Omolú/Obaluaiê e São Lázaro

Omolú/Obaluaiê, sincretizado no catolicismo com São Lázaro, é o orixá da medicina, que como Lázaro conhece a passagem entre os planos físico e espiritual.

Omolú, Obauaiê e São Lázaro
Omolú/Obaluaiê, orixá sincretizado no catolicismo também com São Lázaro de Betânia

Omolú e Obaluaiê

Omolú, o orixá velho que é também Obaluaiê, o orixá jovem, senhor da evolução dos seres. São responsáveis pela estabilização da ordem, sem a qual nada se sustenta, pois nada evolui e a vida pára.

Pai Obaluaê é uma divindade de dupla representação, ele tanto sustenta cada coisa no seu lugar como conduz cada uma a ele.

Omolú é o senhor e guardião das passagens de um plano para o outro, em ambos os sentidos; da carne para o espírito e do espírito para a carne.

Omolú e Obaluaiê são também orixás da cura, assim como São Lázaro no catolicismo. São eles os protetores que auxiliam e estendem suas graças para o bem estar, para melhores condições da qualidade de vida para os enfermos.

São Lázaro de Betânia

São Lázaro de Betânia é um personagem bíblico que, segundo João, foi ressuscitado por Jesus e é às vezes confundido com seu homônimo Lázaro (mendigo e leproso), personagem da parábola de Lucas.

Por ter sido ressuscitado, Lázaro conheceu a passagem existente entre os mundos físico e espiritual, assim como Omolú/Obaluaiê que é o guardião do portal.

Omolú, Obauaiê e São Lázaro

Obaluaiê é considerado como um deus na umbanda e é representado com o corpo coberto de palhas por causa de sua aparência deformada por chagas.

São Lázaro não é considerado um deus no catolicismo, mas é conhecido como o amigo de Jesus, que foi ressuscitado de seu túmulo em um dos milagres mais impressionantes narrados na bíblia.

Saiba mais sobre São Lázaro de Betânia sincretizado com Omulú-Obaluaiê

Sorteio no “Dia de Omulú-Obaluaiê” – Dia 17 de dezembro faremos o sorteio no site “Raízes Espirituais” de duas estátuas: uma Omulú-Obaluaiê e outra estátua de São Lázaro. Participe gratuitamente!

São Lázaro de Betânia sincretizado com Omulú-Obaluaiê – São Lázaro de Betânia é um dos santos católicos sincretizado com Omulú-Obaluaiê, homenageado em 17 de dezembro pelo site“Raízes Espirituais”.

Oração a São Lázaro de Betânia – Dia 17 de dezembro é dia de fazer uma oração a São Lázaro de Betânia, aquele que foi trazido do mundo dos mortos pela graça de Jesus Cristo.

Saravá Omulú – médico entre os orixás – Saravá Omulú, atotô! Saudações na primeira segunda-feira do ano, Meu Pai. Peço mais um ano de saúde e força no combate as enfermidades visíveis e invisíveis.

Características da personalidade dos filhos de Omulú/Obaluaiê – Os filhos de Omulú-Obaluaiêcostumam sofrer com doenças crônicas, muitas vezes doenças graves e difíceis de tratar e, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto.