Folhas e ervas de Omulú: conheça as principais e seu uso na Umbanda

Conheça as principais folhas e ervas de Omulú para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.

As ervas de Omulú têm a função de invocar a força e as energias deste poderoso Orixá das saúde e da doença; para que, assim, atue nos rituais em que estejam sendo utilizadas, fortalecendo seus pedidos a este Orixá.

Omolú-Obaluaê é filho de Nanã, irmão de Oxumarê e sua figura é cercada de mistérios. A ele é atribuído o controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas. O poderoso orixá tem tanto o poder de causar a doença como pode possibilitar a cura do mal que criou.

Para quais situações usar as folhas e ervas de Omulú?

Senhor do portal entre os mundos dos vivos e dos mortos, da terra e de suas riquezas; Omulú é um poderoso Orixá para auxiliar nas mais diversas causas. Mas, principalmente, a quem necessita de melhorias e proteção na saúde; como, por exemplo, em cirurgias, quebra de demandas e feitiços e limpeza espiritual

Conheça, então, as principais ervas e plantas que podem reforçar o poder de suas orações e oferendas a Omulú durante o ano todo; mas principalmente no mês de Agosto, mês especialmente dedicado a este Orixá.

1 – Gervão

Também conhecida como gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil ou verônica, esta planta nativa do Brasil é encontrada em quase todos os estados. Pode ser usada no preparo do abô, além de diversos trabalhos para saúde. Pode, também, ser usada em banhos, emplastros com a folha a misturada a outra ervas e/ou azeite.

2 – Cássia

Também conhecida como Cássia-do-nordeste, Cássia-macranta, Cássia-macrantera, Fedegoso, Fedegoso do Rio, Macrantera, Habú. Pode ser usada fresca na ornamentação das oferendas; ou seca na defumação de pessoas e ambientes.

3 – Agapanto

Essa planta ornamental pode apresentar-se na cor branca, sendo, assim, usada para Oxalá; ou na cor lilás, sendo, então, usada tanto para Omulú quanto para Nanã. Nos rituais de Umbanda é aplicado como ornamento em pejis, e em banhos dos filhos destes orixás.

4 – Agoniada

Erva essencial em quase todas as obrigações e rituais ligados a Omulú na Umbanda; como o bori, as lavagens de contas e a iniciação na religião. Esta erva purifica os filhos-de-santo, deixando-os livres de fluidos negativos.

5 – Alamanda

Esta planta não costuma ser usada em obrigações, mas é largamente empregada em banhos de descarrego. Também é bastante usado o banho de folhas maceradas (não fervidas); ou as folhas cozidas em vapor quente e colocadas sobre as feridas; para tratar doenças da pele como sarna, eczema, furúnculos, psoríase, etc..

6 – Alfavaca-roxa

Empregada na composição do abô e em todas as obrigações de cabeça dos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego, podendo ser misturada a outras ervas ou a leite; ou ainda a azeite de Oliva a depender do caso.

7 – Babosa

Hoje mundialmente famosa como Aloe Vera por suas ricas propriedades; a babosa é uma das mais poderosas ervas de Omulú; para ser usada em defumações de limpeza de ambientes e pessoas que estejam carregados; principalmente se vítimas de demandas e feitiços que visem atingir a saúde.

No entanto, seu uso em defumações exige um certo trabalho; para que se consiga a secagem de suas folhas tão espessas e cheias de sumo. A defumação deve ser sempre feita após um banho de descarrego.

Para a medicina caseira, sua seu gela é de grande eficácia nos abcessos ou tumores; além de muitas outras aplicações. Podem ser usadas também, com grande eficácia para queimaduras leves ou irritações na pele; as folhas frescas, cortadas ao meio, no sentido do cumprimento para emplastro local.

8 – Araticum-de-areia

Também conhecido como articum ou malolô, esse fruto e suas folhas são usados nos rituais de umbanda para banhos descarrego; normalmente misturados com outras ervas. Os filhos de Omulú devem evitar ao máximo comer este fruto; pois é grande a chance de dar quizila na pessoa.

9 – Panaceia

Esta erva é uma das principais de Omulú. É indispensável na composição do abô e nas obrigações de ori e banhos de descarrego ou limpeza. Pode ser usada em defumações de pessoas e ambientes; e pode também ser usada em emplastros sobre partes do corpo adoecidas por reumatismo, artrite ou artrose.

10 – Assa-peixe

Esta erva é bastante usada em banhos de limpeza e no ritual do bori. Na medicina popular ela é aplicada nas afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.

11 – Mamona Branca

Usada principalmente em rituais de sacudimento e limpeza espiritual, sendo usada in natura, passando pelo corpo da pessoa; ou seca em defumações de pessoas ou ambientes.

Saiba mais sobre folhas e ervas na umbanda

Folhas e ervas de Ogum: conheça seu uso ritualístico – Conheça as principais plantas e ervas de Ogum para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.

Vamos aprender sobre 14 ervas sagradas para fazer uma boa defumação; – Neste artigo, reuniremos 14 ervas sagradas para fazer uma boa defumação de acordo com suas necessidades.

Principais plantas e ervas de Pretos Velhos na Umbanda; – As plantas e ervas são importantes instrumentos de trabalho para os Pretos Velhos na Umbanda; grandes conhecedores de seus segredos e aplicações rituais.

Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê ocorre em 16 de agosto, dia de São Roque, trazendo o axé de cura de doenças do “Médico dos Orixás”. Participe!

Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê

Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê (Olubajé) é ritual indispensável nos terreiros de Umbanda, no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do axé.

Confira a data que será realizada a festa em cada ano entrando em contato através do botão de contato abaixo.

Faça já sua consulta ao Jogo de Búzios!