Itan (lenda) de Iemanjá revela porque Ela é chamada de Dona de todas as cabeças

Confira um lindo Itan (lenda) de Iemanjá que nos revela o porquê de esta Orixá ser conhecida como a Dona de todas as cabeças.

Iemanjá ganha o poder de cuidar de todas as cabeças – Olodumarê fez o mundo e repartiu entre os orixás vários poderes, dando a cada um reino para cuidar. A Exú deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas. A Ogum o poder de forjar os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos. A Oxóssi o poder sobre a caça e a fartura.

A Obaluaê o poder de controlar as doenças de pele. Oxumarê seria o arco-íris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. Xangô recebeu o poder da justiça e sobre os trovões. Oyá reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios.

Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio.

Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos. Além disso do seu reino sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o mundo.

Todo o processo de criação terminou com o poder de Oxaguiã que inventou a cultura material. Para Iemanjá, Olodumarê destinou os cuidados da casa de Oxalá, assim como a criação dos filhos e de todos os afazeres domésticos.

Iemanjá trabalhava e reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava.

Durante muito tempo Iemanjá reclamou dessa condição e tanto falou, nos ouvidos de Oxalá, que este enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou os reclamos de Iemanjá.

Oxalá ficou enfermo, Iemanjá deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxalá. Oxalá agradecido foi a Olodumarê pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as cabeças. Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori (ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça.

SAIBA MAIS

Oração a Iemanjá para as mães pedirem proteção, harmonia e prosperidade em seus Lares – Nesse dia das mães, trazemos uma Oração a Iemanjá para que as mães peçam à mãe dos mares proteção, harmonia e prosperidade em seus Lares. Odoyá!

Curiosidades sobre Iemanjá – Curiosidades sobre Iemanjá – Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana). O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”; que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Confira uma linda oração a Iemanjá, Orixá Mãe, rainha dos mares!!! – Neste sábado, confira uma linda oração a Iemanjá, Orixá Mãe, rainha dos mares; e peça a essa bondosa mãe proteção para você e sua família. Odoyá, Minha mãe!!!

DESCUBRA QUAL É O SEU ORIXÁ

Consulta aos orixás no Jogo de búzios da consultora Makena
Consulta aos orixás no Jogo de búzios da consultora Makena

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.