Itan do Orixá Exú explica porque ele come antes dos outros Orixás

Confira um lindo Itan do Orixá Exú explica porque ele sempre come, ou seja, recebe sua oferenda, antes dos outros Orixás serem oferendados.

Itan do Orixá Exú explica porque ele come antes dos outros Orixás

Em certa circunstância, Olofin estava muito doente. Por isso, muitos foram vê-lo, mas não se encontrou em lugar nenhum quem o curasse. Por esse tempo, Exú comia aquilo que encontrava, convivendo, assim, com muita pobreza.

Sabendo da doença, ele, então, seguiu até Olofin. Vestiu um gorro branco igual aos que usavam os Babalaôs e, assim, foi visitar o velho rei. Levou consigo suas ervas e, com o seu poder, curou Olofin. Orumilá ficou muito agradecido e perguntou então ao Orixá Exú qual deveria ser a recompensa.

Exú, que conhecia a pobreza, que conhecia a fome, que provara do desprezo de todos, pediu-lhe, então, que lhe desse primazia nas oferendas, que lhe desse sempre um pouco de tudo que fosse dado a qualquer um e que o pusesse às estradas das casas de modo a ser sempre o primeiro a ser saudado pelos que chegassem à casa, para que fosse saudado pelos que saíssem a rua.

Orumilá estava muito grato a Exú e, assim, deu tudo o que Exú pediu.

Ensinamento: Este itan nos remete a 2 importantes rituais, dois lados do culto aos Orixás. Ele revela o porquê da abertura dos padês nas iniciações dos Xirês e dos rituais internos. Ou seja, ele nos orienta que, ao começarmos uma oferenda, uma mesa de comidas secas ou até mesmo uma obrigação simples a qualquer dos Orixás, é preciso antes dar também um padê para Exú para que se mantenha o itan vivo.

Ele revela ainda que, nas comunhões que se fazem nas iniciações, se deve retirar um pouco de cada comida e, então, oferecer para que a cabeça que está tomando esse Bori coma primeiro. Essa parte é um respeito à Exú, é um enaltecimento, é pedindo para que Exú, antes dos demais Orixás, cubra também essa cabeça com respeito, proporcionando a essa pessoa, a esse filho, aquilo que ele pede relacionado ao ritual em andamento.

Laroye!

Fonte: Ifá no Brasil, Babalawo Marcio Alexandre Ogbeate (adaptado)

Saiba mais

O culto ao Orixá Exú, o nosso guardião – O culto ao Orixá Exú, o nosso guardião, se dá às segundas-feiras, quando recebemos sua benção, pois Exú faz a guarda e traz fertilidade e, além disso, traz fartura, prosperidade e boa sorte nos negócios.

Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio – Entenda mais sobre o sincretismo entre o Orixá Exú e Santo Antônio. Exú é o Orixá que vem na frente de todos os outros. Ou seja, para se chegar a qualquer um deles, há primeiro que se pedir permissão a Exú.

Confira um banho especial de ervas e rosas para o dia de Santo Antônio – Aprenda a preparar um banho especial de ervas e rosas para, assim, manter a relação amorosa em harmonia e, além disso, equilibrar seu setor amoroso com a ajuda de Santo Antônio.

Quem é o Orixá Exú – Exú é o Orixá que liga os humanos ao mundo dos orixás, sem Exú nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, ou seja, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos.

Saiba quais são as características dos filhos do Orixá Exú – Os Filhos do Orixá Exú são dados a paixões e conquistas. Além disso, são enérgicos, alegres, brincalhões, atraentes, carismáticos e sabem, ainda, retribuir o favor ou a dor.

Faça uma consulta ao Jogo de Búzios

Consultar os orixás através do jogo de búzios
Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Você quer consultar sobre diversos assuntos? Descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos? Desvendar tudo ou sobre seu futuro, ou sobre seu momento atual? Então faça, hoje mesmo, uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Siga-nos