Guias e colares de contas: como e por quê eles são usados na Umbanda?

Quem conhece um umbandista ou candomblecista, ou já frequentou um terreiro, com certeza reparou nas guias e colares de contas usados por praticamente os médiuns da casa. Mas o que esses colares e guias significam? Por que ele são usados?

O uso de colares, pulseiras e adornos vários, feitos com contas, sementes, ossos e, mais tarde, metais é tão antigo, que não conseguimos precisar a data de quando essa prática começou. O que se pode constatar, é que eles sempre tiveram um significado muito amplo entre as culturas.

além de servirem como adorno, enfeite, esses objetos muitas vezes tinham objetivo de proteção contra males. Eram vistos como objetos místicos, amuletos e, por vezes, podiam indicar o grau de hierarquia dentro de um  clã ou de uma tribo.

MATERIAIS DE QUE SÃO FEITAS AS GUIAS E COLARES DE CONTAS

No culta da religião umbandista, as guias são feitas, normalmente, de miçangas de vidro ou louça, sementes, pingentes de aço, coquinho, búzios e pingentes de aço   e são unidas com fio de nylon ou cordonê para transpassar os adereços. Essa escolha será defina pela própria pessoa ou pela orientação do guia ou sacerdote.

PARA QUE SERVEM, AFINAL, AS GUIAS E COLARES DE CONTAS?

As guias são utilizadas nos trabalhos da casa, fazendo parte do fundamento de todo Umbandista. As guias têm a função de absorver os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante os trabalhos. Além disso, é possível identificar, pelas cores, materiais ou formas dos colares, um guia ou Orixá do médium que as usa. Ou, ainda, a hierarquia ou tempo de iniciação do médium na religião.

A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas. Energias estas, das quais ninguém está imune no contato diário com outras pessoas.

São utilizadas nos trabalhos da casa, fazendo parte do fundamento de todo Umbandista, mas também podem ser usadas fora do terreiro como forma de proteção para o médium.

No entanto, para serem usadas e cumprirem sua função de proteção; as guias devem passar por  fundamentos e ritos consagratórios próprios da Umbanda.

QUANDO AS GUIAS E COLARES DE CONTAS PODEM COMEÇAR A SER USADOS NOS TRABALHOS?

Na Umbanda as guias são confeccionadas apenas após o pedido de alguma entidade; ou recomendação do sacerdote, que irá dar a orientação correta sobre suas características e finalidade e contra quais influências ela precisa trabalhar.

Pode acontecer também, de o médium intuir sobre a necessidade de montar uma guia. Então ela pode levar isso a espiritualidade buscando sempre a orientação correta.

RITUAIS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO E USO DAS GUIAS E COLARES DE CONTAS

Para serem usadas e cumprirem sua função de proteção; as guias devem passar por  fundamentos e ritos consagratórios próprios da Umbanda. As guias devem passar por ritos como defumação; banhos de ervas, consagração em um altar da casa, iluminação com velas, etc..

Isso dependerá das orientações do chefe da casa ou das entidades que pediram a confecção da guia e do objetivo e função de uma guia específica. Além disso, de tempos em tempos, as guias devem passar novamente por alguns desses ritos; para serem descarregadas e purificadas das energias negativas acumuladas durante os trabalhos; e, assim, serem novamente imantadas e manterem seus poderes de proteção.

SAIBA MAIS

Atabaques: os instrumentos sagrados das religiões afro-brasileiras – Os atabaques são, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, instrumentos Sagrados, Consagrados e Firmados por Orixás e Guias e têm uma força poderosa.

Pontos riscados – saiba mais sobre estes místicos desenhos da Umbanda – Os Pontos Riscados são desenhos feitos pelas Entidades quando incorporadas em seus médiuns e possuem uma função mágica nos trabalhos realizados pela entidade, podendo ter diversos significados.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.