Jorge, o homem santificado (com oração a São Jorge)

Conhecido pelos católicos,espíritas e umbandistas, São Jorge ficou ainda mais famoso com a novela “Salve Jorge“, da Rede Globo, saiba sobre sua lenda.

Sincretizado com o orixá Ogum, São Jorge é homenageado em 23 de abril. Sua história conta que por volta do Séc. III da era cristã viveu o jovem soldado chamado Jorge, que foi perseguido e executado pelo Imperador Diocleciano, famoso pela perseguição aos cristãos em Roma. Filho de pais cristãos, Jorge foi temente a Deus desde criança e tinha em seu coração Jesus como seu salvador pessoal.

Nascido na antiga Capadócia, região que hoje pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano e chegou a receber o título de Conde e a residir na corte imperial de Roma, exercendo altos cargos.

O imperador Diocleciano queria eliminar todos os cristãos da Terra, mas no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião revelando sua devoção ao Cristo.

Dia de São Jorge - Dia de Ogum
Não! Não desistirei jamais! Sou servo de um Deus vivo! Somente Nele confio, e somente a Ele temerei e adorarei!

Em suas palavras:

A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade.

O imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o, mas foi em vão, Jorge se manteve firme em sua fé e Deus o honrou, tocando o coração de muitas pessoas que passaram a crer e confiar em Jesus inspirados pela pregação do jovem soldado romano.

Finalmente, Diocleciano, desistiu de molestar Jorge pela fé e mandou degolar o jovem no dia 23 de Abril do ano 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo oriente e, com as Cruzadas, chegou ao ocidente. São Jorge era soldado, mas sua imagem nos faz crer que é um verdadeiro guerreiro da fé, pois venceu as terríveis batalhas espirituais e provações de sua crença. Por isso sua imagem mais conhecida é a dele montado em um cavalo branco, vencendo o lendário dragão.

É em São Jorge que devemos nos inspirar para derrotar os monstros mitológicos, as más influências espirituais, em nossas próprias mentes e corações, dizendo as palavras do Santo Guerreiro ao imperador que o torturava e perguntava se desistiria da fé Cristã:

Não! Não desistirei jamais! Sou servo de um Deus vivo! Somente Nele confio, e somente a Ele temerei e adorarei!

Os mitos de São Jorge e Ogum reúnem lendas de vários povos antigos e fazem o casamento entre conhecimento e ignorância, até a ciência está em jogo!

Estudos científicos dizem que algumas espécies de lagartos gigantes, descendentes dos dinossauros, poderiam realmente flutuar graças a bolsas de gás em seus corpos e soltar estes gases inflamáveis em forma de fogo como ataque. Porém, antes dos estudos modernos, as lendas já contavam sobre dragões ferozes e bravos guerreiros.

A lenda de São Jorge representa a fé Cristã vencendo a ignorância dos rituais pagãos, simbolizada pelo medo do dragão. No continente africano, o santo-guerreiro é o orixá Ogum, que fabrica suas próprias armas, armaduras e ferramentas dominando o fogo e o ferro, assim como o santo católico é mestre na arte da espada e domina o dragão (fogo) reduzindo-o a um cordeirinho.

Oração a São Jorge

Oferendas para Fechamento do Corpo em 23 de abril

Na impossibilidade do comparecimento aos rituais  para muitos adeptos da umbanda nas comemorações dentro dos terreiros nos dias atuais; oferecemos a comodidade de entregar para você suas oferendas a Ogum segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças desse orixá tão querido por todos nós. Estou esperando por você!

OGUNHÊ MEU PAI!