Itan de Ogum Xoroquê – Saiba mais sobre esta qualidade de Ogum

Confira um interessante lenda ou Itan de Ogum Xoroquê e, assim, saiba mais sobre as características desta qualidade de Ogum.

Ogum Xoroquê é um Orixá Ogum, ou seja, tem como natureza o Trono Ordenador da Lei. No entanto, ele atua também na vibração e no mistério do Orixá Exú.

Itan de Ogum Xoroquê

Certa vez, ao voltar de uma caçada com muita sede, Ogum não encontrou vinho de palma e zangou-se de tal maneira, que subiu no alto de uma montanha e e se cortar cruelmente, gritando e cobrindo-se de sangue e fogo.

Vestindo-se apenas somente com o mariwo, esse Ogum furioso, chamado agora de Xoroquê, foi para longe em direção aos outros reinos. Sempre furioso, foi para as terras dos Ibos, para o Daomé e até para o lado dos Ashantis. Guerreando, lutando, invadindo e conquistando.

Com esse comportamento tão raivoso, muitos chegaram a pensar tratar-se do Orixá Exú, que teria ficado zangado por não ter recebido suas oferendas. Outros pensaram que ele tivesse se transformado num Exú. Por isso, desde então, muitos passaram a tratá-lo como sendo metade Exú e metade Ogum.

Antes que ele chegasse a Ire, um Oluwo que vivia lá recomendou aos habitantes que oferecessem a Xoroquê um Aja, inhame e muito vinho de palma. Foi recomendado também que, com o corpo prostrado ao chão, em sinal de respeito, recitassem o seus orikis. Além disso, os tocadores deveriam tocar em seu louvor.

Assim, todos fizeram o que lhes havia sido recomendado. Entretanto, o Rei resolveu não seguir tais conselhos, de modo que, assim que chegou ao reino Xoroquê matou o Rei.

Mas, antes que ele matasse toda a população, os habitantes fizeram o recomendado e acalmaram Xoroquê. Passada sua fúria, ele proclamou -se Rei de Ire.

Desde então, toda vez que Xoroquê se zanga, ele sai para o mundo com o intuito de guerrear e descontar sua ira. Quando retorna a Ire, ele volta a sua característica de Ogum guerreiro e vitorioso Rei de Ire.

Saiba mais

Forte limpeza com espadas de Ogum e Iansã para sua casa ou comércio – Aprenda a fazer uma simples mas muito forte limpeza com espadas de Ogum e Iansã para afastar negatividades de sua casa ou de seu comércio.

Peça a Ogum proteção contra feitiços e para afastar inimigos – Peça a Ogum proteção, especialmente neste ano em que ele é regente, para, assim, quebrar as demandas que afetam negativamente seus passos.

O culto ao Orixá Exú, o nosso guardião – O culto ao Orixá Exú, o nosso guardião, se dá às segundas-feiras, quando recebemos sua benção, pois Exú faz a guarda e traz fertilidade e, além disso, traz fartura, prosperidade e boa sorte nos negócios.

Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio – Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio. Exú é o Orixá que vem na frente de todos os outros. Ou seja, para se chegar a qualquer um deles, há primeiro que se pedir permissão a Exú.

Faça uma consulta ao Jogo de Búzios

Consultar os orixás através do jogo de búzios
Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Você quer consultar sobre diversos assuntos? Descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos? Desvendar tudo ou sobre seu futuro, ou sobre seu momento atual? Então faça, hoje mesmo, uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Siga-nos