Itan (lenda) de Iansã que conta como uma traição a fez recusar o carneiro em seu culto

Vamos conhecer um interessante Itan (lenda) de Iansã que conta como esta orixá foi traída, superou a traição de seus inimigos, e por fim afastou o carneiro de todo e qualquer tipo de ritual ligado a Ela.

Iansã é traída pelo Carneiro

Um dia Oxum e outro alguém queriam fazer mal a Iansã, Colocaram o feitiço num bracelete de Oxum e o puseram dentro de uma caixa para que fosse entregue a Iansã. Agbô, então, foi chamado para levá-lo a Iansã, Agbô era o dono dos carneiros, dono dos agbôs. Tudo o que ocorria no palácio era espalhado por meio da língua de Agbô, o Carneiro, mas Iansã, com sua arguta intuição, pressentiu o que lhe vinha por meio de Agbô. Ela, então, foi ao encontro do Carneiro e na forma de um vento abriu a caixa e trocou o bracelete por um pequeno pássaro. Agbô foi um instrumento contra Iansã, mas Iansã sentiu-se traída por ele. Desde então Iansã odeia carneiros e não aceita nem se quer comê-los.

Lenda tirada do livro “Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001″

SAIBA MAIS

Oração a Iansã em vídeo para proteção do dia – Um lindo vídeo do site “Raízes Espirituais” com a Oração a Iansã proteger e abençoar seu dia. Epahei Iansã! Reze conosco e compartilhe o axé!

Arquétipo de Iansã – Características dos filhos de Iansã, trecho do vídeo de Lázaro Faria, Orixás da Bahia.

Para saber mais sobre a orixá Yansã visite nossa página dedicada a esta orixá.

“Orixás da Umbanda”- E-book do site “Raízes Espirituais” – “Orixás da Umbanda” é o novo e-book lançado pelo site “Raízes Espirituais” que foi escrito por Mãe Makena e compartilha dicas sobre o culto dos orixás onde inclui também Oração a Iansã.

JÁ SABE QUAIS SÃO SEUS ORIXÁS?

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Você ainda não sabe quais são os Orixás que regem seus caminhos?Faça uma consulta em nosso site e descubra quais os orixás e entidades que ajudam em sua proteção.