Confira um Itan (lenda) que conta como Oxóssi se tornou Rei de Keto

Confira hoje um lindíssimo itan (lenda), que revela como, a partir do surgimento do amor entre Oxóssi e Oxum, Oxóssi acabou se tornando o Rei de Keto.

Oxóssi estava indo para uma caçada buscar comida para sua gente quando avistou Oxum nas águas doces. Ele encantou-se imediatamente com sua beleza, com seu deslumbramento nas águas cintilantes. Oxóssi entrou no rio para alcançar a Orixá e lá ficou de amores com Oxum, esquecendo-se da fome de sua tribo.

Seus companheiros sentiram-se traídos e começaram a atirar flechas em Oxóssi.

Oxum, que já estava enamorada de Oxóssi, começou a entoar uma cantiga de encantamento para defendê-lo das mortíferas flechadas:

“A ti re Okê. Ate re nu balé ba re iô”.

Dos perseguidores tiveram que fugir e Oxum guiou Oxóssi na fuga.

Encontraram refúgio na cidade de Keto, onde Oxum deu a Oxóssi o posto de Rei, o Alaketo. Assim, Oxóssi, o caçador, tornou-se, também, rei de Keto.

Fonte: Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, Companhia das Letras

SAIBA MAIS

Itan de Exú: saiba como Exú se tornou o dono da encruzilhada – Confira hoje um lindo Itan do Orixá Exú, que conta a história de como o Orixá Exú tornou-se o dono da encruzilhada e ganhou o direito de ser o primeiro a ser homenageado e oferendado nas casas de axé, ao se aproximar de Oxalá e tornar-se seu ajudante.

Itan – lenda – de Ibejis sobre como eles foram transformados em imagens de barro – Neste mês em que comemoramos o dia dos Ibejis, Erês e São Cosme e Damião na Umbanda, confira um lindo Itan – lenda – de Ibejis que conta como e por que eles foram transformados em estátuas de barro.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.