Maria Conga – Amado espírito da falange dos Pretos Velhos

Vovó Maria Conga ou simplesmente Vovó Conga é uma espírito da falange dos Pretos e Pretas Velhas da Umbanda, muito evoluídos e prestativos.

Vovó Maria Conga

A Preta Velha Maria Conga é uma figura de grande importância na Umbanda. Ela é um espírito ancestral que trabalha no plano superior para ajudar e orientar os praticantes que buscam auxílio. Ela é reverenciada na Umbanda como uma figura sagrada e símbolo de resistência.

Maria Conga, ou Maria da Conceição, nasceu no Congo por volta de 1792 e foi escravizada ainda criança. Levada ao Brasil, ela passou por diferentes senhores de engenho e conquistou sua alforria aos 35 anos.

Maria fundou o Quilombo Maria Conga em Magé, Rio de Janeiro, onde acolheu e protegeu negros e negras fugitivos da escravidão.

Historiadores acreditam que ela nunca foi capturada e morreu de velhice no quilombo que fundou. Vovó Maria Conga é reverenciada na Umbanda como uma figura sagrada e símbolo de resistência.

Vovó Maria Conga é conhecida por sua sabedoria, compaixão e experiência adquirida durante sua vida terrena como uma escrava africana. Ela é uma figura materna e serena, representando amor, proteção e cura para aqueles que buscam seus conselhos.

Durante as giras, cerimônias onde os espíritos incorporam em médiuns para transmitir mensagens e auxiliar os participantes, Vovó Maria Conga se apresenta com características de uma mulher idosa, vestida com roupas simples.

Vovó Conga fala de forma pausada e sábia, transmitindo ensinamentos e conselhos valiosos, sempre com muito amor e carinho. Ela é reverenciada e respeitada por todos na Umbanda, tanto pelos médiuns quanto pelos consulentes.

Sua figura é emblemática da resistência e força do povo africano e afro-brasileiro, e sua presença nos terreiros de Umbanda simboliza a importância de honrar e reverenciar a ancestralidade, a história e a cultura africana.

Vovó Maria Conga é uma entidade de luz, que atua como um guia espiritual e fonte de sabedoria na religião de Umbanda. Através de sua experiência e compaixão, ela auxilia os fiéis a enfrentarem as dificuldades da vida e encontrarem o equilíbrio espiritual.

Oração à Vovó Maria Conga

Oração a Vovó Maria Conga

“Vovó Maria Conga, doce e sábia guia espiritual, pedimos sua proteção e luz em nossos caminhos, que seus braços amorosos nos acolham e nos protejam dos perigos e adversidades.


Agradecemos por todas as graças concedidas, pelo amparo e sabedoria que nos orientam em nossa jornada encarnatoria. Que possamos sempre aprender com sua humildade e bondade, e seguir o exemplo de amor e compaixão e resistência às adversidades que você nos ensina.


Vovó Maria Conga, agradecemos por nos ajudar a sermos pessoas resilientes e por nos ensinar a enfrentar os desafios da vida com coragem. Que possamos continuar na luta pelos nossos ideais e sonhos, e que sua força e amor nos inspirem a seguir em frente mesmo diante das adversidades.


Axé, Vovó Maria Conga! Saravá, amada guia espiritual Adorei às Almas!”

Saiba mais

Os Pretos Velhos são entidades de luz da Umbanda que tem uma evolução espiritual muito alta e com seu cachimbo, dá passes tratando males do corpo e da alma.

Amarração Amorosa Poderosa vai unir você a sua paixão, criando um laço espiritual afetivo para ligar aqueles que estão enfrentando problemas no amor.

Consulta ao Jogo de Búzios.

Afastar rivais é fundamental para abrir caminhos no amor, na vida profissional pessoal.

Todos nós temos entidades guias protetoras da Umbanda encarregadas de zelar por nossa evolução nessa jornada terrena. Saiba mais no artigo.

Siga-nos