Itan (lenda) de Obaluaê/Omulú sobre porque ele foi criado por Iemanjá!

Confira um interessante Itan (lenda) de Obaluaê/Omulú que nos revela porque ele foi abandonado por sua mãe, Nanã, e criado por Iemanjá.

Itan (lenda) de Obaluaê/Omulú sobre porque ele foi criado por Iemanjá!

Conforme a mitologia Iorubá, Obaluaê é filho de Nanã (orixá da lama primordial, da qual foram feitas as cabeças – Ori – humanas) e Oxalá. Obaluaê nasceu cheio de feridas e de chagas pelo corpo, já que Nanã usou um feitiço para seduzir e engravidar de Oxalá.
Ao ver o filho feio e malformado, coberto de varíola, Nanã o abandonou à beira do mar; para que a maré cheia o levasse. Caranguejos encontraram o bebê e atacaram-no com as pinças, tirando pedaços da sua carne.
Quando Obaluaê estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou.
Iemanjá o encontrou muito ferido, quase morto, e, tendo ficado com muita pena, cuidou dele até que ficasse curado.
Ela comodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura, até que o bebê se recuperou. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.
No entanto, Obaluaiê ficou marcado por cicatrizes em todo o corpo; e eram tão feias que o obrigavam a cobrir-se inteiramente com palhas. Não se via de Obaluaê senão suas pernas e braços, onde não fora tão atingido. No entanto, foi assim que aprendeu com Iemanjá e Oxalá como curar estas graves doenças.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes, ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.