O Orixá Irôko/Tempo é Rei dos cultos da nação Angola

O Orixá Irôko/Tempo é Rei dos cultos da nação Angola. Também chamado Kitembu, Kitempo ou Tempo, Irôko é um Orixá raro e com poucos filhos.

Um dos principais símbolos de Irôko é a Gameleira Branca, árvore consagrada a este Orixá; e normalmente plantada em frente ou dentro dos terreiros e adornada com um laço branco em torno da árvore, principalmente os de nação Angola.

Por quê Irôko/Tempo tem poucos filhos?

Irôko é um Orixá muito ligado às florestas, assim como seu culto. Este fato fez com que seu culto fosse ficando cada vez mais raro e diminuísse, contribuindo, assim, para a diminuição do número de seus filhos de santo.

A genealogia de Irôko/Tempo segundo os Itans e lendas dos Orixás

Segundo a mitologia, Irôko é irmão de Omulú/Obaluaê, Katendê e Oxumarê, todos filhos rejeitados de Nanã Burukê. Segundo as lendas da nação Angola, ele tem um intensa ligação com as energias de Omulú, de modo que que os filhos de Irôko e de Omulú apresentam muitas semelhanças de comportamento se parecem.

Quais as características de Irôko/Tempo?

Irôko, sendo uma representação do tempo em si, de todas as mudanças provocadas pelo decorrer do tempo, representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc.. Representa, também, a natureza, a morada dos Orixás.

Desrespeitar Kitembo (a grande e suntuosa árvore) é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia, os seus avós, o seu sangue, por isso, mesmo as nações e casa de axé que não cultuam Irôko, não o desrespeitam nunca, e sempre invocam suas boas energias de mudança durantes as tempestades e ventanias, regidas por Irôko.

Símbolos relacionados a Irôko/Tempo e sua origem?

É representado por vários símbolos, sendo o mais destacado a bandeira branca presente em todas as casas de axé que seguem os ritos da nação Angola. Esta bandeira está ligada à época que os povos bantu (da Angola e do Congo) eram nômades.

Quando decidiam mudar, invocavam Irôko e esperavam o vento balançar a bandeira branca, indicando, assim, a direção da nova jornada.

Essa bandeira parece estar, também, ligada aos ritos de caça dos povos bantu. Segunda algumas histórias e relatos, quando iam à caça, cada grupo tomava uma direção e se dispersava na floresta ou na savana.

Para se reencontrarem e não ficarem perdidos, o caçador líder de cada grupo, levantava a bandeira em um bambu bem alto, assim todos se reuniam e voltavam juntos para a tribo com fartura e muita alegria, que consideravam ser graça e bênção de Irôko/Tempo.

Regências de Irôko/Tempo na natureza

O orixá Irôko está ligado ao ar, ao direcionamento da direção dos ventos, às estações do ano, às épocas do plantio e das colheitas, à reprodução animal. Atua, assim, junto das energias do sol e da lua, influenciando diretamente os dias e os cilos naturais na Terra. Também está ligado ao tempo cronológico, aos carmas e à ancestralidade de cada pessoa e de cada povo.

Irôko está, também, está associado à escala do desenvolvimento e do crescimento; por isso, sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao próprio Tempo e à evolução material e espiritual.

Tem estreita ligação com Omulú/Obaluaê, pois seus ventos podem levar tanto as moléstias quanto as curas da doenças. Por isso, leva, em suas vestes, um pouco das palhas das vestes de Omulú, a palha da costa.


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Saiba mais

Para saber mas sobre o orixá Tempo, chamado também Irôko, acesse nossa página dedicada a este orixá.

Sincretismo São Francisco de Assis e Irôko – No dia 04 de outubro, comemoramos o protetor dos animais São Francisco de Assis e Irôko, o Tempo, ligados no sincretismo religioso na Umbanda e Catolicismo.

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