Hoje é dia de Oxumarê a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
É o segundo filho de Nanã, irmão de gêmeo de Ewá, irmão de Omolú/Obaluaiê, seu irmão mais velho, e de Ossain, seu irmão mais novo. Todos vinculados ao mistério da morte e do renascimento.
Pode ser representado pela serpente que morde a própria cauda. Por isso seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que tem o nome de Brajá, usam também o Lagdigbá como Nanã e Omulú.
Oxumarê é o orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Se um dia Oxumarê perder suas forças o mundo acabará, porque o universo é dinâmico e a Terra também se encontra em constante movimento. É preciso que a Terra não deixe de se movimentar, que após o dia venha a noite. Que as estações do não se alterem, que o vapor das águas suba aos céus e caia novamente sobre a Terra em forma de chuva. Oxumarê não pode ser esquecido, pois o fim dos ciclos é o fim do mundo.
Oxumarê mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Teria sido um dos companheiros de Odudua por ocasião de sua chegada a Ifé.
Dizem que Oxumarê seria homem e mulher, mas, na verdade, este é mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a vida se perpetua. Oxumarê é um Orixá masculino.
Oxumarê é um deus ambíguo, duplo, que pertence à água e à terra. Ele exprime a união de opostos, que se atraem e proporcionam a manutenção do universo e da vida. Oxumarê mostra a necessidade do movimento da transformação.
SAIBA MAIS SOBRE OXUMARÊ
Aprenda um pouco sobre as características dos filhos do Orixá Oxumarê! – Os filhos do Orixá Oxumarê, o Orixá do arco-íris, dos tesouros e da renovação, costumam ser pessoas graciosas de fala macia, consideradas ambiciosas, que fazem o possível para vencerem na vida.
Aprenda uma oração do Senhor da Renovação – O dia de Oxumarê, 24 de agosto, vem chegando. Aprenda uma poderosa oração do Senhor da renovação e do arco-íris, para invocar suas energias e sua proteção.
Vamos louvar Oxumarê, Orixa das riquezas e da renovação, com este belo ponto cantado – Vamos pedir a Oxumarê, o Orixa das riquezas e da renovação, com este belo ponto cantado, fartura, novos caminhos e que nossa vida se encha da alegria das cores do seu arco-íris. Arroboboi, Meu Pai Oxumarê!!!