselhos e dicas, ele pode começar a perturbar e pregar peças, para fazer você prestar atenção aos sábios conselhos e aprendizados que ele tem pra você.

Sinta-se lisonjeado por um Mirim insistir em cuidar de você. Nem todos são merecedores desta dádiva.

Enquanto ele brinca e desorganiza sua vida por um tempo, ele também vai limpando, quebrando demandas, desmascarando os falsos amigos a sua volta; e trazendo, aos poucos, equilíbrio, boas energias e abertura dos caminhos em sua vida.

Se você faz o mal, ele certamente devolverá isso a você na mesma proporção. Isso é um grande ensinamento, que quando levado a sério ajuda muito na nossa trilha de vida e em nosso crescimento espiritual.

Nome comuns de Exu Mirim e Pombagira Mirim

Os nome dessas entidades mirim Está normalmente relacionado aos dois Orixás regentes do médium.

Exú Mirins: Caveirinha, Brasinha, Porteirinha, Sete Coroinhas, Exú Mirim Prainha, Calunguinha, Toquinho, etc..

Pombagira Mirim: Pombagira Menina, Pombagira Mirim do Cruzeiro, Maria Mulambinho,  Menina da Estrada, Mariazinha da calunga, etc..

Saiba mais

Linha de Exú e Pombagira e o seu poder nos trabalhos espirituais de amor – Todas as pessoas que fazem oferendas e trabalhos espirituais de amor para Exús e Pombagiras; ficam surpreendidas pela força e rapidez dos resultados e pela intensidade das reações provocadas por eles.

;Simpatia de Exú Tiriri para afastar amante da sua relação – Com esta simpatia de Exú Tiriri para afastar amante da sua relação; você fará com que seu amor se afaste de vez de sua amante e salva sua relação.

Como saber qual seu Exú regente? Isso é importante ao fazer trabalhos e oferendas? – Todos têm seu Exú Regente. Ele é uma entidade de luz de Umbanda; que trabalha tudo ligado ao amor e ao lado profissional, sendo um protetor no plano espiritual e material.

Faça já sua consulta ao Jogo de Búzios!