Folhas e ervas de Ogum: conheça seu uso ritualístico

Conheça as principais plantas e ervas de Ogum para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.

Folhas e ervas de Ogum
Folhas e ervas de Ogum

Essas ervas invocam a força e as energias de Ogum para o ritual em que estejam sendo utilizadas, fortalecendo seus pedidos a este poderoso Orixá guerreiro.

Senhor dos caminhos, do ferro e das tecnologias, Ogum é um poderoso Orixá para auxiliar em quase todo tipo de causa, mas principalmente a quem necessita de proteção, quebra de demanda e abertura de caminhos.

Conheça, então, as principais ervas e plantas que podem reforçar o poder de suas orações e oferendas a este Orixá durante o ano todo; mas principalmente no mês de Abril, mês especialmente dedicado a este Orixá.

Principais folhas e ervas de Ogum

Açoita cavalo (ou Ivitinga)

Ideal para ser usada nos banhos de descarrego e
sacudimentos, tanto em pessoas quanto em locais. Importante também na produção dos amacis e abôs destinadas a obrigações de filhos de Ogum.

Açucena Rajada (ou Cebola-Cencém)

Usa-se somente o bulbo dessa erva para preparados usados em obrigações. As folhas podem ser usadas em forma de banhos ou defumações para sacudimento de pessoas e locais que precisam ser
descarregados e limpos de más energias. Também pode ser usada para enfeitar os pratos e oferenda a Ogum.

Arnica

Importante erva ritualística para os filhos de algumas qualidades de Ogum, ela é empregada em obrigações de cabeça e no abô de purificação. Por suas propriedades, deve-se evitar usar em banhos devido ao risco de causar irritações na pele

Aroeira

Importante erva aplicada nas obrigações de cabeça de filhos de Ogum, sacudimentos, banhos de descarrego e purificações. Também pode ser usada para enfeitar os pratos e oferenda a Ogum.

Cana de macaco ou caninha de macaco

Erva indispensável na preparação do abô de filhos de Ogum. Seu chá também é usado nos ritos de iniciação ou obrigação de filhos de Ogum. Tanto o chá como o banho podem ser usados para fins de limpeza, sacudimento e proteção de pessoas ou locais.
Também pode ser usada para enfeitar os pratos e oferenda a Ogum.

Cana do brejo

Usada principalmente na composição do abô de filhos de Ogum. Na forma de banho, poder ser usada para fins de limpeza, proteção e quebra de demandas.

Pau Santo

O pó da casca desta planta é usado na preparação de um pó ritualístico com função de afugentar eguns e neutralizar energias negativas. Na forma de chá, a erva atua na limpeza e proteção.

Sangue de Dragão

Importante erva na composição do abô para quaisquer obrigações. Pode também ser usada em banhos de purificação.

Erva Tostão

As folhas da erva-tostão são usadas em forma de banho com fins de descarrego.

Grumixameira

Importante erva na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça. Muito usada também para banhos de purificação.

Pau Roxo

Importante erva cujas folhas são usadas na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça. Indispensável também no abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum.

Helicônia

Uma das ervas mais utilizadas em banhos para fins de descarrego e limpeza. É também muito importante na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça e nos banhos de purificação para os filhos de Ogum.

Jambo amarelo

Importante fruto usado na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça. Muito usada também em banhos para os filhos de Ogum.

Jambo vermelho

Suas folhas costumam ser utilizadas na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça. É também usada em banhos de limpeza dos filhos do Ogum, e também tem uso no ariaxé (banho lustral).

Limão bravo

Além de ser usado nas obrigações de ori e na composição do abô, o limão-bravo é usado também em banhos de limpeza e purificação.

Losna

Além de ser empregada na composição do abô, a losna é também importante erva utilizada em banhos de descarrego e limpeza.

Piripiri

Poderosa erva muito usada nos banhos de descarrego para todos que queiram as forças de Ogum em sua proteção.

Porangaba

Suas folhas costumam ser utilizadas na composição do abô para quaisquer obrigações de cabeça.

Sangue de Dragão

Essa planta tem importantes aplicações. Tanto em banhos de descarrego, quanto na composição de abô para quaisquer obrigações.

Tanchagem ou Trançagem

Esta erva tem poderosa atuação em todas as obrigações de cabeça, na composição do abô e também em banhos de purificação. Muito utilizada também para enfeitar ou adornar os assentamentos dos filhos de Ogum.

Folhas de manga

As folhas de manga são usadas principalmente em banhos. Têm o poder de anular e limpar as carga negativas que estejam atrapalhando os caminhos da pessoa. Se seca, pode ser adicionada à misturas para defumação, com os mesmos objetivos do banho, limpando as pessoas ou ambientes.

Quebra demanda

Muito indicada para proteção de ambientes, suas folhas podem ser usadas em banhos, benzimentos e defumações.
É um poderoso quebrador de demandas ou magias mentais projetadas, como olho gordo e inveja.

Espada de São Jorge

Esta é uma das mais poderosas ervas contra a inveja, atua afastando pessoas mal intencionadas, más energias, negatividade, discórdia. Também cortam a inveja, o mau-olhado, o olho gordo e servem até mesmo para afastar maus espíritos. Plantadas num vaso em casa, ou em banhos , servem para neutralizar as vibrações negativas das pessoas e do ambiente da casa ou comércio e neutralizam feitiços e demandas.

Alevante

Esta erva tem poderosa atuação em todas as obrigações de cabeça, na composição do abô e também em banhos de purificação. Serve também banhos de descarrego, pois reenergiza e levanta o astral da pessoa.

Dracena rajada (ou peregun rajado)

Uma das principais ervas de Ogum para quem deseja realizar banhos de limpeza, sacudimento e quebra de demandas.

Comigo ninguém pode

Ter esta planta em vaso em casa ou em seu comércio, garante que ela absorva as energias negativas, afaste pessoas mal intencionadas e bloqueie demandas enviadas contra uma pessoa ou contra um comércio.

PS: o uso desta planta é meramente decorativo. NUNCA a utilize para banhos ou para chás e mantenha longe de crianças que possam ingerir as folhas

Estrela de Ogum ou Coroa de Ogum

Esta erva tem poderosa atuação em todas as obrigações de cabeça, na composição do abô. Usada também para purificação e proteção de pessoas ou ambientes, sacudimentos. pode ser usada em forma de banho, ou pode ser somente ornamental plantada em um vaso.

Lança de Ogum

Esta erva tem poderosa atuação em todas as obrigações de cabeça, na composição do abô. Usada também para purificação e proteção de pessoas ou ambientes, sacudimentos. pode ser usada em forma de banho, ou pode ser somente ornamental plantada em um vaso

Óleo pardo

Poderosa planta para ser utilizada em banhos de descarrego.

Vassourinha de igreja

Muito usada em trabalhos de sacudimentos em domicílio, ou locais de atividades profissionais.

Observações

1- Diversas das plantas citadas possuem propriedades medicinais que não foram abordadas neste artigo, pois o objetivo era tratar de seu uso ritualístico na Umbanda;

2- Algumas dessas plantas podem ser tóxicas e não são indicadas para uso interno, como em formas de chá, por exemplo. Portanto; evite ingeri-las sem o devido conhecimento de como utilizá-las.

Saiba Mais

Peça a Ogum proteção contra feitiços e para afastar inimigos – Peça a Ogum proteção, especialmente neste ano em que ele é regente, para quebrar as demandas que afetam negativamente seus passos.

Quem é Ogum? – Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos.

Faça sua oferenda particular ao Orixá Ogum

O dia de Ogum, 23 de abril, é um excelente dia para louvar este poderoso Orixá Guerreiro e chamá-lo a lutar conosco nossas batalhas, trazendo-nos proteção contra inimigos e caminhos abertos em todos os sentidos. Para isso, o ideal é fazer uma oferenda especial em seu nome a Ogum.

Oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças do orixá Ogum. Participe de nossas comemorações!


Faça já sua consulta ao Jogo de Búzios!