Exú: o mensageiro dos Orixás e guardião dos caminhos

Exu é o mensageiro dos Orixás e guardião dos caminhos. É provavelmente a figura mais conhecida dos cultos afro-brasileiros, mas também a mais controversa.

Isto porque ele é um ser que trafega entre o mundo material e o mundo espiritual. Entre o mundo dos seres humanos e todas as figuras vivas, e o dos Orixás, entidades e das Almas.

Mas também são entidades de luz que tem por missão de nos ajudar, impedindo algum mal ou mostrando algum bem em nossos caminhos.

Cada um de nós tem um Exú Regente responsável por nossa proteção espiritual e por manter abertos nosso caminhos, principalmente nos setores financeiro e amoroso.

Exú é o mensageiro dos orixás e Guardião de nossos caminhos

Sua função primordial é a de mensageiro. É ele quem faz a ponte entre o dois mundos pelos quais circula. É ele quem leva aos orixás os pedidos e oferendas dos homens.

E, apesar de ser subordinado ao poder dos orixás, por essa condição de um ser que vive no limite entre o astral e o material, Exú torna-se uma figura muito poderosa. Tanto que frequentemente desafia as próprias divindades.

Ele é o dono dos caminhos e do destino, é aquele que abre ou fecha os caminhos à felicidade. Nos jogos de búzios, os orixás respondem às perguntas, mais é Exú quem traduz as respostas.

Por isso dizemos, na umbanda e no candomblé, que não se faz nada sem Exú. Assim, antes de qualquer oferenda aos nossos orixás, devemos antes agradar aos nossos Exús.

Servimos a eles champanhe, cachaça, cigarros e charutos, velas, rosas e flores em geral, etc. Mas tudo deve ser de acordo com o nosso Exú ou Pombagira Regentes.

E, como Exú é o mensageiro dos orixás, depositamos nele a fé de que nossas preces serão entendidas e aceitas pelos orixás. Pois ele é quem leva nossas preces para que os orixás nos concedam as graças que estamos pedindo com as oferendas.

Dessa forma, devemos sempre manter em dia os agrados e oferendas os nossos Exús e Pombagiras. Assim mantemos sempre aberto o canal com nossos orixás para que tenham ouvidos abertos para nossos pedidos e agradecimentos, e estejam sempre olhando por nós nas nossas alegrias e aflições.

O que é trabalho de amarração de amor?

O Trabalho Espiritual de Amarração Amorosa consiste em uma série de oferendas para Pombagiras e Exús. Essas entidades mensageiras são as responsáveis pelas ligações amorosas. As oferendas têm o intuito de ligar duas pessoas espiritualmente e envolvê-las com amor. O objetivo é formar um laço entre elas, um vínculo de paixão proporcionado pela influência de Exús e Pombagiras.

Como é feito o trabalho de amarração de amor?

O Trabalho de Amarração Amorosa é  feito com espíritos da Linha Branca da Umbanda em que ninguém é forçado a nada para estar ao lado de quem se ama. O que acontece na realidade é a criação de um laço espiritual de amor, uma abertura para um caminho possível ao lado de alguém.

A Amarração Amorosa não faz mal às pessoas envolvidas, pois é feita com entidades de luz. São espíritos em evolução e não causam transtorno com espíritos obsessores aos envolvidos nos processos.

A Amarração Amorosa é feita com rituais específicos durante sete dias, entre oferendas e ritos. Esses devem ser feitos pela mãe de santo e em local também espiritualmente preparado para este fim. Deste modo, as oferendas ligam as pessoas, através do mundo material, ao espiritual.

O Trabalho de amarração de amor é garantido?

Quando se trata de uma intervenção no plano espiritual não existe uma regra que se aplica a todas as pessoas igualmente. Os trabalhos espirituais dependem tanto dos espíritos agentes, das entidades que se dedicam a nos atender, quanto do nosso próprio espírito e das demais pessoas envolvidas diretamente na magia.

Por este motivo, nossa Mãe de Santo sempre recomenda fazer uma consulta ao Jogo de Búzios antes de fazer qualquer trabalho espiritual. Com o jogo, seu caso é orientado pela espiritualidade do começo ao fim. Isso garante muito mais chances de sucesso no amor.

REALIZE HOJE MESMO O TRABALHO DE AMARRAÇÃO DE AMOR

SAIBA MAIS

Como saber qual seu Exú regente? Isso é importante ao fazer trabalhos e oferendas? – Todos têm seu Exú Regente. Ele é uma entidade de luz de Umbanda, que trabalha tudo ligado ao amor e ao lado profissional, sendo um protetor no plano espiritual e material.

Simpatia dos três desejos de Exú 7 Encruzilhadas para abrir caminhos – Simpatia dos três desejos de Exú 7 Encruzilhadas, entidade da rua, que trabalha para Ogum, para abrir os nossos caminhos.

Confira como cultuar Exús e Pombagiras em sua casa – Pombagiras e Exús são entidades que gostam muito de bebidas. Mais especificamente, cachaça para os Exús e champanhes e sidras para Pombagiras. Mas, na verdade, aceitam qualquer bebida de preferência que não sejam geladas.

Consulte o Jogo de Búzios

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios
Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

O primeiro passo para estar em dia com seus orixás é conhecê-los e, então, tratar corretamente de suas obrigações com eles. Para criar um escudo espiritual que nos proteja contra forças negativas é necessário elevar nosso pensamento a Deus e praticar os rituais corretamente. Marque sua consulta com Jogo de Búzios para descobrir seus orixás e, assim, conduzir melhor sua vida espiritual. Estou aguardando seu e-mail para ajudar no que for preciso!

Siga-nos