Hoje, 20 de janeiro, é dia de Oxóssi, o Santo católico São Sebastião!

Hoje, 20 de janeiro, é dia de Oxóssi, Orixá da caça e da fartura, sincretizado com o Santo católico São Sebastião! Okê Arô!!!

OXÓSSI E A LINHA DE CABOCLOS

Oxóssi na umbanda é considerado Patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Oxóssi é o orixá da caça e da fartura.

Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para os mais diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.

Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.

O habitat de Oxóssi é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.

Como Oxóssi é considerado o Patrono da Linha de Caboclos, comemora-se também, neste dia, os caboclos. Os caboclos, na umbanda, são entidades que se apresentam como indígenas e são espíritos com um alto grau espiritual de evolução.

Geralmente se utilizam de charutos, folhas, ervas diversas para provocar a descarga espiritual de seu médium e também do seu consulente. Alguns assoviam, outros bradam no ato da incorporação. Costumam ser bastante sérios nos seus conselhos. São considerados, portanto, grandes trabalhadores dos terreiros e eficientes feiticeiros do bem.

SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado quando criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. E, diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

São Sebastião é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.

Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

 

PARTICIPE DA OFERENDA COLETIVA A OXÓSSI E AOS CABOCLOS

Em 2018, no dia 22 de janeiro realizaremos uma oferenda coletiva a Oxóssi e aos Caboclos. Quem desejar participar deve enviar em um único e-mail o nome completo e data de nascimento. Descreva em poucas palavras a graça que deseja alcançar. E especifique que seus pedidos são para as oferendas a Oxóssi e aos Caboclos. Em seguida faremos, a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena fará a estas amadas entidades.

As oferendas serão entregues a partir das 21h do dia 22 de janeiro.  Os seus pedidos devem ser enviados até às 18h do dia 22 de janeiro, através do formulário clicando no botão de contato abaixo. No campo assunto, escolha a opção “participação em oferenda”.

REALIZE UMA OFERENDA PARTICULAR A OXÓSSI E AOS CABOCLOS

Você deve entrar em contato por meio do formulário abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com oferendas próprias que não são gratuitas.

As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.

Oferendas gratuitas ou particulares serão entregues no dia 22 de janeiro, às 21h.

SAIBA MAIS

Oxóssi Orixá e o defumador do signo do Zodíaco na Umbanda – Com Oxóssi Orixá e o defumador do Signo do Zodíaco correspondente podemos escolher os melhores incensos e defumadores…

Aprenda uma forte oração de Oxóssi para limpeza e proteção de nossa casa! – Nesta forte oração a Oxóssi, pedimos limpeza e proteção de nossa casa. E que o grande caçador do plano espiritual afaste a fome e as ofensas que atravessarem nossos caminhos.

Confira um Itan (lenda) de Oxóssi que conta como Ogum lhe ensinou a arte da caça – Confira um lindo Itan (lenda) de Oxóssi no qual se explica que foi o Orixá Ogum, irmão de Oxóssi, que lhe ensinou a arte da caça.

NÃO SABE QUAL É O SEU ORIXÁ?

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes, pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.